quinta-feira, 28 de março de 2013

Mulherões,passeio Historico e Cultural!

Musa vc não pode Perder!


MMRO

Bolo de Cupuaçú

Ingredientes

Caramelo:
2 xícaras de açúcar

Bolo: 
1 cupuaçu de 1,5 kg sem casca e sem sementes, cortado em pedaços pequenos
10 ovos
1 xícara de leite de coco
5 1/2 xícaras de açúcar
1 1/4 xícara de manteiga
2 xícaras de farinha de trigo.


Modo de Preparo

Caramelo:
Em uma panela, coloque o açúcar, leve ao fogo brando e, mexendo com uma colher de pau, deixe o açúcar derreter e adquirir uma cor bem dourada.
Tire do fogo, espalhe rapidamente em uma forma de buraco com 27 cm de diâmetro.

Bolo: 
Coloque cupuaçu, ovos, leite de coco no copo do liquidificador e bata bem. Na tigela da batedeira, coloque açúcar, manteiga, um pouco da mistura de cupuaçu, bata até obter um creme homogêneo, junte a mistura restante, acrescente farinha de trigo, misture bem e despeje na forma caramelizada. Leve ao forno e asse, em banho-maria por cerca de 2 horas e 30 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, saia seco. Tire do forno, deixe amornar, desenforme em um prato de servir, deixe esfriar e leve à mesa.
 
Tempo de preparo: 50 min
Rendimento: 10 porções
Dificuldade: fácil
fonte:turismopbrasil

Costela de Tambaqui Grelhado


Ingredientes:

250 gr de costela limpa
2 dentes de alho
1 limão
2 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto


Modo de preparo:
Em um recipiente, tempere a costela com alho, limão e sal. Grelhe com azeite extra-virgem.
Sirva com arroz branco, farofa de farinha de mandioca e molho de tucupi.

fonte:turismopbrasil

Pato no tucupi -amigas esta Receita é uma Deliciaaaaaaaaaaaaaaaa,


Ingredientes:

• 1 pato grande• 3 cebolas pequenas, cortadas em rodelas• 4 dentes de alho• 100 g de bacon em fatias• 5 tomates maduros (opcional)• 1/3 de xícara de chá de vinagre• 1 folha de louro picado• 1/2 colher de café de cominho e pimenta do reino• 1 xícara de chá de óleo• 1 maço de jambu (ou agrião)• 1 litro de tucupi• 12 colheres de sopa de farinha de mandioca torrada• Sal a gosto


Modo de preparo:
1. Limpe muito bem o pato2. A seguir, fure-o ligeiramente com um garfo e tempere com alho socado, sal, louro, pimenta do reino, cominho e vinagre3. Deixe tomar gosto de um dia para o outro4. Após este tempo, cubra o pato com fatias de bacon, coloque-o numa assadeira, arrume por cima as fatias de cebola e tomate5. Regue com óleo e leve ao forno moderado, deixando assar até que o pato fique corado e macio6. Retire, corte-o em pedaços e deixe no próprio molho7. Limpe o jambu, lave e pique (conserve os talos para dar mais gosto), ferva o tucupi com 2 dentes de alho previamente socados, por mais ou menos 15 minutos8. Se usar agrião, não se deve ferver9. Adicione os pedaços do pato no molho e deixe ferver por 20 minutos10. Na hora de servir, coloque em cada prato 2 colheres de sopa de farinha de mandioca, arrume por cima 1 ou 2 pedaços de pato e despeje bastante molho (bem quente)11. O molho misturado com a farinha formará uma espécie de pirão

Para fazer o molho do tucupi:1. Rale a mandioca, esprema o caldo e coloque para cozinhar com bastante alho2. Depois de frio engarrafe3. Uma boa opção para se fazer com tucupi é o famoso tacacá4. Ferva um litro de tucupi com um galho de jambu e três pimentas malaguetas5. Faça uma massa bem espessa com meio quilo de polvilho e água6. Misture meio quilo de camarões secos e sirva com molho de tucupi por cima, quente
 fonte:turismopbrasil

segunda-feira, 25 de março de 2013

Cerca de 80% dos casos de varizes têm origem familiar, diz especialista.


Se você tem vasinhos de sangue aparentes nas pernas e achava que eram varizes, saiba que elas são algo diferente: veias dilatadas que ficam saltadas na pele.
Quem aprofundou o assunto foram o cirurgião vascular Pedro Puech e a cardiologista Ludhmila Hajjar, que esclareceram que o problema é mais incidente em mulheres, idosos, sedentários e obesos.
A incidência de varizes na população adulta em geral é de cerca de 15% entre as mulheres e de 5% nos homens. Ao todo, 80% dos casos têm origem familiar; os demais estão ligados a maus hábitos de vida. Os adultos com predisposição genética podem apresentar os sinais ainda jovens, por volta dos 25 anos.Para entender o que ocorre nas varizes, é preciso saber que o caminho de ida do sangue saindo do coração, para entregar nutrientes e oxigênios ao corpo, é feito pelas artérias. O trajeto de volta ocorre pelas veias. Nas pernas, essas veias precisam vencer a gravidade para fazer o sangue voltar ao coração. Por isso, as paredes das veias contêm válvulas, que às vezes não dão conta do recado. Aí o sangue se acumula e vai alargando as paredes, que se tornam grossas a ponto de ficar visíveis na pele.
O problema pode ser agravado em quem passa muito tempo em pé ou de salto alto, e causar queimação, dor ou coceira.
Exercícios para a panturrilha
Manter a batata da perna em movimento pode ajudar a prevenir varizes. É que a panturrilha é considerada o “segundo coração”, responsável por 70% do trabalho de retorno do sangue ao músculo cardíaco.
Trabalhar essa região pode evitar inchaços, varizes e trombose (coágulo no vaso sanguíneo). Por isso, é recomendado subir escadas, rampas, pedalar com a ponta dos pés e caminhar de forma ritmada.
fonte: Bem Estar

Jeans apertado favorece corrimento e soja ameniza sinais da menopausa.

São muitos os mitos e as verdades que rondam a saúde da mulher, desde se uma calça jeans apertada pode favorecer um corrimento vaginal até se consumir soja ajuda a melhorar os sintomas da menopausa, os ginecologistas José Antônio Marques e Nilson Roberto de Melo tiraram várias dúvidas sobre ciclo menstrual, pílula, cistos e endometriose, entre outros temas. Já a fisioterapeuta Débora Páduae ensinou exercícios para fortalecer o períneo e evitar a incontinência urinária.

A musculatura do assoalho pélvico funciona como uma rede que sustenta todos os órgãos. A flacidez dessa região pode ser causada por vários fatores, como sobrepeso, gestação (geralmente acima de três), disfunção hormonal, parto normal (se for feito um corte no períneo) e excesso de fortalecimento do abdômen.

A fisioterapeuta explica que a queda de hormônios provoca uma perda de fibras musculares, causando o enfraquecimento do assoalho pélvico.

Já o excesso de exercícios para o abdômen pode provocar perda de urina porque a pressão na barriga empurra os órgãos para baixo.

Segundo Débora, os exercícios para a pelve ajudam no sexo e evitam que as grávidas tenham perda de urina, que o útero ou a bexiga desçam para o assoalho pélvico e que os idosos sofram com incontinência.

Os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. Faça 30 repetições de dois exercícios, contraia e relaxe a pelve. Depois, contraia novamente, segure por 10 segundos, relaxe a pelve e conte mais 10 segundos. Repita 30 vezes. Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar: no banho, dirigindo, andando de bicicleta, etc.

Para saber como movimentar a musculatura da pelve, experimente cortar o xixi. Mas atenção: isso só serve para descobrir como deve ser feita a contração. Os exercícios nunca devem ser feitos durante o xixi, porque isso pode prejudicar a bexiga.
E, se você quiser aliviar os sinais da tensão pré-menstrual (TPM), que aumentam após os 35 anos, é indicado fazer atividade física, manter uma alimentação leve e evitar cafeína.

Em alguns casos, os médicos recomendam o uso da pílula anticoncepcional, porque ela ajuda a tratar a TPM e melhora a cólica.
Veja outros mitos e verdades sobre a saúde da mulher:
- A menstruação é necessária para limpar o organismo?
Mito. A menstruação é o resultado do funcionamento normal do organismo, mas existe muita confusão quando se trata da suspensão da menstruação por algum medicamento, como anticoncepcionais. Nesse caso, não ocorre acúmulo de sangue, que, portanto, não precisa ser eliminado.
- A menopausa pode causar ganho de peso?
Verdade. A menopausa é associada a outras alterações metabólicas que interferem no gasto calórico. O ganho de peso pode ser consequência desse metabolismo mais lento e, por isso, é recomendável a prática de atividade física e alimentação balanceada.

- É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças?
Mito. A higiene adequada, ou seja, lavar e secar bem a roupa íntima, já é o suficiente. Deve-se atentar, porém, para algumas alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis.
- Durante a relação sexual, na gravidez, o pênis pode machucar o bebê?
Mito. O bebê fica dentro do útero, protegido pelas paredes uterinas e pela bolsa d'água. Logo, não há contato com o pênis.

- A menopausa pode causar diminuição da libido?
Verdade. A menopausa é a diminuição da produção de hormônios no ovário. O que faz reduzir o desejo e as fantasia sexuais é a baixa produção de testosterona, hormônio masculino, pela mulher.
- Adolescentes não devem usar contraceptivos, pois terão redução da fertilidade no futuro.
Mito. As adolescentes, após a primeira menstruação, podem usar qualquer método contraceptivo sem repercussão em seu futuro reprodutivo.
- É possível usar pílula amamentando?
Verdade. Os contraceptivos usados no período da amamentação são exclusivos para essa fase e têm como objetivo não interferir na qualidade do leite e, ao mesmo tempo, oferecer o efeito contraceptivo. Há dois tipos de pílulas anticoncepcionais, e a recomendada durante a amamentação é a que tem progestagênio. As pílulas com estrogênio e derivados da progesterona não devem ser usadas nessa fase, pois alteram a qualidade e reduzem a quantidade de leite.
- Na menopausa, a mulher necessariamente seca por dentro?
Mito. A menopausa traz algumas mudanças físicas e, entre elas, pode aparecer um ressecamento da mucosa vaginal que atrapalha as relações sexuais. Mas esse transtorno pode ser facilmente corrigido com reposição hormonal. Para isso, procure um ginecologista.

Foto: Jeans apertado favorece corrimento e soja ameniza sinais da menopausa.
São muitos os mitos e as verdades que rondam a saúde da mulher, desde se uma calça jeans apertada pode favorecer um corrimento vaginal até se consumir soja ajuda a melhorar os sintomas da menopausa, os ginecologistas José Antônio Marques e Nilson Roberto de Melo tiraram várias dúvidas sobre ciclo menstrual, pílula, cistos e endometriose, entre outros temas. Já a fisioterapeuta Débora Páduae ensinou exercícios para fortalecer o períneo e evitar a incontinência urinária.

A musculatura do assoalho pélvico funciona como uma rede que sustenta todos os órgãos. A flacidez dessa região pode ser causada por vários fatores, como sobrepeso, gestação (geralmente acima de três), disfunção hormonal, parto normal (se for feito um corte no períneo) e excesso de fortalecimento do abdômen.

A fisioterapeuta explica que a queda de hormônios provoca uma perda de fibras musculares, causando o enfraquecimento do assoalho pélvico.

Já o excesso de exercícios para o  abdômen pode provocar perda de urina porque a pressão na barriga empurra os órgãos para baixo.

Segundo Débora, os exercícios para a pelve ajudam no sexo e evitam que as grávidas tenham perda de urina, que o útero ou a bexiga desçam para o assoalho pélvico e que os idosos sofram com incontinência.

Os exercícios devem ser feitos pelo menos três vezes por semana. Faça 30 repetições de dois exercícios, contraia e relaxe a pelve. Depois, contraia novamente, segure por 10 segundos, relaxe a pelve e conte mais 10 segundos. Repita 30 vezes. Essa atividade pode ser feita em qualquer lugar: no banho, dirigindo, andando de bicicleta, etc.

Para saber como movimentar a musculatura da pelve, experimente cortar o xixi. Mas atenção: isso só serve para descobrir como deve ser feita a contração. Os exercícios nunca devem ser feitos durante o xixi, porque isso pode prejudicar a bexiga.
E, se você quiser aliviar os sinais da tensão pré-menstrual (TPM), que aumentam após os 35 anos, é indicado fazer atividade física, manter uma alimentação leve e evitar cafeína.

Em alguns casos, os médicos recomendam o uso da pílula anticoncepcional, porque ela ajuda a tratar a TPM e melhora a cólica.
Veja outros mitos e verdades sobre a saúde da mulher:
- A menstruação é necessária para limpar o organismo?
Mito. A menstruação é o resultado do funcionamento normal do organismo, mas existe muita confusão quando se trata da suspensão da menstruação por algum medicamento, como anticoncepcionais. Nesse caso, não ocorre acúmulo de sangue, que, portanto, não precisa ser eliminado.
- A menopausa pode causar ganho de peso?
Verdade. A menopausa é associada a outras alterações metabólicas que interferem no gasto calórico. O ganho de peso pode ser consequência desse metabolismo mais lento e, por isso, é recomendável a prática de atividade física e alimentação balanceada.

- É necessário passar o fundo da calcinha ou fervê-la para evitar doenças?
Mito. A higiene adequada, ou seja, lavar e secar bem a roupa íntima, já é o suficiente. Deve-se atentar, porém, para algumas alergias causadas por produtos químicos em pessoas sensíveis.
- Durante a relação sexual, na gravidez, o pênis pode machucar o bebê?
Mito. O bebê fica dentro do útero, protegido pelas paredes uterinas e pela bolsa d'água. Logo, não há contato com o pênis.

- A menopausa pode causar diminuição da libido?
Verdade. A menopausa é a diminuição da produção de hormônios no ovário. O que faz reduzir o desejo e as fantasia sexuais é a baixa produção de testosterona, hormônio masculino, pela mulher.
- Adolescentes não devem usar contraceptivos, pois terão redução da fertilidade no futuro.
Mito. As adolescentes, após a primeira menstruação, podem usar qualquer método contraceptivo sem repercussão em seu futuro reprodutivo.
- É possível usar pílula amamentando?
Verdade. Os contraceptivos usados no período da amamentação são exclusivos para essa fase e têm como objetivo não interferir na qualidade do leite e, ao mesmo tempo, oferecer o efeito contraceptivo. Há dois tipos de pílulas anticoncepcionais, e a recomendada durante a amamentação é a que tem progestagênio. As pílulas com estrogênio e derivados da progesterona não devem ser usadas nessa fase, pois alteram a qualidade e reduzem a quantidade de leite.
- Na menopausa, a mulher necessariamente seca por dentro?
Mito. A menopausa traz algumas mudanças físicas e, entre elas, pode aparecer um ressecamento da mucosa vaginal que atrapalha as relações sexuais. Mas esse transtorno pode ser facilmente corrigido com reposição hormonal. Para isso, procure um ginecologista.
fonte:Bem Estar
fonte:Bem Estar
Foto: Exercicios!