sábado, 19 de maio de 2012

tese de Guerdjef

Tese de Guerdjef
Dizia ele:
"Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós em cada momento e daquilo que, realmente vale como principal".
Assim sendo, ele traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.
Dizem os "experts" em comportamento que, quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza aprendeu a viver com qualidade interior. Ei-las:

1) Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.Repita essas pausas na vida diária e pense em você, analisando suas atitudes.
2) Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou. Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
3) Planeje seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso,consciente de que nem tudo depende de você.
4) Concentre-se em apenas uma tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se exaure.
5) Esqueça, de uma vez por todas, que você é imprescindível. No trabalho, casa,no grupo habitual. Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua atuação, a não ser você mesmo.
6) Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não é você a fonte dos desejos,o eterno mestre de cerimônias.
7) Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas..
8) Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9) Tente descobrir o prazer de fatos cotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10) Evite se envolver na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espere um pouco e depois retome o diálogo, a ação.
11) Família não é você. Está junto de você. Compõe o seu mundo,mas não é a sua própria identidade.
12) Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso, a trave do movimento e da busca.
13) É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilômetros. Não adianta estar mais longe.
14) Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda. Nunca perca o sentido da importância sutil de uma saída discreta.
15) Não queira saber se falaram mal de você e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16) Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é ótimo ... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17) A rigidez é boa na pedra, não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18) Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19) Não abandone suas 3 grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé!
20) E entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente:
Você é o que se fizer ser !!

Saúde em Movimento - Abusos na busca pela beleza colocam a saúde em risco

Saúde em Movimento - Abusos na busca pela beleza colocam a saúde em risco

REFLEXÃO A VC MULHER!!!!!!!!!!!!!

"Se você é daquelas mulheres “boazinhas” que estão sempre se entregando porque têm medo de ser rejeitadas, reavalie seu comportamento. Pense na possibilidade de que a causa pode estar na sua historia de vida. Não crie expectativas com homens que não merecem sua confiança. Diga sim quando acredita que pode construir uma relação equilibrada, enriquecedora e dividir tanto os melhores momentos como suas inseguranças e fraquezas; sem esquecer de que no amor não existem garantias. Nunca se contente com menos do que merece. Lembre-se: quem usa a inteligência amorosa tem habilidade para expressar os seus desejos e coragem de ser quem verdadeiramente é."

OU SOU TUDO OU SOU NADA!!!

VALORIZE-SE

Meditação: Fortalecer a Auto-Estima



Quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo.
(Paulo Coelho)

Não se esconda!!! vc é especial!!!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Violência contra mulher - Promotoras legais populares

A coragem,o Medo e a Terapia Floral

O medo é uma epidemia na Terra. Desde que nascemos aprendemos a cultivá-lo como um íntimo amigo que nos protegeria dos inimigos.
Medo dos vírus. Medo de amar e ser abandonado.
Medo de nunca mais amar. Medo de começar um novo trabalho e de perder o emprego.
Medo de casar. Medo de ficar só. Medo de viver. Medo de morrer. Medo do humano.
Medo do inseto. Medo do invisível. Medo da mente que sonha: e se o sonho não se realizar?
Medo da mente que não sonha: o vazio amedronta? Medo de confrontar o medo.
Medo do capitalismo, da moda. Medo das ditaduras. Medo do consumismo. Medo do comunismo.
Medo do medo. Medo de sequestro. Medo de não ser visto. Medo de não ser amado.
O medo congela.
Trava. Faz o esconde.
Ou então feito fera ataca e fere.
Medo da sombra.
Medo da Luz.
Medo da sombra que a Luz projeta. Será?
Medo da dúvida. A saída não é óbvia.
Só a coragem de enfrentar não vence o medo.
O medo há de ser vencido pelo amor.
Pois só no amor há o aconchego, o encontro, o conforto. Só no amor a beleza se acende.
Educar-se para o amor pode ser a alternativa para enfrentarmos as horas de temor desta nossa civilização.
O amor impulsiona a vida. Gera saúde e bem-estar.
Quem ama torna o viver mais leve e audacioso. Promove pequenas alegrias, as reais, e renova as esperanças.

Dr. Edward Bach sabia disso quando criou os Florais de Bach na Inglaterra em meio a epidemias e guerra, onde o medo e o terror eram evidentes.
Por isso, em seu sistema de Essências Florais, encontramos florais que nos ajudam a transformar a energia do medo, diluindo-a com forças de vida, de coragem, de amor.
Mas depois dos Florais de Bach muitos outros Sistemas de Florais foram criados nos quatro cantos do mundo, e todos desenvolveram florais que cuidam daqueles que enfrentam os mais diferentes medos.
Viver na ausência total do medo não é saudável neste planeta Terra. Mas viver o medo patológico, generalizado, que hoje sentimos é cruel, torna-nos não confiáveis, porque desconfiados de todos. Transforma-nos em criaturas mais violentas. Faço um convite ao amor. Enfrente o medo.

Busque saídas. Cultive o amor. Vai ser preciso desarmar os pensamentos. Que tal iniciar a prática da meditação ou da yoga? Vai ser preciso desarmar o pânico? Respire devagar.

Quer ajuda das essências florais? Quer ajuda das essências florais para fortalecer os pensamentos positivos, para aliviar medos e ansiedades?

Comece buscando um Terapeuta Floral , para iniciar este cuidado integral do seu bem-estar, em busca da liberdade de viver sem tantos medos.

Uma mulher é agredida a cada 5 minutos no Brasil .

Em quase 70% dos casos, quem espanca ou mata a mulher é o namorado, marido ou ex-marido
(Fantástico/Rede Globo) "Esta semana, o Ministério da Justiça recebeu um relatório preocupante sobre a violência contra a mulher no Brasil. A cada cinco minutos, uma mulher é agredida no país. Em quase 70% dos casos, quem espanca ou mata a mulher é o namorado, marido ou ex-marido"

O mapa da violência de 2012, pesquisa coordenada e recém concluída pelo sociólogo Júlio Jacobo, mostra uma clara diferença entre assassinatos de homens e mulheres: “Homem morre primordialmente na rua. Homem morre primordialmente por violência, entre os pares, entre os jovens, na rua. Mulher morre no domicílio, na residência”, explica Jacobo. [Acesse em pdf o Mapa da Violência 2012 - Homicídios de Mulheres no Brasil]

Assista à reportagem exibida no programa Fantástico de 06/05/2012
Qual é o estado brasileiro onde mais ocorrem assassinatos de mulheres? E o que está sendo feito para acabar com tanta barbaridade?
Namoradas, noivas, esposas - não importa. “Me arrastou pelo cabelo, me jogou dentro do banheiro, enfiou minha cabeça dentro do vaso, me bateu muito, me chutou”, lembra uma vítima. A cada cinco minutos, uma mulher é espancada no Brasil. “Eu vi a morte na minha frente. O vi pegando uma faca e vindo para o meu lado”, conta a vítima.

Pode ser uma recém-casada, grávida de seis meses: “O último que ele ia me dar ia ser na barriga, porque, a todo momento que ele dava uma paulada, ele falava que ele ia me matar”, diz uma mulher.

Pode ser alguém apanhando em silêncio por mais de dez anos: “Aquilo já virou tão rotina, que você não conta mais quantas agressões foram, se foram três em um mês, se foram dez”.
Nem a polícia consegue evitar. “Infelizmente, determinados homens botam na cabeça que a mulher é um objeto dele, que pertence a ele, que ele pode tudo sobre ela, que ele pode bater, que ele pode brigar e que ele pode até matar”, afirma o delegado Adroaldo Rodrigues.

O mapa da violência de 2012, pesquisa coordenada e recém concluída pelo sociólogo Júlio Jacobo, mostra uma clara diferença entre assassinatos de homens e mulheres: “Homem morre primordialmente na rua. Homem morre primordialmente por violência, entre os pares, entre os jovens, na rua. Mulher morre no domicílio, na residência”, explica Jacobo.

Ao todo, 68% das mulheres que procuraram o Sistema Único de Saúde em 2011 para tratar ferimentos disseram que o agressor estava dentro de casa. Em 60% dos casos, quem espanca ou mata é o namorado, o marido ou ex-marido.

“Minha vida já estava um inferno na companhia de alguém que dizia que amava, mas horas depois estava me batendo”, conta uma mulher.

Entre 87 países, o Brasil é o 7º que mais mata. São 4,4 assassinatos em cada grupo de 100 mil mulheres. O estado mais violento é o Espírito santo, com 9,4 homicídios por 100 mil. E o que mata menos é o Piauí, com 2,6 homicídios por 100 mil mulheres. O Fantástico foi aos dois estados para entender as razões dessa diferença.

Trezentas mulheres são atendidas na Delegacia da Mulher da Cidade de Serra, na Região Metropolitana de Vitória, e pelo menos 200 homens são investigados todos os meses. Como Renildo, que jura inocência: “Mulher, a gente... Não se bate. Se bate com uma rosa”, afirma.

O que não quer dizer que Luzia tenha paz: “Ele quebra a janela, invade a casa, entra dentro de casa. Ele quebra a fechadura da porta e entra dentro de casa, fica me esperando dentro de casa. Quando eu vejo que ele está dentro de casa, em vez de entrar dentro de casa, eu saio e ligo para a polícia. Só que na hora que eu ligo para a polícia, ele se manda, vai embora, e a polícia nunca pega”, ela relata.

Nenhum argumento o convence: “Eu gosto dela, eu não me esqueço dela”, ele garante. “Eu já falei com ele: ‘me dá um tempo, me deixa viver em paz, deixa eu viver minha vida. Eu já perdi meus empregos por causa de você’. Mesmo assim, ele não me deixa em paz”, ela diz.

“Eu tenho o número dela aqui. Não vou falar que não. Eu ligo”, Renildo confessa. “Enquanto eu estou conversando com você aqui ele já ligou! Pode olhar, enquanto eu estou conversando com vocês aqui. Ele liga 24 horas para o meu celular”, diz Luzia.

A delegada da mulher Susane Ferreira o chamou para explicar que ele tem de ficar pelo menos 200 metros longe dela. É ordem do juiz: “O desrespeito a essa decisão acarreta a sua prisão”, avisa.

Renildo prometeu à delegada que ia respeitar a ordem. Mas a convicção não passou da porta: “Eu não vou desistir, não. Eu vou correr atrás”, confessou. O resultado foi a prisão dele na semana seguinte. Mas nem algemado, nem levado ao xadrez, ele se convenceu: “Ela gosta de mim ainda. Tenho certeza absoluta. Ela falou que vai retirar a queixa. É para eu pagar meu erro. Então vou pagar. Acho que meu erro foi pressionar ela demais. Reconheço que pressionei ela demais. Ajudei ela bastante, o que eu pude fazer por ela eu fiz”, afirma.

Argumentos econômicos como esse são bastante comuns. “Eu paguei um curso, eu paguei uma faculdade. E aí, para eles, isso é uma dívida eterna. A companheira tem que se submeter à estrita vontade dele”, explica a delegada Susane.

A dependência econômica fez com que uma mulher esperasse 13 anos para denunciar o marido. “Ele era agressivo no começo. Teve uma vez que eu tentei terminar com ele e simplesmente ele foi lá e me deu um tapa na cara”, ela lembra.

Houve um tempo em que apanhava dia sim, dia não: “Eu já criei aquele medo dele, que eu comecei a não ligar mais, a falar: ‘eu tenho que obedecer ele e acabou. Eu vou continuar com ele’. Já não questionava mais, obedecia. Agia assim por medo dele”, revela.

No dia em que ela propôs separação, o marido se enfureceu: “Ele me empurrou. E nisso que eu abaixei para pegar a minha bolsa ele me deu uma paulada aí eu desmaiei. Com um pedaço de pau a paulada”, ela diz.

Só na cabeça, foram 24 pontos, mais dois no rosto e um braço quebrado: “Fiquei sete dias na cama. Parou minha vida, eu fico perguntando para Deus: ‘Por quê? Todo mundo se separa numa boa, por que ele fez isso comigo?’. Acabou comigo, eu olho no espelho a minha cabeça raspada, meu rosto feio”, lamenta a vítima.

O marido pagou fiança e responde processo em liberdade, mas a Justiça o proibiu de se aproximar dela. “Não me sinto protegida com isso. Até a polícia chegar, ele já me matou”, diz.

Outra mulher que foi agredida e ameaçada de morte pelo marido está com os filhos sob a proteção do estado em um abrigo cujo endereço é mantido sob absoluto sigilo. A casa é vigiada 24 horas por dia. E a moça vai permanecer no local até que a Justiça decida o que fazer com o agressor. O problema é que as chamadas medidas protetivas determinadas por um juiz nem sempre conseguem conter a fúria de um assassino.

Quando foi assassinada, aos 47 anos, Anita Sampaio Leite trazia um papel que obrigava o marido a ficar pelo menos um quilômetro longe dela. “Andava com a medida protetiva dentro da bolsa, na esperança de que, quando o visse, entrasse em contato e fosse imediatamente para a detenção, para o presídio”, lembra Antônio Sampaio, irmão de Anita.

Anita e o marido, o pedreiro Hercy de Sousa Leite, de 52 anos, viveram juntos por mais de 30 anos. Os filhos do casal já não suportavam ver a mãe apanhar. “Ele mantinha minha mãe completamente em cárcere privado. Minha mãe não podia sair. Para ela sair, era tudo programado do jeito dele. Se passasse do jeito dele, dava problema. Ele batia nela”, conta Wellington Sampaio.

Quando Anita pediu a separação, em 2011, Hercy voltou a agredi-la e chegou a ser preso. Mas pagou a fiança e foi embora. “A vida da minha irmã valeu R$ 183”, lamenta o irmão de Anita. Anita foi morta a facadas no quintal da casa dela, em agosto de 2011. Hercy ainda está foragido. Ele já respondia a um processo por agressão.

Um dia depois do assassinato, um oficial de Justiça chegou a procurar Anita para intimá-la a depor como vítima. “Ela está lá no cemitério de Ponta da Fruta, você vai encontrar ela lá agora. Porque ela já morreu. Demorou demais para chegar essa intimação”, relata o irmão, sobre o encontro com o oficial.

São tantos crimes que a polícia do Espírito Santo teve de criar a primeira delegacia do Brasil especializada em investigar homicídios de mulheres. Quase todos os assassinos agem da mesma forma. “Há um histórico de agressão anterior. Ou seja, o homem não chega e, em uma ocasião fortuita, tira a vida da mulher. Não, isso vem como uma bola de neve, aumentando, cada vez maior, cada vez a agressão vem de forma mais violenta, até que culmina com um homicídio”, explica o delegado Adroaldo Rodrigues.

Foi o que aconteceu com Josiléia Morogeski, de 33 anos. “Ele falou que se ela largasse dele, ele mataria ela”, diz um parente da vítima. Inconformado com a separação, o ex-namorado Adalberto Campos atirou cinco vezes contra Josiléia na frente da família dela. Sexta-feira (27) ele foi preso nos arredores de Vitória.

Para a polícia do Espírito Santo, a raiz de todos esses crimes é uma só: “Traduz muitas vezes a questão do machismo mesmo, do homem querer resolver o problema por se fazer homem”, destaca o chefe da Polícia Civil do estado, Joel Lyrio.

O que faz o Piauí andar na contramão dessa tendência? “O Piauí também é machista, só que aqui o trabalho é com eficácia. Na polícia não se deve cochilar. Não deixe a madrugada chegar, tem que ser imediato”, alerta a delegada Vilma Alves.

Às 9h50 da manhã, a delegada recebe a denúncia. Às 10h05, ela liga para a Polícia Militar pedindo uma guarnição: “Uma senhora foi espancada e o marido quer matar. Ela está com medo de retornar e eu quero prendê-lo”, avisou.

Às 10h20, um PM está na delegacia recebendo instruções. Às 11h05, a delegada já está diante do acusado, preso, na Central de Custódia de Teresina.

Delegada: O senhor sempre bate nela?
Acusado: Não.
Delegada: Ela disse que já não aguenta mais, não quer mais viver com o senhor. O senhor está sabendo que quando sair não vai ficar com ela, não é?

A pressa da delegada é a urgência do juiz. “Quando nos chega às mãos, a gente decide no máximo em 24 horas, talvez no mesmo horário do expediente”, afirma o juiz José Olindo Gil Barbosa.

Uma azeitada articulação entre polícia e Justiça não deixa denúncias se acumularem. “Até em tom de brincadeira eu digo: ‘aqui no Piauí, a gente trabalha igual a pai de santo, a gente recebe, mas também despacha’”, diz o destaca o promotor Francisco de Jesus Lima.

Na linha de frente dessa força-tarefa, uma mulher sempre perfumada, de brincos e colar de pérolas. “Como eu ensino as mulheres a andarem bonitas, a se amarem em primeiro lugar, então eu procuro andar sempre assim. Porque eu me amo”, ela garante.

Sobre a mesa de trabalho, um salto plataforma modelo Lady Gaga. E outra mesa repleta de santos. “Os meus santos estão aí para me proteger”, diz. O resto é com a delegada: “Eu aprendi que remédio de doido é doido e meio. Mas dentro da educação, sem bater”, avisa.

Com educação, mas falando grosso: “Aqui é olho no olho. Eu pergunto: ‘você comprou a sua mulher no mercado velho ou no shopping?’”.

Em audiências informais, ela põe vítima e acusado lado a lado e dá lições de boas maneiras. “Eu não sei como você foi educado. Mas você precisa de umas pinceladas de como tratar uma mulher. Não se trata mulher na ponta do pé”.

Não hesita em enquadrar um machão: “Como foi que começou? Olhe nos meus olhos! Como foi que começou essa droga?”.

E deixa claro que ordem judicial é para ser cumprida: “Vamos resolver a situação. A situação é essa: ela não quer mais você. Está com um mês que separou. Como você foi lá? Preste bem atenção: você foi preso agora. Não tem mais direito à fiança. Porque se você voltar, você vai ser preso e vai diretamente para a penitenciária”.

Não importa se a moça de olho roxo mora em bairro chique: “Nunca vi isso na minha família, na família dele. Os dois têm curso superior. Nossa família também tem curso superior. Classe média alta”, relata uma vítima.

A delegada assegura: ninguém escapa do indiciamento: “Aqui é de tudo, político e tudo. Bateu, se faz o procedimento”, garante.

Os movimentos feministas e o Ministério Público se uniram em campanha. E a própria delegada, professora de formação, vai aonde for preciso para passar o seu recado.

“A mulher não é piano, mas gosta de ser tocada. Um beijinho no pescoço, um carinho. O certo é você chegar: ‘está aqui, meu amor, minha vida, meu perfume, minha rosa’. É assim! Quem foi que deu um cheiro na mulher hoje?”, questiona a um grupo.

A Lei Maria da Penha é explicada ponto a ponto. “Se você estiver achando que você é dono de sua mulher, xinga a sua mulher, espanca todo dia, ela pode chegar na delegacia e dizer: ‘doutora, eu não quero mais, eu quero que meu marido saia’. E ele sai em 48 horas. Eu adoro fazer isso”, avisa.

Os maridos ouvem atentamente o alerta final: “Se você forçar é estupro. E se ela chegar na delegacia e disser que você estuprou, eu lhe prendo, tranquilo, meu bem”. O resultado desse esforço coletivo é a queda da violência, mas se engana quem acha que os números do Piauí agradam a delegada.

“Nenhum número é aceitável para mim. Nenhuma morte. Viver em paz é o que é importante. Como se admite uma mulher ser morta pelo seu marido? Porque a mulher não é mais coisa, não é objeto, não é propriedade. Mulher é cidadã e deve ser respeitada”, destaca.

Confira a tabela completa com o mapa de homicídios de mulheres no Brasil

Taxas de homicídio de mulheres (em 100 mil) por unidade federativa*

POSIÇÃOUNIDADE FEDERALTAXA
Espírito Santo9,4
Alagoas8,3
Paraná6,3
Paraíba6,0
Mato Grosso do Sul6,0
Pará6,0
Distrito Federal5,8
Bahia5,6
Mato Grosso5,5
10ºPernambuco5,4
11ºTocantins5,1
12ºGoiás5,1
13ºRoraima5,0
14ºRondônia4,8
15ºAmapá4,8
16ºAcre4,7
17ºSergipe4,2
18ºRio Grande do Sul4,1
19ºMinas Gerais3,9
20ºRio Grande do Norte3,8
21ºCeará3,7
22ºAmazonas3,7
23ºSanta Catarina3,6
24ºMaranhão3,4
25ºRio de Janeiro3,2
26ºSão Paulo3,1
27ºPiauí2,6

Fonte: SIM/SVS/MS *2010: dados preliminares
Fonte: Agência Patrícia Galvão

Mulher mais política, mais poder

As especificidades da luta da mulher negra são encontradas no projeto da UBM “Combate a discriminação e exclusão da mulher negra no acesso ao  atendimento a saúde”. O objetivo é contribuir para a humanização do atendimento a saúde, estimulando o enfrentamento das discriminações contra as mulheres negras. Também se propõe a incentivar o controle social de Política Nacional de Saúde Integrada da População Negra, no processo de formação e educação das mulheres negras usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), num esforço para superar os fatores que determinam as expressões de maior vulnerabilidade da população negra como, por exemplo, a anemia falciforme.

A expectativa de vida das mulheres negras é inferior a das mulheres brancas, pois há um potencial das discriminações sobre o bem-estar/saúde, mal-estar/doença. E, como a mulher negra está na interseção das discriminações raciais, de gênero e de classe social, torna-se maior o risco de não ver respeitada a sua identidade pessoal, seu auto-conceito e auto-estima. Desta forma, ações de saúde de combate à discriminação e exclusão no que se refere à mulher negra devem ser desenvolvidas integralmente sem desconsiderar as questões de gênero e as relações  políticas.

Diante deste contexto, a UBM entende que é importante realizar ações que venham contribuir com a  humanização do atendimento à mulher negra. Atuar junto aos profissionais da saúde, as mulheres negras e lideranças de movimentos feministas para que reivindiquem, junto aos órgãos competentes, ações de combate a discriminação no atendimento a saúde da mulher negra.

Saiba Mais – Visando o fortalecimento do combate a discriminação no  atendimento à saúde da mulher negra, o projeto, que é realizado em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), ocorre nas cidades de São Paulo/ SP e Guarulhos/ SP e envolve mulheres de vários segmentos representativos dos  movimentos populares de São Paulo.

Assim como o projeto “Fortalecimento e Controle Social dos Direitos da Gestante a um Parto Seguro”, também promove seminários para mulheres de diferentes segmentos sociais (jovem, negra, sindicalista, GLBT, religiosa, dentre outras) com o objetivo de dar visibilidade à Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, além de ampliar o exercício do controle social.

CARREIRA, MODA, POLÍTICA E O EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA

MICHELLE OBAMA NA POLÍTICA
Muitos ainda pensam que os trabalhos realizados hoje por Michelle são apenas para cumprir seu papel de “esposa do presidente”, o que não é verdade. Quando conheceu seu marido, ela já atuava, e muito, na política de seu estado.
A primeira-dama ocupou posições no Setor Público no governo da cidade de Chicago como assistente do prefeito e como Assistente Comissária de Planejamento e Desenvolvimento. Em 1993, ela tornou-se Diretora-Executiva para a agência de Chicago de Alianças Públicas, uma organização sem fins lucrativos, incentivando os jovens a trabalhar em questões sociais, ONGs e agências governamentais. Ela trabalhou lá por quase quatro anos e definiu registros de angariação para a organização que ainda permaneceram durante uma dúzia de anos depois de sua saída.
Durante a campanha presidencial de seu marido, Michelle LaVaughn, reduziu sua jornada de trabalho para apoiá-lo e acompanhá-lo em viagens (desde que suas filhas pudessem ir também).
Vemos ai mais um ponto positivo em seu comportamento, uma vez que nos dias de hoje é raro esposas de políticos vestirem a camisa de seus maridos assim.
A campanha presidencial foi sua primeira exposição ao cenário político nacional e mesmo após o campo de candidatos democratas ter sido reduzido para dois, ela foi considerada a última famosa das esposas dos candidatos.

Com estilo próprio e bom senso, hoje Obama se tornou um ícone da moda no mundo, sendo elogiada pela revistas mais conceituadas do mercado.
Suas opções de moda foram parte da Fashion Week, o que significa que Michelle realmente ditou tendências. E poucas pessoas conseguem influenciar um mercado assim.
EMPODERAMENTO DA MULHER NEGRA
 Assim como a Senhora Obama, aos poucos as mulheres negras brasileiras passam a ocupar cargos importantes no governo e nas empresas. Sabemos que muito ainda precisa ser feito, a desigualdade racial ainda é um câncer em nossa sociedade. Precisamos de muitas mulheres ousadas, que não tem medo de ir em frente e mostrar ao mundo como se faz.
As dificuldades são muitas, o preconceito é grande, mas lendo a biografia de MICHELLE OBAMA vejo que bom senso, esforço, talento, estudo e personalidade própria contam muito e, falando sobre moda: “Ninguém vira referência de estilo no mundo só porque é esposa do presidente. É preciso ter um plus a mais.”
Bia Pias

Falando de Mulher para Mulher

Não à submissão!

Submissão... Eis uma palavra que por si só me dá arrepios. Depois de tantas conquistas que o sexo feminino alcançou, ainda persistem demasiadas mulheres que se rebaixam e diminuem perante os seus maridos, namorados, pais, ou até no trabalho.
Fico especialmente chocada quando essas mulheres são da minha idade. Confesso que me custa a compreender como é que pessoas informadas, independentes, conseguem viver sempre em função de alguém. Não penso que se trate de egoísmo da minha parte, apenas sentido de justiça.
A tristeza invade-me de cada vez que sou confrontada com relatos de uma amiga que deixa de viver a sua própria vida para abraçar as decisões do marido. Claro que quando decidimos viver uma vida a dois, debaixo do mesmo tecto, há muitas concessões que temos que fazer, sob pena da nossa existência se tornar um verdadeiro inferno. Mas não é dessas pequenas cedências que falo.
Deixar que a nossa vida seja comandada por outra pessoa é, antes de mais, uma injustiça e indica falta de amor próprio, de auto-confiança, de vontade de viver. Por muito apaixonada que se esteja pelo outro é preciso saber abrir os olhos, ver quando o que exigem de nós está além do que é humanamente aceitável.
Chega de chantagens! Usar os filhos como arma de arremesso costuma ser uma das mais flagrantes tentativas de criar remorsos para alcançar o objectivo de dominar e, como é natural, uma das mais difíceis de contestar. Lembram constantemente o importante papel de mãe quando queremos ir a qualquer lado e a criança tem que ficar à guarda do pai, que geralmente nunca se lembra que tem um filho quando decide ir para os copos até às tantas com a malta do futebol.
Nessas alturas, em que nós mulheres queremos, por exemplo, sair com as amigas para jantar, para beber um simples e rápido café, lá vem a voz da “criatura mais abandonada à face da terra” a lembrar que fica sozinho e preocupado. Muitas vezes trata-se apenas do fantasma de podermos vir a conhecer alguém mais interessante que eles, e isso assusta-os, por isso tentam controlar o que fazemos.
Aliás, essa tentativa de controlar a nossa vida vem desde muito cedo, da altura em que vivemos com os nossos pais e eles próprios nos tentam controlar. Supostamente devíamos acatar o que nos dizem, tal como o nosso namorado ou marido, e nem sequer contestar.
Para o meu pai ainda continua a soar estranho que eu saia à noite com a malta da faculdade, ou com as minha amigas de longa data e deixe o “pobre” do meu marido em casa sozinho. Isto não faz o mínimo sentido para mim, nunca fez e felizmente que em casa não tenho de me debater com esse marido que fica sozinho, porque ele respeita-me e sabe dar-me o meu espaço.
Está na altura de começar a olhar para o futuro e a fazer alguma coisa por nós próprias. Ripostar, fazer valer a nossa vontade, acabar de vez com as chantagens, com os truques. Chegou o tempo de nos impormos, ganharmos o nosso espaço, mas acima de tudo conquistar o respeito que merecemos. Não podemos esperar que alguém, sobretudo o sexo masculino, tome a iniciativa de fazer alguma coisa por nós.
Aproveitemos o dia 8 de Março para pôr em prática tudo o que já devíamos ter feito há muito para consolidar a nossa posição e defender o nosso espaço na sociedade. Recordem que ao longo dos séculos as mulheres lutaram com muito menos meios e apoio dos que hoje temos ao nosso alcance. Temos a lei do nosso lado, a sociedade está a mudar aos poucos e nós temos um papel importante nessa mudança.
Vamos recordar o dia 8 de Março de 1857, quando as operárias de uma fábrica de têxteis em Nova Iorque entraram em greve ocupando o edifício, em luta pela redução do horário de trabalho. As portas do edifício foram trancadas e 130 mulheres perderam a vida num incêndio que entretanto deflagrou na fábrica. O Dia Internacional da Mulher foi criado em 1910 precisamente para homenagear essas lutadoras. Também nós podemos prestar-lhes um tributo, lutando pelos nossos direitos, seja em casa, no trabalho, com a família ou amigos. É preciso não deixar morrer o espírito que moveu essas mulheres no século XIX. Façam a vossa parte! 
 


Jornalista Maria Leonor Vicente
Lisboa - Portugal

Toda mulher possui alguma qualidade que a torna especial.

» o rosto lindo
» o andar elegante
» o sorriso encantador
» o olhar sedutor
» o cabelo bonito
» o simples jeito de falar
» o seu doce perfume de uma flor
» o corpo tão bonito e sedutor
» o beijo gostoso
» o amor incondicional
» a voz sensual
» a cor da sua pele
» a ternura
» a suavidade
» a sensibilidade
» a sabedoria
» a fragilidade
» a delicadeza
» o romantismo
e mto +

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Florais de Bach são suporte emocional para mulheres de todas as faixas etárias

O papel da mulher de hoje é largamente discutido tanto nas rodas sociais como no universo acadêmico. Sua mudança de atitude tanto no que se refere ao comportamento como na vida profissional vêm impactando todas as instituições. E elas nunca estiveram com as emoções tão ‘afloradas’. “É indispensável que as mulheres de todas as idades e classes sociais e procurem amenizar o impacto de emoções negativas causada por preocupações excessivas, culpa e estresse”, defende Maria Aparecida das Neves, Educadora em Florais de Bach e uma das maiores especialistas no assunto. “Os Florais são indicados porque não têm nenhum tipo de contra-indicação – e seu uso pode ser estendido por toda a família”. Publicidade:
A seguir, algumas situações  


Executivas – As mulheres que ocupam cargos executivos, em geral, sofrem com o estresse que gera alguns incômodos. Um deles é a insônia, normalmente causada por pensamentos repetitivos que parecem não cessar. Sem relaxar a mente, o sono não vem. Neste caso, a melhor pedida é o Rescue Sleep que acalma a pessoa, diminui a ansiedade e tranquiliza a mente. As que têm medo de perder o controle de suas emoções, podem fazer uso do Cherry Plum que ajuda a pessoa a reequilibrar sentimentos e emoções. Para combater o medo de fracassar e não dar conta ‘do recado’, o floral indicado é o Mimulus, que ameniza o medo das coisas conhecidas. Outro floral bastante recomendado para as executivas que estão com baixa autoestima é o Larch: ele ajuda quem o toma a recuperar a confiança em si mesmo.


Mães – A maternidade faz com que a mulher experimente um mar de emoções o tempo inteiro. Preocupação excessiva com os filhos é uma delas. Neste caso, o floral Red Chestnut as ajuda a cuidar com equilíbrio, amar sem ‘perder a razão’ e o contato com a realidade. Culpa de todos os tipos – que assola, principalmente, as mulheres que trabalham fora - pede Pine, que ameniza este sentimento tão negativo. As que não sabem dizer não – e acabam sofrendo ou se sobrecarregando para não deixar de atender ninguém – precisam de Centaury, que ajuda a manter boa-vontade sem que a pessoa se perca de si mesma. Agora, se o peso é grande mas por conta da própria vida, ou seja, se a sobrecarga não é fruto de uma escolha, mas sim uma conseqüência, a mãe precisa fortalecer-se com Elm, um floral que a ajuda a ter confiança e a resolver tudo com tranqüilidade.


Estudantes – As estudantes também precisam de suporte. Quem tem problemas para enfrentar a rotina – e tem dificuldade para enfrentar a rotina – deve fazer uso do Hornbean, que traz energia, vitalidade, força e resistência para construir a vida com interesse e plenitude. As que sentem-se exauridas, sem energia alguma para trabalhar, estudar ou passear, precisa do Olive, que resgata a vitalidade e ajuda a readquirir a paz interior, a harmonia, o equilíbrio e o interesse mesmo em situações que seja forçado a permanecer inativo. Medo do futuro requer Mimulus, que dá a coragem necessária para enfrentar seus problemas com serenidade e tranquilidade.


As que sofrem com TPM
– Em cada mulher, a TPM se manifesta de uma maneira diferente. Dores de cabeça, inchaços são algumas das queixas físicas. Outros relatos apontam depressão, irritabilidade, intolerância e letargia. Para as que ficam deprimidas, é possível indicar Mustard, que traz alívio nesta fase de infelicidade. Impatiens ajudará a aplacar a impaciência, irritabilidade e mau-humor. Mulheres que ficam intolerantes, precisam de Beech, que vai ajudá-la a relaxar e evitando que tudo e todos a deixem com os nervos a flor da pele. Crab Apple é a essência apropriada para as que ficam incomodadas com a aparência física. Vai ajudar a mulher a entender o ciclo menstrual não como uma maldição ou um acontecimento sujo e vergonhoso que a aflige uma vez por mês. Ajuda no amadurecimento e integralidade com seu corpo.


Ajuda com a terapeuta Anelise feijo pelo facebook.


https://www.facebook.com/ANELISEFEIJO

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quando na minha vida,
Se faz necessário superar tristezas,
Eu olho para cima,E agradeço a Deus,Por viver.
Depois olho para dentro de mim,
E vejo os meus próprios valores.
Recordo as minhas conquistas,
E esqueço as minhas dores, que foram necessárias,
Para engrandecer a minha caminhada.
Lembro que todos nós
Possuímos uma força interior,
Que nos dá um poder extraordinário
De superar tristezas,
De curar feridas,
Recuperar-se dos choques da vida,
Renascer sempre,
Erguer-se,
Ultrapassar,
Elevar.
Sempre teremos a chance
De conquistar os verdadeiros tesouros.
Somos privilegiados,
Podemos ver a luz!
Essa luz que vem de Deus,
E ilumina as nossas vidas.
Privilegiados somos
Por fazer parte desse mundo,
E compartilharmos tantos sentimentos,
Vivendo bons momentos.
Devemos ter esperanças sempre,
Pois a felicidade,
Todos nós poderemos encontrar!
ESSA É A MULHER !

A mulher não entra: ela adentra
A mulher não chega: ela aconchega
A mulher não nasce: Ela estréia
A mulher não só canta: Ela encanta
A mulher não só brilha: Ela ilumina
A mulher não fala: Ela pronuncia
A mulher não passa: Ela desfila
A mulher não só trabalha: Ela produz
A mulher não só sonha: Ela realiza
A mulher não só elabora: Ela concretiza
A mulher não só olha: Ela seduz
A mulher não duvida: Ela afirma e prova
A mulher não só cresce: Ela evoluí
A mulher não espera: Ela vai à luta
A mulher não comenta: Ela debate com fundamentos
A mulher não dá rasteiras: Ela derruba com classe
A mulher não é só cheirosa: Ela exala seu cheiro de fêmea.
E Fêmea sabe o que querrrrrrrrrrrrrr!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Recentemente assisti ao filme “A Fonte das Mulheres”, que narra a história de uma pequena vila muçulmana no norte da África. A trama retrata a seca, o desemprego e o machismo daquele lugar. Após muitos anos em que a comunidade se viu sob extrema pobreza quase que inerte, as mulheres são as primeiras a se movimentarem contra uma série de injustiças que recaíam sobre elas.

A história mostra uma revolução feminista centrada no dia a dia daquelas mulheres. São mulheres sofridas, guerreiras; mulheres que trazem consigo a persistência e a força do gênero feminino em contraponto ao papel de sexo frágil que a sociedade lhes impõe.
Tudo se inicia com a revolta gerada por mais um aborto ocorrido porque são elas as responsáveis por conseguir água em uma fonte longe e de difícil acesso, carregando baldes nas costas. A partir dali, diversas outras desigualdades e injustiças sexistas são percebidas pelas mulheres. Como na vida real, muitas delas não querem romper com a “tradição” e, logicamente, os homens negam-se a realizar trabalhos que são destinados às mulheres. O embate de dá de forma brutal e difícil, com agressões por parte dos homens e mais pressão sobre as mulheres.

O que o filme nos faz refletir, é como encaramos o feminismo oriental, que é muito diferente do ocidental. São lutas diferentes e vistas sob a ótica de quem tem toda uma história social, religiosa e cultural distante da nossa e que devem ser respeitadas.
 Uma das principais pautas das mulheres árabes é o direito de poder se manifestar e reivindicar. É ter o direito de resistir à realidade machista em que se encontram. Suas lutas inclusive estão conectadas a sua religião. O filme traz essa realidade quando mostra as mulheres dando sua própria interpretação ao Corão que, sob muitos aspectos enaltece a mulher e a coloca em pé de igualdade ao homem.
Hoje o mundo árabe está em efervescência política e econômica e são as mulheres também que estão tomando a frente de muitas manifestações. São elas que percebem e enfrentam diariamente a pobreza e a desigualdade de um mundo muçulmano que ainda está por libertá-las.
Interessante é perceber o quanto  a história dessas revolucionárias feministas árabes tem em comum com a nossa: além da luta por seus direitos, a irreverência com que levantam suas bandeiras. Para serem escutadas pela comunidade e pelos homens, elas colocaram nas suas músicas e danças as suas angústias e reivindicações, de uma forma leve e alegre. Isso mostra que a tática da Marcha Mundial das Mulheres de levar suas lutas através da música e de outras formas criativas, traz resultados em qualquer lugar do mundo!
 

Mulher é mesmo interessante... mesmo brava é linda, mesmo alegre, chora, mesmo tímida, comemora, mesmo apaixonada, ignora e mesmo frágil e tão poderosa... Boa tarde...

Parece brincadeira, mas não é esta reclamação tem sido uma das principais que os homens têm proferido relativo às mulheres. Se aquele manual de dicas quentes disse pra você usar sem medo aquele batom hiper vermelho que deixa seu namorado todo borrado após um beijo, parecendo o palhaço bozó, é melhor revisar seus conceitos, cara amiga. O que, para você, é sinônimo de “beleza“, para ele pode ser algo do tipo “ela vai me sujar…”
Muitos deles reclamam que além de borrar, as mulheres abusam e usam um batom vermelhão, por exemplo, totalmente fora de contexto, chamando muita atenção.então vamos a outras dicas quentes: O negócio é investir em acessórios, como uma lingerie diferente, um decote mais ousado, um look fetichista, burlesco sexy e sensual meio pin up sem carregar no batom. Na hora do sexo, a maquiagem certamente é a que menos importa…
;-)Dicas quentes: homem não gosta de batom
 

Polêmica: afinal, homem gosta ou não gosta de batom?

by Beatriz on April 3, 2012
  •  


Falar sobre relacionamento, sexo e namoro, vai de regra, é falar sobre coisas polêmicas. Por exemplo, os homens gostam ou não de batom?
Conheço várias mulheres que buscam frequentemente apimentar seu relacionamento, se interam de dicas quentes pra agitar o sexo e namoro, e elas sentem-se muito frustradas quando não conseguem atingir seus objetivos e agradar o parceiro. Algo que tem sido muito comum é a reclamação de homens sobre um dos acessórios mais íntimos de toda mulher que se cuida e se produz: o batom.
 

Como fazer uma trança embutida

As cores devem ser sempre contrastantes com a pele, para que o olhar fique mais atraente e sensual. Evite cores muito claras ou numa tonalidade parecida com a sua pele, para não estragar o visual.
Aposte também no duo de sombras, conjunto com duas sombras,uma mais clara e outra mais escura. que tem o objetivo de aumentar ou dominuir os olhos, de acordo com a ordem em que os tons forem aplicados.
Valorize seus olhos com essas dicas de maquiagem e fique linda em todos os momentos!
 

Dicas de maquiagem: sombras para pele negra

by Beatriz on April 16, 2012
  • 235
     


A maquiagem para a pele negra é diferente, visando valorizar a tonalidade de cada pele e destacar a beleza natural da mulher. Há os que pensam que somente os tons acobreados devem ser usados na maquiagem negra. Mas atualmente um número enorme de cores vem surgindo para a pele negra no mundo da moda. Algumas dicas de maquiagem são essenciais para quem tem a pele mais escura.
Os olhos da mulher negra são geralmente maiores e merecem uma atenção especial, e apostar em sombras em cores como prata, cobre, lilás, ameixas, vinho, verde, amarelo, cintilantes, preta, marrom e azul deixa os olhos com uma beleza bastante evidente. A maquiagem preta é um coringa tanto bara peles brancas como para negras e é uma excelente escolha para uma balada ou festa.
 

ORGANIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO

ORGANIZAÇÃO DO ESCRITÓRIO
- O local deve ser agradável visualmente.
- Faça uma planta simples do espaço. As medidas ajudam na hora da compra da mobília e de se decidir a sua disposição.
- Escolha móveis ergonómicos.
- Escolha móveis de rodinhas pois assim facilita na mobilidade e não danificam o piso.
- Deve escolher o mobiliário cujas medidas melhor se adaptem ao seu próprio corpo e ao espaço que tem definido para o seu escritório.
- Dê preferência para mesas com tampos reguláveis. Se não for regulável escolha uma mesa com altura de bancada entre os 75cm e os 80 cm em relação ao chão.
- A mesa deve possuir espaço suficiente para apoiar o antebraço enquanto se digita. Entra aí a questão da ergonomia.
- Mesas com desenho em L ou C evitam deslocamentos desnecessários com o assento.
- As superfícies opacas não mancham e não reflectem luz.
- Escolha móveis de tons claros para não “pesar” o ambiente.
- Se tiver espaço, utilize uma mesa apenas para organização de papéis e documentos. É útil ter espaços assim.
- Invista numa boa cadeira que lhe dê todo o conforto que precisa durante as suas horas de trabalho. Esta deve ter regulação de altura e profundidade no encosto e nos braços.
- Não coloque mobília que não utiliza no seu dia-a-dia no espaço próximo da sua área de trabalho. Que tal tentar movê-la para outro local, dando mais espaço para a sua actividade profissional?
- Tenha um relógio na parede. É muito útil para organizar melhor o seu tempo.
- Crie um quadro de post-its.
- Organize bem os fios eléctricos. De preferência escondidos, mas de fácil acesso nas ligações à corrente.
- Mantenha o monitor sempre abaixo do nível do olhar.
- A luz das janelas ou de candeeiros existentes no seu escritório não podem bater no seu ecrã do computador.
- As mãos devem apoiar confortavelmente no teclado, sendo que este deve estar na altura correta, conforme medidas do seu corpo. O ângulo adequado ao braço e antebraço deve ser de 90 graus, observando que o ombro esteja sempre relaxado e os antebraços apoiados.
- Escolha persianas ao invés de cortinas pois, além de serem mais fácil de limpar, proporcionam ao ambiente um melhor resultado estético.
- Quanto mais luz natural melhor. Mas não se esqueça de pôr bastantes focos de luz artificial para aqueles dias mais cinzentos.
- Luzes de tecto que garantam uma luminosidade uniforme ao ambiente são o ideal.
- Prefira lâmpadas fluorescentes de cor branca pois, além de mais económicas, cansam menos a visão.
- Tenha sempre um candeeiro na sua bancada de trabalho.
- Evite carpetes porque acumulam muita poeira.
- Escolha tons pastéis nas paredes evitando falta de concentração ou fadiga visual.
- Faça uso da cor em detalhes e objectos decorativos.
- A escolha de um local bem ventilado é fundamental para a sua saúde.
- Quando regular a temperatura do seu escritório tenha em atenção a temperatura adequada para os equipamentos, principalmente os computadores que têm uma vida útil reduzida em locais muito húmidos e com temperaturas elevadas.
- Tenha em atenção o isolamento acústico do local onde vai montar o seu escritório. Isto para não estar a tentar concentrar-se mas ouvir ao fundo o barulho à sua volta.
- Os instrumentos mais importantes para o seu trabalho devem estar localizados exactamente à frente da sua posição usual de trabalho, e os demais ficam dispostos radialmente a partir deste núcleo, de modo a que se desloca o mínimo possível para realizar o seu trabalho.
- Não esconda dentro de armários distantes as ferramentas que usa no dia-a-dia, nem desperdice o espaço das áreas mais nobres à frente da sua posição de trabalho.
a
a
Veja alguns exemplos:
- Registe as actividades que gosta de fazer e organize-as de forma ordenada ao longo do seu dia: horas de intervalo para café, hora da aula de aeróbica, etc.
- Defina indicadores, marcos e metas realistas, e acompanhe-os todos os dias, para certificar que estão a ser cumpridos.
- É recomendável que se chame um electricista para verificar a instalação eléctrica do local escolhido, pois a utilização de equipamentos como computador, fax e impressora requer um cuidado especial.
- É importante ter uma linha telefónica exclusiva.
- Para ajudar a poupar espaço scanneie os documentos que não necessitem de ser apresentados como originais e organize-os em pastas no seu computador.
- Para economizar em telecomunicações utilize o Skype. Muitas empresas já aderiram e torna-se bastante útil.
- Se planeia receber clientes, o ambiente deve estar posicionado num local próximo ao acesso externo, para evitar a circulação pelas áreas internas da casa, mesmo as sociais.
a
a

ESCRITORIO EM CASA/ MULHER TEM IDÉIA.

ESCRITORIO  EM CASA!   SIGA  ESTA IDÉIA.

 

HOME OFFICE
- O Home Office envolve o conceito de trabalhar em casa.
- Se vai iniciar este conceito precisa de estar apta a administrar seu próprio negócio, e precisa ser persistente, objectiva, profissional e disciplinada.
- É um conceito que exige comportamentos como disciplina  e organização pessoal, escolha e planeamento do local de trabalho, mudança na rotina doméstica e respeito da família, variando de acordo com as peculiaridades de cada actividade.
- Para iniciar um Home Office é preciso ter iniciativa e independência profissional.
- É necessário ter o apoio da sua família e acertar algumas regras com eles.
- Vai-se deparar com situações em que precisa separar os problemas pessoais dos profissionais.
- Para as micro e pequenas empresas, começar seu negócio em casa torna-se uma boa opção para redução de custos.
- O espaço a ser escolhido para o local de trabalho em casa dependerá da actividade a ser desenvolvida. Um atelier de pintura ou artesanato é bem diferente de um escritório de advocacia.
- Faça uma lista de tudo o o que é necessário para montar o seu escritório. Damos uma ajuda: equipamentos – computador (portátil ou de mesa), telefone com identificador de chamadas, fax, impressora/fotocopiadora/scanner, atendedor de chamadas, candeeiro; e móveis – cadeira de secretária, estante, cadeira de recepção, sofá, secretária, mesa de apoio, armário para arquivar documentos, cesto do lixo, material de escritório.
  Ao escolher o estilo, não fuja do resto da casa. Não precisa fazer um escritório com cara de empresa. Finalize com seu toque pessoal nos objectos de decoração: enfeites, quadros, porta-retratos etc.
- Nunca faça o seu escritório no seu quarto. Deixe que o seu quarto se mantenha no seu refúgio dentro de casa para se proteger do trabalho. Assim não interfere com a sua produtividade, nem com o seu descanso.
- Não utilize o seu escritório como um “centro de convivência familiar”. Quanto mais distracções tiver, menor a concentração que conseguirá dar ao trabalho.
- Ao escolher a divisão da casa em que vai montar o seu escritório tenha em atenção se fica perto da casa-de-banho e longe da cozinha.
- Resista à tentação de pôr uma televisão ou jogos de computador no seu escritório. Assim evita distracções.
- Não abasteça o frigorífico com comida de plástico, doces e salgadinhos. Estar em casa vai fazer com que esteja mais perto do “petiscar”, por isso, previna-se!
- Se decidir trabalhar no sábado de manhã para fazer compras na sexta à tarde, cumpra a sua promessa.
- Nada de trabalhar de pijama!
a
a
- Pelo menos, a cada hora, levante-se e tente movimentar-se, alongando pernas, braços e pescoço.
- Mantenha uma postura correta, apoiando os pés no chão e mantendo as pernas e coxas num ângulo de 90 graus. As costas devem estar sempre apoiadas.
- Para pessoas muito baixas ou que tenham dificuldade de manter o corpo na posição ideal, uma boa dica é utilizar um apoio para os pés feito sob medida.
- Apague as luzes ao sair.
- Desligue os equipamentos quando não estiverem em uso.
- Estabeleça limites: estabeleça um horário diário, dias de férias, dias de fim-de-semana, folgas, etc. Não se esqueça que disponibilidade a mais nem sempre é bem interpretada pelos os clientes. Tire pelo menos dois dias de folga na semana, não trabalhe em feriados, faça diversas pausas no decorrer do dia e separe bastante tempo para ficar junto da família.
- Não há problema em fazer horas extras, desde que elas não sejam rotina.
- Estabeleça fronteiras para que o escritório não invada a casa. Encontre outras formas de armazenar sua papelada. Garagem, sótão, armários de arrumação no seu escritório, etc.
- Aproveite e  estruture seu horário de forma a poder ter um bom café da manhã, e um almoço caseiro várias vezes por semana. Estruture-se, organize-se, aprenda a comprar os ingredientes certos e a congelar pratos, se necessário.
- Adapte seus horários de trabalho aos demais horários da sua vida doméstica, buscando eficiência e redução do stress.
- Identifique o período do dia em que é mais produtiva, e certifique-se de alocá-lo para as tarefas mais essenciais.
 

segunda-feira, 14 de maio de 2012

ORAÇÃO DA FAMILIA

Artesãos de Rondônia transformam sementes em joias

Sementes de frutas são as principais matérias-primas usadas por um grupo de artesãs em Rondônia, para a produção de joias. Tudo é misturado com ouro e prata e as biojoias da Região Amazônica já conquistam até o mercado europeu. Açaí, tucumã, babaçu. São com estas sementes que uma cooperativa de Porto Velho produz jóias. São 20 famílias que se dedicam à colheita de sementes na vila de São Sebastião. E com o apoio do SEBRAE, cada caroço vai se transformar numa biojóia. A cooperativa definiu preços justos pelo trabalho e determinou que a colheita seja feita de maneira sustentável, sem agredir a natureza. São usadas apenas frutas que estão maduras, prontas para o consumo, ou que já caíram da árvore. São 53 artesãos. A maior parte trabalha em uma oficina. Eles foram capacitados pelo SEBRAE, fizeram curso de design e acabamento. “Faltava era só a união, a capacitação e a formação que o SEBRAE nos forneceu. E agora o mercado vai dar sustentabilidade e fortalecer todo artesão que faz parte da cadeia”, diz a presidente da cooperativa Maria Dalvani de Souza. O grupo reúne novos artesãos e também profissionais experientes, que já produziam artesanato, mas apostaram no trabalho. As biojoias com ouro e prata ganham mercado. Algumas peças foram vendidas para o Japão, França e Portugal. Uma joalheria da Itália pediu cem unidades. O trabalho do SEBRAE profissionalizou o grupo e hoje as artesãs tem orgulho da profissão que escolheram. “A gente sabe que está fazendo o desenvolvimento sustentável local, a gente sabe que está mantendo a Amazônia em pé e estamos trazendo uma renda para a nossa família e levando o nome do nosso estado e da Amazônia para fora do Brasil”, orgulha-se Maria de Souza. Leia a reportagem e assista ao vídeo do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios.