sábado, 15 de junho de 2013

Palmito atua contra a osteoporose

O palmito não é bom só para o paladar. Além de quase não conter calorias, atua contra a osteoporose, já que é rico em cálcio.
E tem mais: o vegetal ainda contém ferro suficiente para acabar com a anemia e fósforo em quantidade também suficiente para combater o desânimo.
Dica
O palmito em conserva é algo da bactéria clostridium botulinum, causadora do botulismo. Um jeito de mandar embora esse micróbio perigosíssimo é consumi-lo somente depois de 15 minutos de fervura.
Palmito fortalece os ossos, combatendo a osteoporose - foto reprodução
fonte: Novo Guia de Nutrição – l

Rúcula atua contra anemia

Por trás do gostinho amargo dessa verdura estão substâncias capazes de prevenir inflamações no intestino, como a colite, e facilitar o trabalho digestivo. Fora isso, a rúcula é rica em ômega -3, ácido graxo responsável por manter os vasos sanguíneos saudáveis. Diante dessa molécula, os perigosos triglicérides, que tendem a se acumular nas artérias, não têm vez. A rúcula contém ainda ferro, que afasta a anemia, e potássio, que participa das contrações musculares. Também contém vitamina A, boa para os olhos cansados, para a pele, para as unhas e o cabelo. Além da vitamina C, cada vez mais queridinha dos médicos por ser boa de briga contra o câncer.
Dica de consumo:
Uma boa forma de aproveitar suas qualidade é consumi-la crua, em saladas, já que parte das substâncias benéficas vai embora com o aquecimento. Você pode cozinhá-la por, no máximo, cinco minutos se não quiser perder os nutrientes. 
A rúcula regula o intestino e facilita a digestão. Foto Mauro Holanda

Fonte: Guia completo de nutrição – Saúde! é vital – Editora Abril

A chia e seus benefícios

como usar chia blog da mimis
A chia é a semente da vez!
Originária da Colômbia e  México, ela já  foi consumida por  civilizações bastante antigas, há cerca de 2 mil anos a.C.
E de onde vem toda essa fama atual? Redescoberta recentemente, a chia foi estudada e comprovaram que ela  é super benéfica ao organismo, por ser rica em vários nutrientes.
E entre os principais elementos que a compõe, está o  o ômega 3, presente em doses mais elevadas que as encontradas na queridinha linhaça.
Olha como é linda a sua flor!
De grande poder antioxidante, 100gramas de chia equivalem à 2,5kg de tomate. Ainda, a mesma quantidade equivale ao magnésio de 200gramas de nozes, segundo a nutricionista Karin Honorato. 
Essa semente possui vitaminas do complexo B, zinco, cobre e potássio e quase 20% da sua composição é proteína de alto valor biológico. 
E de onde vem sua  fama como auxiliar no processo de emagrecimento? Nas fibras presentes em grande quantidade! 
Veja mais dos seus benefícios:
- Ação anti-inflamatória:  O ômega 3 é um poderoso aliado no combate da inflamação corporal.
- Melhora do trânsito intestinal, sendo eficaz na constipação (intestino preso(. 
- Aliada nas dietas de emagrecimento: Suas fibras solúveis formam um composto gelatinoso , tornando a digestão mais lenta e aumentando a saciedade.
-Antioxidante: Seus compostos bioativos auxiliam no combate aos radicais livres. 
- Controla a diabetes: aliada a uma dieta específica, a  grande quantidade de fibras presentes na chia, auxilia na melhora da sensibilidade à insulina, melhorando os níveis de glicemia após a refeição. 
- Auxilia o combate às doenças cardiovasculares e colesterol aumentado. 
- Melhora a resistência e recuperação muscular para quem pratica atividade física, pela presença de proteínas vegetais, ômega 3 e sais minerais. 
- Possui excelente qualidade de proteína de origem vegetal, sendo indicada para dietas vegetarianas. 
- Mantém a boa saúde cerebral, melhorando a memória, a depressão e ansiedade.
Suas informações nutricionais são as seguintes para uma colher de sopa de chia:  (aproximadamente 10 gramas)
Calorias 54   Carboidratos: 4,4g   Proteínas: 1,72g  Gorduras: 3,3g
Abaixo uma tabela com todos os seus macro e micronutrientes (ver este post AQUI)
informação nutricional chia blog da mimis
Fonte: Os benefícios da “chia” em humanos e animais Giovanni Tosco – México

Confiar consiste em olhar de uma forma diferente para si e a vida como um todo. A confiança desabrocha quando podemos iluminar nossas sombras, iluminar o que normalmente não queremos olhar com uma visão diferenciada, com compaixão, compreendendo e acolhendo nossos pontos a melhorar. Entendendo como interagimos com o mundo. A partir do conhecimento de nossas sombras, podemos explorar riquezas antes não conhecidas e nos abrir para todo um universo de possibilidades dentro de nós. Quanto mais nos conhecemos, mais podemos confiar em nós mesmos. E quanto mais confiamos em nós mesmos, podemos entender que tudo que acontece, está interligado para o nosso aprendizado e assim, podemos agir ao invés de reagir, compreender ao invés de julgar e confiar na providência divina ao invés de reclamar. Um por todos, todos por um numa só teia evolutiva de aprendizados. Gustavo M.Machado