sábado, 29 de setembro de 2012

Colo do útero

O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), por isso é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.
É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.
Prevenção

A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos demonstram que o vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer cervical. A prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual, para evitar o contágio pelo HPV.
Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

Detecção Precoce

Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de lesões precursoras (que antecedem o aparecimento da doença) pode ser feita através do exame preventivo (Papanicolaou). Quando diagnosticado na fase inicial, as chances de cura do câncer cervical são de 100%. Conforme a evolução da doença, aparecem sintomas como sangramento vaginal, corrimento e dor.Exame PreventivoO exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolaou) é a principal estratégia para detectar lesões precursoras e fazer o diagnóstico da doença. O exame pode ser feito em postos ou unidades de saúde da rede pública que tenham profissionais capacitados. É fundamental que os serviços de saúde orientem sobre o que é e qual a importância do exame preventivo, pois sua realização periódica permite reduzir a mortalidade por câncer do colo do útero.O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar e se o exame for realizado com boa técnica e de forma delicada.Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame; evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame. É importante também que não esteja menstruada, porque a presença de sangue pode alterar o resultado.Mulheres grávidas também podem se submeter ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.

Como é feito o exame

· para a coleta do material, é introduzido um instrumento chamado espéculo na vagina (conhecido popularmente como “bico de pato”, devido ao seu formato);
· o médico faz a inspeção visual do interior da vagina e do colo do útero;
· a seguir, o profissional promove a escamação da superfície externa e interna do colo do útero com uma espátula de madeira e uma escovinha;
· as células colhidas são colocadas numa lâmina para análise em laboratório especializado em citopatologia.Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivoToda mulher que tem ou já teve vida sexual deve submeter-se ao exame preventivo periódico, especialmente as que têm entre 25 e 59 anos. Inicialmente, o exame deve ser feito anualmente. Após dois exames seguidos (com um intervalo de um ano) apresentarem resultado normal, o preventivo pode passar a ser feito a cada três anos.

O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico.
ResultadoSe o seu exame acusou:
• Negativo para câncer: se esse for o seu primeiro resultado negativo, você deverá fazer novo exame preventivo daqui a um ano. Se você já tem um resultado negativo no ano anterior, deverá fazer o próximo exame preventivo daqui a três anos;
• Alteração (NIC I): repita o exame daqui a seis meses;
• outras alterações (NIC II e NIC III): o médico decidirá a melhor conduta. Você vai precisar fazer outros exames, como a colposcopia;
• infecção pelo HPV: você deverá repetir o exame daqui a seis meses;
• amostra insatisfatória: a quantidade de material não deu para fazer o exame. Você deve repetir o exame logo que for possível.
Independente desses resultados, você pode ter alguma outra infecção que será tratada. Siga o tratamento corretamente. Muitas vezes é preciso que o seu parceiro também receba tratamento. Nesses casos, é bom que ele vá ao serviço de saúde receber as orientações diretamente dos profissionais de saúde.
VacinaçãoEstá em estudo no Ministério da Saúde o uso de vacina contra o HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As duas vacinas aprovadas para comercialização no Brasil protegem contra dois ou quatro subtipos do vírus: o 6 e o 11 (presentes em 90% dos casos de verrugas genitais) e o 16 e 18 (de alto risco para o câncer do colo o útero (presentes em 90% dos casos de câncer de colo uterino).
É importante enfatizar que as vacinas não protegem contra todos os subtipos do HPV. Sendo assim, o exame preventivo deve continuar a ser feito mesmo em mulheres vacinadas.

Tratamento

O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos mais comuns para o câncer do colo do útero estão a cirurgia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estadiamento da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade e desejo de ter filhos.

Sintomas

É uma doença de desenvolvimento lento que pode cursar sem sintomas em fase inicial e evoluir para quadros de sangramento vaginal intermitente ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais nos casos mais avançados.
fonte.combateaocançer.com

Próstata! Homens se cuidem!!!!!!!!

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Prevenção

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.
Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias.

Sintomas

Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Tratamento

Para doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

O que é PSA?

PSA é um exame, que tem como sigla em inglês para antígeno prostático específico, uma proteína produzida pelas células da próstata e considerada um importante marcador biológico para determinar quais homens precisam de biópsia e quais deles têm menor risco de desenvolver o câncer de próstata. O exame de PSA sozinho, no entanto, não é capaz de fornecer informações suficientes para determinar se o paciente tem ou não a doença.

fonte:combateaocançer.com

Câncer de ovário tem diagnóstico padronizado

O objetivo da padronização, de acordo com o ministério, é melhorar o atendimento a mulheres acometidas pela doença
Portaria do Ministério da Saúde publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União estabelece diretrizes para diagnóstico e tratamento do câncer epitelial de ovário. A estimativa da pasta é que a doença vai atingir mais de 6 mil brasileiras só este ano e provocar 3 mil mortes. No mundo, a média é 200 mil novos casos por ano.O objetivo da padronização, de acordo com o ministério, é melhorar o atendimento a mulheres acometidas pela doença e oferecer condições de avaliar os serviços oferecidos pela rede pública de saúde, como a oferta de exames e o tratamento indicado.
O ministério explicou, por meio de nota, que, “embora os procedimentos de diagnóstico e tratamento do câncer epitelial de ovário já sejam oferecidos no SUS (Sistema Único  de Saúde), o Ministério da Saúde espera que a padronização melhore o atendimento às pacientes, estimule boas práticas nos serviços de saúde e permita, no futuro, a avaliação dos centros de oncologia que prestam serviço”.
Atualmente, o Brasil conta com 270 centros oncológicos capazes de diagnosticar e tratar esse tipo de câncer, considerado o mais letal entre as neoplasias (proliferação anormal de células) que atingem o aparelho reprodutor feminino.
Fonte: Portal Eband

Tratamento contra o câncer também será padronizado / OtnaYdur/Shutterstock

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Valorize o que vc tem....

Valorize

Valorize

O dono de um pequeno comércio, amigo do grande poeta Olavo Bilac, abordou-o na rua: - Sr. Bilac, estou precisando vender o meu sítio, que o Senhor tão bem conhece. Poderá redigir o anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou o papel e escreveu:

 "Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os Pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortada por cristalinas e marejantes Águas de um ribeiro. A casa banhada pelo sol nascente oferece a sombra Tranqüila das tardes, na varanda". Meses depois, topa o poeta com o homem e pergunta-lhe se havia vendido o sítio. - Nem pense mais nisso, disse o homem. Quando li o anúncio é que percebi a maravilha que tinha ! Às vezes não descobrimos as coisas boas que temos conosco e vamos longe atrás da miragem de falsos tesouros. Valorize o que tens, as pessoas, os momentos....

Respirar é preciso!

Respirar é preciso!


Com o tempo aprendi que respirar fundo e sorrir é a maneira mais fácil para melhorar a aparência.

A respiração é o primeiro movimento que fizemos ao nascer e o último ao morrer.
E acabamos esquecendo disso!
A ansiedade aumenta e a respiração diminui... Simples!

Para diminuir a ansiedade, o primordial é aumentar a nossa respiração, ampliando o nosso espaço interno e levando este ar para a região do abdomen.
Quanto mais curta e alta estiver a respiração, maior a ansiedade.
Basta observar, comparar a respiração com as ondas do mar.
Expiração - entrega...
Inspiração - recolhimento...
Durante este movimento, ocorre uma pequena pausa, como a onda que termina na areia .

Terapeuta floral e aromaterapeuta ANELISE FEIJO......

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

muiiittoo lindo, perfeito, principalmente a trilha sonora.

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS PROFª MARI

Cabelos! O estilo de cada idade




Os fios são o molde do rosto e contribuem em grande parte no resultado da beleza. Sem contar que quando eles não estão bem, interferem na nossa auto-estima e humor, drasticamente! Então, para acabar de vez com o Bad Hair Day por todos os anos de sua vida, aposte em tesouradas certeiras para cada faixa etária.
Na leveza dos 20 As madeixas possuem, naturalmente, toda a vivacidade de que precisam e estão cheias de brilho e densidade. Esse período é o mais recomendável para ousar com franjas de todos os tipos, milhares de cortes ou comprimentos e, se você nasceu sortuda e possui os fios saudáveis, pode simplesmente deixá-los longos, como toda brasileira (e brasileiro) ama.
Na exuberância dos 30
Decidida, a mulher quer parecer modelo de capa de revista e esse ar voluptuoso pede cabelos repicados, desfiados, ainda longos (mas nem tanto). As franjas podem ser usadas do meio do rosto para baixo, para fugir do aspecto infantil das retas.
Na sofisticação dos 40
É claro que a sensualidade ainda impera, mas o corte precisa ser mais curto até um tamanho médio. A elegância ressurge em escolhas arrojadas, ou seja, não é preciso um corte reto para ser discreta, já que nessa fase a mulher é dona de si.
Na segurança dos 50 O profissional aconselha fios com mais volume, porém curtos, para dar um up no rosto que precisa de elementos rejuvenescedores.

Consultoria:
Marcos Coraza, Hair Stylist do salão Gilberto Cabeleireiros.
fonte Portal de Beleza fique Linda.

Aprenda a valorizar o seu melhor


Você é do tipo de mulher que só consegue enxergar seus defeitos? Pior, já rebate esta pergunta dizendo que só tem defeitos mesmo? Pois está errada. Psicóloga especializada em psicodrama, Marina Vasconcellos diz que, se sua autoestima está abalada, realmente fica difícil admirar seus predicados – e, é claro, eles existem.
“Quando sua autoestima está baixa, você passa a ver apenas defeitos, em você e nos outros. Se viver assim, acaba se tornando uma pessoa frustrada, triste”, avisa a psicóloga. “Há duas opções: colocar-se na posição de vítima ou aprender a lidar com aquilo que não lhe agrada.”
As causas para a insatisfação podem ser muitas e, se esse for um estado crônico, é bom procurar terapia. “Tem gente que nunca foi valorizada por ninguém. Nem pelos pais. Não recebeu elogios. Essa pessoa cresce sem saber reconhecer suas qualidades”, exemplifica Marina. “Quando é algo constante, a ajuda profissional é necessária.”

Mais feliz com o espelho
Digamos que você não goste do tamanho do seu nariz, por exemplo. E ele a deixa infeliz. Será que se você fizesse uma cirurgia plástica tudo se resolveria? Talvez não. “Se o problema real é interno, não adianta corrigir o externo. Logo outro motivo surge e a insatisfação retorna. Tem muita gente feia que não precisa ser linda para ser feliz”, resume Marina
Digamos que você não goste do tamanho do seu nariz, por exemplo. E ele a deixa infeliz. Será que se você fizesse uma cirurgia plástica tudo se resolveria? Talvez não. “Se o problema real é interno, não adianta corrigir o externo. Logo outro motivo surge e a insatisfação retorna. Tem muita gente feia que não precisa ser linda para ser feliz”, resume Marina.
Também psicólogo, Guilherme Vieira diz que é comum encontrar mulheres que associam a beleza à felicidade. “A ditadura da aparência é muito mais dura entre as mulheres. O estereótipo do perfeito, difundido pela mídia, torna o conforto com a aparência muito mais difícil. Não é fácil ficar de fora do que se considera adequado.Segundo ele, a mulher acredita que, se estiver encaixada em um padrão que admira, vai chegar a uma zona de conforto, o que não é verdade. “Como o objetivo, geralmente, nunca será atingido – ou será sempre insuficiente –, torna-se a razão de constante sofrimento. A busca por algo inatingível pode contribuir para o surgimento de transtornos que provocam distorções na percepção da própria aparência, como a bulimia e a anorexia, em casos extremos.”Marina Vasconcellos defende que não adianta alimentar o sofrimento quando as causas são imutáveis. “Aprenda a conviver com seus defeitos e encare-os com bom humor. E, se você acha que tem algo que a incomoda e que pode ser melhorado - e que essa característica é a verdadeira causa da insatisfação -, mude. Mas, se for o reflexo de um problema emocional, o que precisa ser tratado é o interior”, reforça ela. Além disso, ao invés de se preocupar com o que não é ideal, valorize as qualidades que você tem. “Observe-se. Se você se olhasse de fora, o que admiraria?”, pergunta Marina. “Receba bem os elogios. Aprenda a dar importância aos detalhes que as outras pessoas apreciam em você”,

fonte Atmosfera Feminina.


Carboidrato não é vilão: é indispensável


Há alguns anos, o carboidrato fazia parte apenas do vocabulário de profissionais de saúde. Aos poucos, ele foi incorporado ao nosso linguajar e hoje é possível dizer que pouca gente nunca ouviu falar nele. Apesar disso, ainda há dúvidas sobre o que é exatamente um carboidrato e por que ele é importante para a saúde do organismo.

"Os carboidratos, junto com as gorduras, fazem parte do grupo de alimentos chamados de energéticos, que têm esse nome porque são eles que fornecem energia - ou seja, calorias - para o corpo", explica a nutricionista Gisele Rossi Goveia, do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Os demais grupos, acrescenta, são os reguladores - importantes fontes de vitaminas que ajudam no metabolismo - e os construtores, como as proteínas, responsáveis pela renovação das células.

Como fornece calorias, o carboidrato funciona como um combustível para todas as células. Sem ele, os órgãos vitais não funcionariam. É por causa dele que se pode, por exemplo, ter energia para dar pulos, mexer os braços, falar, enfim, fazer tudo o que se quer e precisa.
Os carboidratos podem ser simples ou complexos. Os primeiros são aqueles que mais rapidamente se transformam em glicose dentro do organismo, como o açúcar, o mel e o refrigerante comum, entre outros. Os complexos demoram mais para se tornarem glicose e são as raízes, como batata ou mandioca, e as farinhas e seus derivados. Também se encontra carboidrato nas frutas, vegetais, leite e derivados e grãos em vagem, como feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico e soja.

Segundo Gisele, existem outras fontes de calorias, principalmente as gorduras, mas os carboidratos devem ser a fonte principal de energia numa alimentação saudável. "Cortar os carboidratos da alimentação leva ao maior consumo de gorduras e proteínas, o que pode sobrecarregar a função renal", explica a nutricionista, lembrando que, no caso do diabético, a sobrecarga sobre os rins pode ser ainda mais perigosa.

Ela reconhece que dietas que eliminam os carboidratos das refeições até provocam perda de peso, mas quem faz essa opção não consegue manter esse tipo de alimentação por muito tempo e, quando volta a uma dieta normal muitas vezes exagera e ganha peso novamente.

"Alimentar-se com itens dos três grupos, além de ser saudável, é a escolha correta para conseguir a sensação de saciedade e manter a glicemia equilibrada", aconselha a especialista.

fonte atmosfera Feminina

Carreira e amor: dá pra ser feliz nos dois?


1- Por que não estamos conseguindo equilibrar vida profissional e pessoal?

Porque a balança de sonhos, obrigações, planos está pendendo, hoje, mais para o lado profissional do que pessoal. Tanto que numa pesquisa que coordenei, as 200 mulheres de perfil inovador selecionadas só sabiam responder sobre carreira, carreira, carreira, diante da pergunta "Qual é o seu sonho?".
No passado, as mulheres queriam sair de casa e contribuir profissionalmente para a sociedade e para elas mesmas (com a realização profissional). Agora, elas não conseguem no dia a dia sair do escritório ou outro local de trabalho e voltar para casa, cuidar um pouco do seu lar, das suas relações pessoais, de si mesmas. Nos últimos 20 anos, principalmente, avançamos muito no âmbito profissional, ocupamos o nosso espaço. Agora o grande desafio é o de reorganizar a vida pessoal. 

2-  Dê algumas dicas para esse equilíbrio acontecer. 

Em primeiro lugar, essa é uma tarefa individual. Cada à mulher tomar atitudes para melhorar a sua balança entre trabalho e vida pessoal. No meu livro MULHERES DE SUCESSO QUEREM PODER... AMAR (Editora Gente) eu discuto seis mudanças de atitude que ajudam nesse desafio atual:

2.1 largar a capa de mulher maravilha e agir como uma mulher adulta
. Ou seja, parar de achar que só ela pode fazer tudo bem-feito, reduzir a mania de perfeição, agir diante do amor como uma mulher adulta, e não uma adolescente que ainda busca o príncipe encantado sem defeitos e com um castelo de riquezas. 

2.2 Decifrar o homem de hoje. Ele também vive um período de transição e as referências de pai e avô não lhe serve mais. 

2.3 Redimensionar seus planos de vida para caber amor nela. Somos incentivadas a traçar plano de carreira, mas o ideal é traçar plano de vida, em que você coloca seus desejos profissionais e pessoais. Isso ajuda a conciliar. 

2.4. Achar tempo e energia. Esses são os principais problemas atualmente. Mas é preciso se esforçar para abrir tempo na agenda para se divertir, namorar, recarregar as energias. E tem mais: quem tem vida pessoal, tem vida amorosa e sexual, produz melhor profissionalmente. 

2.5 Cultivar o desejo.  
A vida está tão pesada para a mullher que ela pode deixar de lado sua feminilidade, sua sensualidade e suas necessidades/vontades de mulher.  Fique atenta a isso!

2.6 Criar vínculo e cumplicidade com o parceiro de modo que um também colabore com a carreira do outro. O casal deve ser parceiro, e não competir. Juntar forças, sonhos, ideias de como se pode viver melhor.

3- Como as mulheres que colocaram a vida profissional em primeiro plano e deixaram a amorosa de lado estão lidando com isso?

A palavra-chave para esta pergunta é: escolha. Fazemos escolhas o tempo inteiro. E elas implicam perdas e ganhos. Ter consciência disso é fundamental para que a gente não veja tantas mulheres que jogaram todas as fichas no emprego se sentindo frustradas porque não sobrou nada além do cartão de visitas depois que a carreira passou. 
Como jornalista, já entrevistei mulheres que escolheram focar na carreira e estão bem. Mas entrevistei e entrevisto muito mais mulheres que querem outras coisas também, como casar e ter filhos, e ficam adiando, adiando... Por medo de não conseguirem conciliar as coisas. Eu defendo que é possível conciliar. Não é fácil, mas é possível. E vale a pena encarar o desafio. Ter sucesso profissional é maravilhoso, mas não me adianta se eu não tiver companhia para tomar um vinho na sexta à noite, por exemplo. Amo minha profissão, amo também o meu marido (que é um companheirão) e amo também ser mãe. 
Fico preocupada com a ilusão criada pela medicina de que a mulher pode ser mãe a qualquer hora. Não é bem assim. E não se descongelam filhos como se descongela lasanha. Se há o desejo de ser mãe, aconselho trabalhar bastante, mas achar tempo e energia para paquerar, namorar, fertilizar, ter um filho. Muitas mulheres conseguem, por que você não conseguirá? A vida é sua, a rédea está na sua mão, e não na do seu patrão, do seu cliente exigente...

4- Você sente que as mulheres estão apenas com foco nas suas carreiras ou buscam ser empreendedoras – terem seu próprio negócio?

Entre os empreendedores, os números mostram, as mulheres são maioria. Um dos motivos é que o negócio próprio facilita a conciliação entre trabalho e vida pessoal. Mas não é só isso. As mulheres têm inteligência, garra, facilidade para comandar equipes, criatividade, capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, empatia... Características bem-vindas aos empreendedores. É uma saída para muitas profissionais incríveis que não conseguem um mínimo de flexibilidade dentro das empresas. E aí as empresas perdem talentos por não oferecerem essa flexibilidade, por não compreenderem que precisam ajudar suas funcionárias a equilibrar trabalho e vida pessoal. Felizmente algumas empresas mais modernas estão "acordando" para essa questão. Trata-se de uma questão social, de sustentabilidade da nossa sociedade. Imagine só se a grande maioria das mulheres não tiver mais filhos porque não consegue conciliá-los com o trabalho? 

5- "Os homens têm medo de mulheres independentes". Mito ou verdade?

Verdade. Principalmente daquelas que gritam, só dão ordens, tratam os homens bem mal, como se eles fossem funcionários. Até eu tenho medo dessas... Falando sério, os homens andam reclamando que estamos muito mandonas. E fazemos isso porque gostamos de mandar e também porque temos de ser tão assertivas no trabalho para impormos respeito que temos dificuldade de fazer o corte quando entramos em casa. Além disso, há homens culturalmente mais machistas, que têm dificuldade de aceitar essa independência. Mas os mais jovens já aceitam melhor. E não tem outro jeito. Eles terão que se acostumar. Para ajudar nesse processo, podemos controlar nosso lado mandão e tratá-los como parceiros, e não de forma negativa, olhando de cima para baixo, não é?

6- Estamos cada vez mais agressivas (no sentido da personalidade) por conviver em ambientes masculinos. Como lidar com isso?

Falava disso na resposta anterior. Cabe ficarmos atentas ao nosso comportamento e buscar formas de controlar tanta agressividade (que é mais útil na carreira do que na vida pessoal). Uma vez meu marido me disse, sentado no sofá ao lado do nosso filho: "Joyce, já reparou que você está entrando em casa às 9 da noite, pisando firme e olhando para nós como se fosse passar uma matéria para escrevermos?". Ele tinha total razão. E que bom que temos abertura para que ele pudesse se expressar e puxar a minha orelha. Daí em diante, resgatei um hábito que faz meu cérebro lembrar que não estou mais na redação da revista: dou um beijo na boca dele, bem dado, e um beijo no rosto do meu filho. Outro hábito que me ajuda a controlar a agressividade é fazer acupuntura. Lá eu desabafo, reequilibro as energias, cuido da saúde física e mental. Caminhar na praia, nos fins de semana, também alivia minhas tensões. 

7 - E quando o homem ganha menos no casamento? Como lidar com isso sem ficarmos autoritárias?

Em todas as entrevistas que tenho dado, desde que lancei meu livro, essa questão aparece. Sinal de que é nesse ponto que, digamos, o “bicho pega”. Os homens ainda estão se acostumando com essa realidade, e as mulheres também. Agora, a forma como essa mulher que ganha mais encara o dinheiro é fundamental. Se ela encara o dinheiro como um fim, o relacionamento dela ficará difícil de perdurar. Se ela encara como meio de o casal realizar sonhos, planos, que não se encerram no terreno financeiro, fica mais tranquilo lidar com a situação. Na fase em que escrevia o livro, me preocupava que os holofotes virassem muito para o meu lado e meu marido se sentisse incomodado, renegado. Aí, preocupada com meu relacionamento, o incentivei a criar um site para expor seu trabalho como jornalista/economista especializado em estudos setoriais. Na época do lançamento do meu livro, abrimos um espumante para comemorar dois feitos: meu livro e o site dele. Não sou mais do que ele só porque posso em algum momento obter mais sucesso. Ele sabe disso, eu o admiro profissionalmente, e ele me admira profissionalmente.

8- Você acha que esse ritmo alucinante profissional das pessoas tende a diminuir ou não tem volta?

Vivemos em tempos de mudanças rápidas, de dinamismo, aceleração, informação em excesso, cortes e enxugamentos nas empresas em nome da competitividade, tantos estímulos digitais... Isso não mudará. Mas muitas mulheres começam a perceber que a emancipação feminina trouxe vitórias e também um mundo de cobranças e obrigações. Ou seja, ela não está causando a felicidade que se imaginava. Vamos voltar sete casas? Não. Vamos trazer o pêndulo para o meio, para o equilíbrio, assim poderemos desfrutar de vários momentos alegres que apenas o sucesso profissional não é capaz de dar para a maioria. 

9- Fale três inimigos do relacionamento. E três aliados.

Vou eleger como inimigos do relacionamento: a intolerância (briga construtiva sim, mas aquela em que os dois brigam por brigar só mina o amor), a ansiedade de desempenho no sexo (quando vira competição, os dois se sentem pressionados a dar um show) e a falta de tempo para o relacionamento (há casais que mal se encontram, e quando se encontram só falam de problemas...).
Três bons aliados: a empatia (se eu me coloco no lugar do outro, é mais fácil fazer acordos), o bom humor (casais que riem juntos ficam juntos), sexo lúdico (em que os dois se divertem, trocam carinhos, mantêm-se atraentes um ao outro). 

10- Por que as mulheres desenvolveram tanto lado mental, mas não o emocional. O homem continua sendo o centro do universo de muitas delas.

O homem ainda é o que nós, mulheres, temos, sem ser de lata e com um coração batendo. Eu gosto dos homens, tenho dois em casa. Você fala sobre as mulheres que pensam serem felizes somente depois de achar sua metade da laranja? Esse pensamento está atrasado, claro. Mesmo porque é um desafio tão grande chegar a 16 anos de casamento, como é o meu caso, que eu digo no livro: hoje, o amor é um encontro de inteiros, e não mais de metades que se complementam. Os dois precisam querer muito que o relacionamento dê certo, precisam investir tempo e energia, precisam ter a coragem e a persistência de insistir nesse amor, em vez de fugir dele e se separar tão facilmente diante do primeiro conflito. Não prego insistir num amor tóxico, mas também não desistir diante do primeiro obstáculo, achando que você aperta um botão e vem um amor pronto. Amor é construção. 

11 – A maternidade cada vez mais adiada em detrimento da carreira. Como fica a cabeça desta mulher, com tantos paradoxos? 
 
Como disse, o relógio biológico "grita". É uma escolha, e pode acontecer na paralela da carreira. Agora, se eu nunca paro de ler relatórios para ir paquerar, namorar, casar, chego aos 40 anos aflita porque preciso ser mãe a qualquer preço. E meus óvulos já não são jovens... E estou no auge da carreira... E acho que não posso realizar o sonho da maternidade porque meu chefe não quer. Isso tudo é para pirar a cabeça da mulher. Vamos agir como mulheres adultas e responsáveis pela própria vida?
A pergunta essencial é: o que eu quero? O que vai me fazer feliz? E ter coragem de bancar os próprios sonhos. Uma ótima profissional vai conseguir prosseguir na carreira, nesse emprego ou em outro, sem que a maternidade arruíne tudo. E ter um filho com um pai bacana, que você ame, do seu lado, é a melhor das opções. Eu, pelo menos, experimento isso na minha vida. Tive muita dificuldade para engravidar, quase morri próximo do parto, e meu marido estava ao meu lado, me dando força, dividindo as dores e alegrias. Sou muito grata a ele por tanta força que me dá na vida pessoal e profissional. E sei que é recíproco. 

fonte Atmosfera feminina

Joyce Moysés
 é jornalista há 25 anos, especializada em amor, sexo e carreira, também palestrante e autora do livro Mulheres de Sucesso Querem Poder... Amar (Editora Gente). Para contatá-la e ler a introdução do livro, visite o site www.joycemoyses.com.br.

Os fatores de envelhecimento da pele



Rugas, manchas, os famosos pés de galinha e certa flacidez facial... Nossa, se a gente pudesse sairia correndo deles, não é mesmo? Afinal, são essas combinações que denunciam que a nossa pele está com uma certa “quilometragem”. 
Mas calma! É possível prevenir, porque, sabendo quais são os fatores que provocam esse quadro, fica mais fácil você se cuidar e evitar uma briga com o espelho.

“O envelhecimento cronológico se inicia a partir dos 20 anos de idade e se acentua com a menopausa. Tem forte influência genética e racial e ocorre com a diminuição da densidade, tonicidade, firmeza e elasticidade cutânea”, explica o médico Alexandre Y. Okubo, dermatologista formado pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Além da mudança fisiológica citada acima, acontece também o envelhecimento extrínseco, causado por fatores ambientais. “O efeito cumulativo da radiação UV, da poluição e do tabaco, sobre as camadas superficiais da pele, tem como consequência o agravamento das alterações características do envelhecimento intrínseco. Há maior formação de radicais livres que vão agredindo o DNA das células e, consequentemente, acontecem maiores danos”, alerta Okubo.

Beleza e cigarro não combinam!

No caso do cigarro, é comprovado o envelhecimento cutâneo, sendo que não importa por quanto tempo a pessoa fumou, e sim a quantidade de cigarros diários pelo tempo, que é mensurado por maços-ano. Quanto maior o índice, mais afetada a pele será. “O fumante que deseja ter uma pele saudável deve parar imediatamente com o vício e começar a tratar os sinais do envelhecimento que já devem estar presentes em sua face”, indica o especialista.

Quanto mais cedo também se iniciar a prevenção à exposição solar, melhor é o resultado. O efeito crônico dos raios UV sobre a pele é cumulativo e mais importante nas primeiras duas décadas de vida. “É importante que a brasileira tenha consciência de que o simples hábito de aplicar diariamente o filtro solar pode salvar sua pele, além de prevenir contra o câncer.”

Uma aliada chamada tecnologia

Agora que você já tem a informação, onde entra a tecnologia de que falamos logo na chamada do texto? Na utilização dos nutricosméticos, ou pílulas da beleza, como são popularmente conhecidos. “Esses produtos têm o papel de hidratar, nutrir e fornecer princípios ativos importantes para o processo de prevenção e tratamento ao envelhecimento cutâneo. Dentre eles, destaco os antioxidantes, antiglicantes, alfa-hidroxiácidos, retinol e tensores.” 

Podemos dizer que o uso dessas substâncias é essencial na recuperação da autoestima das pacientes devido aos rápidos resultados apresentados, ainda mais quando seu uso é mesclado a cuidados tópicos, potencializando efeitos.

Mas lembre-se: ter uma pele bonita não depende somente do uso de cremes em potes ou tratamentos caríssimos em consultório, nem da genética. Além da combinação de nutricosméticos com técnicas estéticas, é preciso, sobretudo, ter equilíbrio. “Quando o estresse é prolongado e frequente, pode acelerar o envelhecimento por expor o organismo a uma maior taxa de hormônios (cortisol) e maior produção de radicais-livres”, lembra o doutor. 

Fique atenta a essas informações e dicas. Assim, não só a pele ficará linda, mas você por inteiro!

fonte atmosfera feminina.

Arroz ao forno com peixe Rende até 6 porções e fica pronto em apenas 1 hora

Arroz ao forno com peixe

Foto: Stela Handa/Colaboradora
Tempo: 1h
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Ingredientes
3 colheres (sopa) de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho picado
2 xícaras (chá) de peixe cozido e desfiado
1 sachê de molho de tomate pronto
1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
Sal a gosto
Manteiga para untar
3 xícaras (chá) de arroz branco cozido
2 xícaras (chá) de queijo mussarela ralado
1 copo de requeijão cremoso (200g)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e doure a cebola e o alho. Adicione o peixe, o molho de tomate, o cheiro-verde, o sal e deixe levantar fervura. Desligue e reserve. Em um refratário médio untado com manteiga, intercale camadas de arroz branco, de refogado de peixe, de queijo mussarela e de requeijão. Termine com o queijo parmesão e leve ao forno médio, preaquecido, por 25 minutos ou até gratinar.

fonte papofeminino

Deliciosas Receitas,experimente!


Frango com creme de palmito

Uma receita apetitosa com um sabor delicioso!
Rendimento: 6/porções
Tempo: 30min (+20min de descanso)
Dificuldade: fácil
Ingredientes

1 frango sem pele cortado em pedaços
1 colher (sopa) de caldo de galinha em pó
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de vinagre tinto
3 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 tomates picados
1 xícara (chá) de palmito fatiado ou picado
1/4 de xícara (chá) de salsa picada
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 xícaras (chá) de leite
50g de queijo parmesão ralado para polvilhar
Frango com creme de palmito
Foto: Stela Handa/Colaboradora
Modo de preparo
Em uma tigela, tempere o frango com o caldo de galinha, o alho e o vinagre e deixe descansar por 20 minutos. Em uma panela, ao fogo médio, aqueça a manteiga e doure a cebola e o frango. Adicione os tomates, tampe e cozinhe por 10 minutos. Acrescente o palmito e a salsa, espalhe a farinha de trigo e refogue por 2 minutos. Despeje o leite e misture até engrossar. Polvilhe com o queijo parmesão, misture e sirva acompanhado de arroz branco e batata palha.

FONTE  papofeminino.

Mensagem À Mulher,Boa tarde!

Foto: Dependência Afetiva Não dependamos emocionalmente de ninguém. Todos somos interdependentes, no entanto, cada qual tem o direito de efetuar as suas próprias escolhas. Quem depende psiquicamente de uma outra pessoa para viver está doente, reclamando, por isto mesmo, inadiável tratamento. Não escravizemos ninguém às nossas idéias e ao nosso modo de ser, tanto quanto não nos permitamos nos escravizar, a ponto de nos anularmos em nossa própria vontade. Todo excesso no campo afetivo, a pretexto de amor, é simples posse, paixão disfarçada gerando desequilíbrio. O pensamento fixo que nos ocupa a cabeça é sinal evidente de que algo não está bem conosco e carecemos de reconhecer isto, se não quisermos nos precipitar em abismos de maiores sofrimentos. Ninguém deve entregar-se totalmente a alguém, a não ser a Deus! Todos somos afetivamente carentes, mas não nos prevaleçamos disto para inspirar piedade a nosso respeito ou realizar chantagens emocionais. Quem se doa aos outros, sem pensar em si, receberá de volta o que necessita na medida exata do que houver cedido. Embora as nossas ligações cármicas, saibamos que não somos de todo insubstituíveis no carinho de quem quer que seja. Sempre ser-nos-á possível encontrar alguém na estrada do destino que, não sendo necessariamente quem imaginamos, poderá nos surpreender como o agente da felicidade que esperamos
. Livro: Lições da Vida Irmão José

A VC MULHER!!!!!!!!!!!!!!

Jamais permita que algum homem te escravize,
você nasceu livre para amar e não para ser escrava.
Jamais permita que o teu coração sofra em nome do amor,
amar é um ato de felicidade, por que sofrer??

Jamais permita que teus olhos derramem lágrimas,
por alguém que nunca te fará sorrir!
Jamais permita que teu corpo seja usado,
saiba que o teu corpo é a moradia do espírito,
por que mantê-lo aprisionado?

Jamais permita ficar horas esperando por alguém
que nunca virá, mesmo tendo prometido...
Jamais permita que o teu nome seja pronunciado em vão
por um homem que nem sabe se tem nome...

Jamais permita que o teu tempo seja desperdiçado
por alguém que nunca terá tempo para você...
Jamais permita ouvir gritos em teus ouvidos,
o amor é o único que pode falar mais alto!!

Jamais permita que paixões desenfreadas tirem você
de um mundo real para um outro que nunca existiu!
Jamais permita que os outros sonhos se misturem aos seus
fazendo-os virar um grande pesadelo!

Jamais acredite que alguém possa voltar
quando nunca esteve presente...
Jamais permita emprestar teu útero para gerar
um filho que nunca terá pai...

Jamais permita viver na dependência de um homem
fazendo crer que você nasceu inválida...
Jamais permita que você fique linda e maravilhosa para
esperar um homem que não tenha olhos para te admirar!

Jamais permita que teus pés caminhem em direção
de um homem que vive fugindo de você!
Jamais permita que a dor, que a tristeza, que a solidão, que o ódio,
que o ressentimento, que o ciúme, que o remorso e tudo que possa
tirar o brilho dos teus olhos fazendo enfraquecer
a força que existe dentro de você!!

Jamais permita que você mesma perca a dignidade de ser MULHER!!!

fonte  Martha Medeiros.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

SPM aposta no crescimento de mulheres na força de trabalho formal para superação das desigualdades


Data: 24/09/2012
Com base nos dados divulgados pela RAIS, na última terça-feira (18/09), Secretaria aponta resultado como reflexo das ações do governo federal para o incentivo da autonomia econômica das mulheres
O aumento da participação das mulheres como trabalhadoras teve continuidade em 2011. O crescimento é de 5,93% delas no mercado de trabalho, enquanto para os homens foi de 4,49%. É o que revela a Relação Anual de Informações Sociais Ministério, divulgada, na última terça-feira 18/09), pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O levantamento é um instrumento do governo federal utilizado para identificar os trabalhadores e trabalhadoras que têm direito ao abono salarial e fornece um quadro com informações acerca do trabalho formal no Brasil.
A elevação da participação feminina no mercado de trabalho formal é um resultado positivo para a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR) e refletem as ações do governo federal para o incentivo da autonomia econômica das mulheres. “Ainda que esta não seja a única condição, mulheres com independência econômica e financeira, com direitos e benefícios garantidos, podem investir em perspectivas profissionais e culturais. Desse modo, elas têm instrumentos para enfrentar com mais vigor a violência doméstica e garantir o sustento de si e da família”, considera a secretária de Avaliação de Políticas e Autonomia Econômica das Mulheres, da SPM, Tatau Godinho.
No geral, o Brasil registrou a terceira maior geração de empregos desde 1985. Nos resultados da RAIS de 2011 é possível saber as mudanças na vida de mulheres e homens empregados em mais de 7,8 milhões de estabelecimentos. Os números da RAIS evidenciaram que o setor da construção civil se destacou como mais dinâmico, em parte como resultado dos investimentos e incentivos do governo federal, com 9,62% de trabalhadores e trabalhadoras a mais do que no ano anterior. As mulheres, cada vez mais, também compõem a força de trabalho no setor. 
“A SPM vem incentivando diretamente os municípios e estados a ampliar as oportunidades de trabalho para elas neste ramo, por meio de convênios e acordos de cooperação”, afirma da secretária Tatau Godinho. Em julho passado, a SPM, a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) do Ministério da Integração Nacional e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação firmaram acordo para a realização de cursos de curta duração voltados à capacitação técnica de mulheres em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda no Centro-Oeste. O projeto tem investimento de R$ 2 milhões, a serem aportados pela SPM e pela Sudeco, e vai dar suporte aos Arranjos Produtivos Local – APL´s de base na agricultura e na indústria automobilística da região Centro-Oeste. 
Tatau salienta a importância da participação das mulheres em profissões não tradicionais, ou seja, aquelas que não estão diretamente ligadas aos cuidados. De acordo com ela, “são políticas que têm importante incidência nos esforços para a equiparação dos rendimentos entre mulheres e homens, o que é ainda muito desigual de acordo com os dados do IBGE: as mulheres recebem 73,8% do rendimento masculino”, avalia. 
A secretária aponta que os dados da RAIS mostram que não houve mudança significativa na desigualdade salarial, já que o aumento real de todos os trabalhadores e trabalhadoras é muito pequeno, se analisado por gênero.  Para ela, esse quadro requer atenção do governo federal e a intensificação de políticas de igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho.
“O aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho, divulgado pela RAIS, mostra a importância do incentivo ao emprego formal no país. Reforçam que as políticas específicas para as mulheres e direcionadas para a conquista da autonomia econômica continuam sendo fundamentais para reverter o quadro de desigualdade do Brasil”, frisa a secretária Tatau Godinho.
 fonte:
Comunicação Social 
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM