sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Ele dá ordens para tudo. Estou sufocada.

"É preciso avaliar seu comportamento e o do outro para entender essa disputa de poder. Tentar virar o jogo de forma radical pode causar brigas"Resposta: Se ele age dessa forma, é porque você, em algum momento do relacionamento, reforçou a "cara feia" dele. Então ele continua fazendo cara feia quando você não faz o que ele quer. Em primeiro lugar, avalie seu comportamento.

Vamos partir do seu exemplo. Quando ele chama você e quer que você vá imediatamente, existe a necessidade de sua presença imediata ou é um capricho dele? Se existir uma urgência real, por mais que você não goste, terá que se apressar.

Se você chegar à conclusão que é um capricho, tente, aos poucos, mudar sua atitude, passando de "ir imediatamete", para "ir quando você puder". Não adianta tentar fazer mudanças radicais, pois vocês só vão brigar. Avalie tambem por que você, em algum momento da relação, resolveu fazer tudo o que ele queria.

Será que você sente que só fazendo o que ele quer você a conquista?

Será que falta a você autoestima para enxergar as qualidades que você tem e que sustentam essa relação?

Será que a insegurança dele mobiliza você e se confunde com a sua?

Enfim, reflita sobre esses pontos e, aos poucos, encontre um jeito melhor de lidar com a situação.

fonte:por Anette Lewin

Baixa autoestima é um dos motivos mais frequentes de sofrimento.


É, sofremos por diversos motivos, mas o que todos querem mesmo é se livrar de tudo aquilo que causa sofrimento. Não há como fazer isso sem um mínimo de trabalho. É preciso identificar pelo que está sofrendo. Você sabe pelo quê ou quem está sofrendo? Escreva sobre isso. Depois de anotar tudo que tem lhe causado sofrimento, pense sobre os prováveis motivos e escreva cada um deles.

Abaixo segue mais alguns motivos que causam sofrimento:
Não ter consciência do próprio valor. O que chamamos de baixa autoestima. Esse é um dos motivos mais frequentes de conflitos. Quem não tem consciência de seu valor como pessoa pode sentir dificuldades em qualquer outra área. Podendo levar a acreditar que não consegue nada na vida. Comece a pensar o que gerou sentir-se assim. O que pode ter feito ou colaborado para não perceber seu valor? Conhece alguém que perdeu o emprego e ficou em depressão ou tentou se suicidar? Pois bem, isso pode ocorrer quando a pessoa só reconhece seu valor perante o cargo que ocupa, o poder que exerce, se perde isso, sente como se todo seu valor fosse perdido. É preciso ter consciência do próprio valor independente do que se tem ou do que se faz, mas valor como ser humano, independente de cargo, conta bancária, poder, status.

Apesar de que todos sabem que nossa sociedade valoriza mesmo uma pessoa por aquilo que possui em bens materiais e não pelos seus valores enquanto pessoa. Precisamos aprender a olhar bem dentro de nós mesmos e reconhecer nossos reais valores. Aquilo que temos de bom dentro de nós, como solidariedade, amizade, cumplicidade, amor, com certeza não há dinheiro que compre.

Sintomas de baixa-autoestima
Os sintomas de baixa autoestima são muitos, veja se os reconhece em você:

- necessidade: aprovação (reconhecimento e agradar)

- dependência (financeira e emocional)

- não acredita em si mesmo: insegurança/timidez

- não se permite errar, perfeccionista

- sentimento de não ser capaz de realizar nada

- não acredita em nada, em ninguém, porque na verdade, não acredita em si mesmo

- dúvidas constantes, duvida de seu próprio valor

- depressão

- ansiedade

- inveja

- medo

- raiva

- agressividade

- comodismo

- vergonha

- dificuldade em crescer profissionalmente

- sentimento de inferioridade

Como podemos perceber muitos fatores considerados como causas de nossos sofrimentos nada mais são do que sintomas da falta de consciência do valor que se tem. Como se livrar desses sintomas? Não, não há receita pronta, há sim muito trabalho, começando a se conhecer cada vez mais.

O autoconhecimento é o melhor caminho para elevar autoestima, pois à medida que você se conhece, e começa a agir de modo coerente entre o sentir, pensar e agir, começa também a se respeitar muito mais, não permitindo que não te respeitem na mesma proporção. Com isso, começa a se admirar e se amar. E aquilo que não gosta em si mesmo, aos poucos pode mudar.

Nada é mais libertador do que ter consciência da pessoa maravilhosa que você é! Perceba que seu valor enquanto pessoa não pode e nem deve ser baseado na maneira como foi, ou ainda é tratado, ainda que isso tenha durado toda sua vida. Não permita mais ser desrespeitado ou maltratado. Todos temos potencial e capacidade de nos desenvolver e mudar aquilo que nos faz sofrer. O que não gostamos e também não gostam em nós, em geral, não fazem parte de nossa essência, o self, o verdadeiro eu, mas sim das máscaras que um dia criamos para nos defender. Essa sim é a verdadeira causa de nossos conflitos. Não, não é nada fácil identificar quais são nossas máscaras, mas isso pode ser obtido através do processo da psicoterapia que proporciona o autoconhecimento.

As máscaras que criamos quando crianças, mesmo sendo um processo inconsciente, automático, que se desenvolve como uma defesa contra um mundo hostil, é o que verdadeiramente, quando adultos, torna tudo muito difícil, criando conflitos nas relações e causando muito sofrimento. Por isso que o autoconhecimento é imprescindível na busca pela essência, seu verdadeiro eu, livre das máscaras. Por exemplo, o orgulho, agressividade, arrogância, não fazem parte da essência do ser humano, são máscaras criadas como defesas e que depois podem se tornar fonte de muitos conflitos. Quanto mais nos tornamos conscientes das máscaras que utilizamos, mais controle obtemos sobre elas.

Complexo de inferioridade

Denominação criada por Alfred Adler (1870-1937), médico psiquiatra, para designar sentimentos de insuficiência. Adler afirmava que todas as crianças são profundamente afetadas por um sentimento de inferioridade, que é uma consequência do tamanho da criança e de sua falta de poder perante os adultos. O que desperta em sua alma um desejo de crescer, de ficar tão forte quanto os outros, ou mais forte ainda. Ele sugere que existem três situações na infância que tendem a resultar no complexo de inferioridade:

- Inferioridade orgânica

Crianças que sofrem de doenças ou enfermidades com deficiências físicas tendem a se isolar, por um sentimento de inferioridade ou incapacidade de competir com sucesso com outras crianças.

- Crianças superprotegidas e mimadas: Essas crianças podem desenvolver um sentimento de insegurança, por não sentirem confiança em suas próprias habilidades, uma vez que os outros sempre fizeram tudo por elas. O que também compromete a autoestima.

- Rejeição

Uma criança não desejada e rejeitada não conhece o amor e a cooperação na família. Não sentem confiança em suas habilidades e não se sentem dignas de receber amor e afeto dos outros. Quando adultos, tendem a se tornar frios, duros, ou extremamente carentes e dependentes da aprovação e reconhecimento de outras pessoas.
Não, ainda não terminou... será que conseguimos encontrar tantos motivos que nos faz feliz como encontramos sobre o que nos faz sofrer?...

 por Rosemeire Zago

Investir em autoestima é investir no ser humano e contra as mazelas da sociedade, como a violência. Sem querer ser reducionista, será que teríamos tantos crimes hediondos, se houvesse uma política voltada para o bem-estar, manutenção e elevação da autoestima? Será que teríamos tantos problemas de saúde pública?

"Autoestima, sobretudo, é uma experiência íntima, um sentimento construtivo, uma consciência que se autoafirma, um conceito positivo que se elabora a respeito de si mesmo, embasado em atitudes corretas, éticas e na integridade do caráter; é o respeito e o apreço da pessoa por si mesma"

O estado de “espírito” tem grande influência sobre o bem-estar e a saúde. A tristeza, o medo, a raiva, os aborrecimentos, a mágoa, as preocupações e uma autoestima baixa podem muito afetar desfavoravelmente a saúde. Por outro lado, a alegria de viver, a despreocupação, o descanso e uma autoestima positiva têm efeitos muito benéficos.

Cada vez mais, a neurociência evidencia o fato de que aquilo que se pensa e se sente exerce enorme influência sobre o funcionamento de todo o organismo. Tais estados psíquicos atuam fisiologicamente sobre vários sistemas: nervoso, circulatório, digestório, glandular, tegumentar, etc.. Pensando bem, a autoestima é um dos fatores que mais influi no desenvolvimento pessoal, no bem-estar e na saúde integral.

Não raro, conceitua-se erroneamente o termo autoestima e é importante apreender-se seu verdadeiro significado, que nada tem a ver com vanglória, presunção infundada, jactância, arrogância, insolência, orgulho, ostentação, vaidade, egoísmo e ausência de atitudes concretas edificadoras. Muitas vezes, pode-se até cultivar o pensamento de que se é capaz, melhor, inteligente, habilidoso, não obstante, sem a demonstração, no diário viver, de atitudes concretas de tais habilidades.

A verdadeira autoestima não valoriza o eu e o egoísmo, mas é a expressão da consciência e da sabedoria que habita o ser.

Autoestima
A palavra “estima” (do latim aestimare) significa apreço, valor, afeição, gostar de, apreciação favorável de uma pessoa ou de uma coisa, amizade, consideração etc.. autoestima, sobretudo, é uma experiência íntima, um sentimento construtivo, uma consciência que se autoafirma, um conceito positivo que se elabora a respeito de si mesmo, embasado em atitudes corretas, éticas e na integridade do caráter; é o respeito e o apreço da pessoa por si mesma.

A autoestima, sem dúvida, é a base da idoneidade, do desenvolvimento espiritual e das potencialidades interiores, da saúde e da serenidade interior. Diariamente, há a necessidade da conscientização de sua importância e, portanto, de seu cultivo. É preciso nutri-la, despertá-la e aperfeiçoá-la.

A autoestima nada tem a ver com o egoísmo, com o sentimento ou a atitude de excessivo apego aos próprios interesses, em detrimento dos interesses dos outros. A função primordial do sistema imunológico é o de proteger o organismo contra as diversas infecções e contra o desenvolvimento de câncer. A autoestima tem função análoga, a de proteger a pessoa dos perigos, das agressões, dos desrespeitos, da vulnerabilidade, dos sofrimentos, etc.. Assim, quando alguém se valoriza e se respeita. Ou seja, tem a consciência da importância de seus valores pessoais, deixa-os transparecer naturalmente a outras pessoas, através de seu jeito de ser, de suas atitudes; também, passa a escolher com mais critério as pessoas com as quais, obviamente, identifica-se e com as quais necessita de relacionar-se como, por exemplo, patrão, empregados, amigos, parentes, vizinhos, etc..
Autoestima: mecanismo de autopreservação do organismo

A autoestima pode ser vista como um senso ou mecanismo natural e necessário de autopreservação e defesa do próprio organismo e da consciência que o habita.. A autoestima positiva torna os seres humanos melhores e mais conscientes em relação à vida. Quem tem uma autoestima positiva é mais sábio, pacífico e não vê a natureza, o seu semelhante com indiferença e como ameaça.

Pode-se dizer que existem três tipos de autoestima:

(1)autoestima positiva: não é competitiva e nem comparativa. É constituída de dois importantes sentimentos, o de capacidade (de que se é capaz) e o de valor (de que se tem qualidades, de que se é pessoa valiosa, na medida do esforço de aperfeiçoamento). É resultante da confiança, do respeito e do apreço que uma pessoa possa cultivar em relação a si mesma.

(2). autoestima relativa: oscila entre o sentir-se apta e não, valiosa e não, “acertada” e “desacertada” como pessoa; tais incoerências se manifestam nos sentimentos e nas atitudes; às vezes, a pessoa age com sensatez, às vezes, com imaturidade, reforçando-se assim a sua insegurança. A supervalorização das próprias capacidades revela uma autoestima confusa e não um excesso de autoestima.

(3). autoestima baixa: caracteriza-se pelo sentimento de inferioridade e de incapacidade pessoal, de insegurança, de dúvidas a respeito de si mesma, de culpa, pelo medo de viver plenamente, pela sensação de que o que se é não seja suficiente, pelo baixo aproveitamento nos estudos ou no trabalho, pela imaturidade afetiva, pelas relações interpessoais destrutivas, etc..

É necessário que cada pessoa avalie e reflita profundamente a respeito de sua autoestima, pois nem sempre os sentimentos de uma autoestima deficiente são reconhecidos e admitidos.

Autoestima, êxito e fracasso
Desenvolver uma consciência saudável a respeito de si mesma é de grande importância para a própria vida e para as outras pessoas, pois a autoestima positiva torna a pessoa perspicaz, zelosa, capaz, benevolente, apta, generosa, saudável e valiosa perante à vida e aos seus semelhantes. A forma como alguém se sente intimamente influencia os diversos aspectos de sua existência, desde a maneira como age no trabalho, em casa, na escola, nos relacionamentos, no amor, no sexo, até na paternidade, na maternidade, nas possibilidades de aperfeiçoamento na vida... Portanto, a autoestima positiva é a chave para o despertar da consciência, do êxito ou do fracasso.
Infância

Na infância, o amor, o apreço, o respeito, a segurança, o apoio e o incentivo dos pais e educadores são indispensáveis para a elaboração de uma autoimagem positiva e saudável. No entanto, a contribuição negativa das pessoas, as críticas, o ciúme, o autoritarismo dos pais, as companhias destrutivas, o descuido com a integridade e a honestidade, a falta de responsabilidade e de disciplina, dentre outros fatores, podem afetar negativamente a autoestima.

Juventude
Na juventude, as pessoas podem alimentar ou prejudicar a confiança e o respeito do jovem por si mesmo, se o respeitam ou não, se o amam ou não, se o valorizam ou não e o estimulam ou não a ter confiança em si. Apesar do que possa acontecer na vida, a pessoa é plenamente capaz de libertar-se das experiências desastrosas e de desenvolver uma autoestima positiva, se assim, verdadeiramente, almejar.

Alguns sinais, sintomas e comportamentos refletem uma autoestima baixa (com exceção dos distúrbios fisiológicos): inaptidão para a vida, insegurança, sentimento de inferioridade, sentimento de “desacerto”, angústia, depressão, medo de relacionamentos, o abuso do álcool, o tabagismo, o uso de drogas, o baixo aproveitamento escolar e o baixo rendimento no trabalho, o descaso com a saúde, os hábitos dietéticos errôneos, o maltrato às mulheres, o maltrato aos homens, uma vida sexual promíscua, a violação de menores, toda forma de violência e agressividade, as disfunções sexuais, a imaturidade afetiva, o suicídio, os crimes violentos, etc..

Quando se pensa em autoestima, não se deve relacioná-la ao amor próprio exagerado ou ao sentimento de que se é melhor ou superior aos demais.

fonte:Vya estelar

Enfoque sobre amor e sexo pela terapia cognitivo comportamental

Não só com o passar da paixão, mas com o passar do tempo, mudanças e amadurecimento trazem uma nova realidade ao relacionamento com atitudes do parceiro que podem incomodar.

Mas isso tudo é natural. Afinal, mudamos constantemente e não é diferente no relacionamento.

Ao nos depararmos com características diferentes do que esperávamos, ficamos frustrados e decepcionados. Isso traz sentimentos de mal-estar e rejeição; distanciamo-nos do outro ou criamos barreiras.

Quando o envolvimento é muito intenso e forte, tendemos a nos “enganar” involuntariamente achando que o par é perfeito, isento de defeitos e fraquezas. Isso não é verdade. Todos têm suas dificuldades, problemas e falhas. Precisamos, considerar esta condição para que a decepção ou frustração não seja avassaladora e destrua o relacionamento.

Fantasiar, desejar ou idealizar uma pessoa e um relacionamento perfeito, faz parte da construção do envolvimento afetivo. Aliás, isso tem um papel importante para que a intensidade de sentimentos possa acontecer. Porém, não podemos permitir que nos ceguem por muito tempo. Com o passar do tempo, cada uma das partes vai se mostrar mais e mais, e é natural que surjam individualidades e a personalidade de cada um.

Assim não se deve desconsiderá-las, mas identificá-las e reconhecê-las para avaliar conjuntamente o que pode ser feito para amenizá-las ou até, quem sabe, se possível, modificá-las; já que numa relação não podemos mudar o outro. Mas cada um pode através de um suave e natural autoesforço se empenhar para melhorar.

Muitas vezes o par se cala ao se deparar com alguma frustração e assim sofre em silêncio com o problema. Isso fatalmente vai gerar conflitos ou problemas futuros. Portanto, não deixe passar sem se manifestar. Se algo incomoda tem que ser dito, pois só assim pode-se resolver ou chegar a um entendimento.

fonte vya estelar

Dica!!!!!!!!


Dia a dia: dicas para aliviar ansiedade causada pelo excesso de informação e afazeres




• Organize-se para checar e responder seus e-mails apenas uma ou duas horas por dia.

• Nos afazeres domésticos e de trabalho comece pela atividade mais difícil.

• Se tiver um prazo para enviar relatórios, documentos, concentre-se nessa tarefa.

• Não entre toda hora nas redes sociais.

• No momento de descanso e relaxamento, ouça uma música calma e esqueça o computador e o celular.

• No momento de estudo, concentre-se nos pontos mais importantes.

• Exercícios físicos são recomendados, desde que sejam prazerosos.

• Saia um pouco da rotina nos finais de semana.

• Procure perceber os sinais do seu corpo e o momento em que ele requer um recolhimento, diminua a agitação e o gasto excessivo de energia vital.

• Lance mão de automassagens e técnicas de respiração.

• Busque mais qualidade de vida e bem-estar para ter uma vida mais saudável e boa longevidade
.

Não devemos exigir a perfeição de nosso corpo, mente e alma. Apenas respeitá-los e ouvi-los, assim eles mostrarão o caminho para o aperfeiçoamento. Ser apenas nós mesmos. E encontrar a verdade, a certeza e a paz no silêncio do nosso coração. Edward Bach

VOLTE SEMPRE!!!

Você tem consciência do que pensa e sente?

fonte: por Emilce Shrividya Starling


Você tem observado seus pensamentos?

Tem observado suas emoções?

Você está concentrando sua atenção no objeto de seu desejo ou na ausência dele?

Tem se sentido deprimido, desanimado ou motivado e contente?

Aceita as pessoas e os acontecimentos como são ou deseja que sejam diferentes?

Tem sentido raiva, irritação, inveja dos outros, ou você sente gratidão pelo que tem?
À medida que tomar consciência de suas emoções, você passará a entender melhor o que acontece com você. Saberá como se orientar e se direcionar para alcançar seus objetivos.
Se a vibração dos seus pensamentos corresponde aos seus desejos, suas emoções são de alegria e entusiasmo. Porém, se você se concentrar na ausência do que deseja, suas emoções serão negativas e você sentirá desânimo, insegurança, depressão, pessimismo e frustração.
Lei da atração
De acordo com a Lei da Atração, “Você atrai para si a essência daquilo que ocupa predominantemente seus pensamentos. Por isso, se pensar intensamente nas coisas que deseja, sua experiência de vida refletirá essas coisas. Mas, se estiver pensando constantemente nas coisas que não deseja, sua experiência de vida também refletirá essas coisas”.
Em vez de se preocupar, agradeça que já está alcançando seu desejo. Entre em harmonia vibrátil com o que você deseja.
Quando se preocupa, você usa a imaginação para criar algo que não deseja. Assim não prejudique a você mesmo, sofrendo e imaginando o que não quer.
Quando tomar consciência do que está pensando, você terá mais autodomínio. Quando compreender que obtém o que pensa, você vai escolher melhor seus pensamentos e vai entender melhor essa Lei.
Por exemplo, se você deseja ser feliz no amor com seu companheiro ou companheira, observe seus pensamentos, emoções e atitudes.
Entenda a diferença de vibração entre os pensamentos de amor e os seus pensamentos de rejeição, desejando que a pessoa seja diferente ou se modifique como você quer. O relacionamento entre duas pessoas reflete seus sentimentos predominantes. Tanto os conflitos como a boa convivência são criados pelas duas partes de uma relação.
Para um bom convívio, é necessário respeitar a individualidade, as aspirações e a liberdade da outra pessoa. Aceitando-a sem cobranças, você a faz mais feliz. E, consequentemente, ela vai querer lhe fazer feliz.
Muitas brigas são evitadas se você mudar seu modo de ver o outro e descobrir suas qualidades em vez de ficar focado em seus defeitos. Através de seus pensamentos você pode emitir boas vibrações e isso trará mais harmonia entre vocês.
Sem renúncias de ambas as partes, o relacionamento se torna difícil. Mas fique atento: não se pode renunciar ao que é essencial para nós. Muitas coisas podemos fazer ou deixar de fazer, porém não é bom renunciar ao que essencial para nossa realização pessoal.
Outro exemplo: se você deseja prosperar e ter sucesso, perceba se sente inveja de seus amigos ou companheiros de trabalho. O desejo de melhorar sua situação financeira fica bloqueado se a vibração de seu desejo e a vibração de seus sentimentos de inveja forem diferentes.
É importante entender que colhemos o que plantamos com nossos pensamentos, vibrações, emoções e sentimentos.
Lembre-se, então que “as vibrações de seus desejos e de suas crenças devem estar sintonizadas para que você receba o que deseja”.
Abra seu coração e sua mente para o fluxo da Energia Universal, permitindo que a harmonia, a saúde, a prosperidade flua para dentro de você. Aceite que você merece o melhor, que merece ser feliz.
Uma boa maneira de aprender a dar permissão para essa Energia Universal fluir é relaxar por uns quinze minutos.

Experimente relaxar.
Técnica de relaxamento

Deite-se confortavelmente, sentindo-se bem à vontade, em um lugar tranquilo.

Se quiser, pode colocar uma música bem suave para lhe ajudar.

Feche os olhos. Sinta todo o seu corpo se soltando.

Sinta que solta sua nuca e descansa a cabeça.

Concentre sua atenção nos músculos da testa e sinta-a fresca e lisa.

Maxilar e língua ficam pesados.

Braços e pernas largados e pesados. Dedos das mãos e dos pés soltos e pesados.

Relaxe a região glútea e sinta que ao fazer isso o seu corpo relaxa mais ainda.

Sinta que pode relaxar cada músculo das costas da cintura até os ombros.

Volte sua atenção para a respiração. Perceba o ar entrando e saindo.

Você inspira e expira lentamente.

Inspire lentamente. E sinta o conforto de soltar o ar mais lentamente ainda.

Você pode repetir mentalmente, acompanhando o ritmo da respiração: estou inspirando, estou expirando. Sinta o fluxo natural da respiração relaxando você.
Não se preocupe com seus pensamentos. Deixe-os ir e vir como hóspedes que vão e vem.

Sinta-se bem em sua própria companhia.
Nesses momentos de relaxamento, você acalma sua mente e se liberta dos seus pensamentos de resistência. Você não pede nada, apenas se entrega, equilibrando suas emoções e elevando suas vibrações.
Relaxando regularmente, você começa a entrar no estado de permissão, se conectando com um espaço tranquilo em seu interior, fonte de sabedoria, alegria e serenidade.
Com a prática, esse estado de tranquilidade vai envolver seu dia-a-dia e você se sentirá mais calmo. Você será capaz de reconhecer quando concentra sua atenção em algo que causa uma baixa em suas vibrações. E, poderá, com mais facilidade, mudar seus pensamentos negativos para voltar ao equilíbrio.
Nada vem sem esforço ou sem mérito, mas compreenda que muito depende de você.

Liberte-se de qualquer pensamento que faça você rejeitar esse fluxo do bem-estar e dê permissão para atrair o melhor para sua vida.

Fique em paz! Namaste! Deus em mim saúda Deus em você!

Liberte-se dos três tipos de sofrimento



Existem três tipos básicos de sofrimento:

1. Ignorância

2. Apego

3. Aversão


Vamos falar um pouco sobre cada um deles, pois ao entendermos como evitá-los, poderemos eliminar ou amenizar nossa dor.

A ignorância é como uma cegueira mental. Apesar de acumularmos muitos conhecimentos úteis durante nossa vida, não conseguimos aprender o mais importante dos conhecimentos: saber lidar com a impermanência dos estados de prazer, alegria e felicidade.

Esta ignorância gera os outros dois sofrimentos: o apego e a aversão, criando a dualidade de nosso estado mental confuso.

Quando somos crianças queremos situações e sensações boas e evitamos as sensações ruins. Isto é saudável nesta idade infantil, mas nossos problemas começam quando nos tornamos adultos e nos apegamos aos momentos bons. Tentamos segurar as sensações prazerosas e tentamos evitar que elas terminem. Não estamos preparados para as mudanças que podem acontecer. Chamamos de apego esta ilusão de acharmos que temos controle sobre a duração da felicidade. Mas não temos controle algum sobre isto.

Como não temos consciência da impermanência dos acontecimentos, queremos segurar a vida e os momentos de felicidade. Ao pensar e agir desse modo, deixamos de viver o momento presente. Passamos a viver de uma felicidade que já passou ou que esperamos que aconteça. Para tentar satisfazer nossos desejos sensoriais, fazemos de tudo para evitar o sofrimento. Mas o sofrimento faz parte da vida e nem sempre podemos evitá-lo. Precisamos saber lidar com ele, enfrentá-lo, tentar transformar o sofrimento em estados mais equilibrados e compreender que são oportunidades de evolução e aprendizado.
Sentir aversão por alguma coisa ou por alguém gera sofrimento. Ódio e raiva são emoções negativas que trazem muitas inquietações.

Ao praticarmos a bondade, a amabilidade, a paciência, tornamos nossos relacionamentos mais naturais, espontâneos e verdadeiros. Por meio destas virtudes, edificamos um mundo mais humano e aprendemos a eliminar tanto o nosso sofrimento como o dos outros, e desta maneira, somos mais felizes.

Vamos tomando consciência da dor dos outros à nossa volta. E assim, percebemos a necessidade de ajudá-los a terem consciência de como podem amenizar e aceitar a dor para não serem infelizes. Daí surge a virtude da compaixão que é uma grande chave para nossa libertação.

A compaixão é uma qualidade essencial para nos livrarmos de nossas ansiedades e aversões. Compaixão não é sentir dó ou piedade. É uma atitude de valorizar a outra pessoa, percebendo que somos todos iguais. Abrimos nosso coração para sentir sentimentos como compreensão e aceitação.

A compaixão vai se desenvolvendo à medida que cultivamos a equanimidade, onão julgar, o não criticar e, passamos a ter o mesmo zelo pelo bem-estar dos outros como temos pelo nosso.

Para entendermos melhor os altos e baixos da vida, temos que compreender a lei cármica da impermanência.

Carma não é punição, é uma lei de causa e efeito. O carma não é um destino imutável. É impermanente, manipulável, transformável e pode ser extinto ou diminuído.

As sementes cármicas, boas ou más, têm o potencial de produzir frutos bons ou maus. Ao entender isso, você compreende que pode mudar seu destino e que pode segurar as rédeas de seu destino nas mãos se desenvolver boas virtudes.

Mesmo uma pequena ação pode ter uma grande consequência, positiva ou negativa. Às vezes, pequenos gestos gentis e favores, que você faz para alguém e nem se lembra mais, podem gerar bons frutos no futuro, pois aquela pessoa se lembra de sua bondade e procura lhe ajudar de outras maneiras.

Quanto maior a compaixão e a bondade de uma pessoa, maiores são as suas experiências subjetivas de felicidade. Quanto maior a negatividade, maior o seu sofrimento e dor. A realidade de nossa vida cotidiana é o resultado cármico dos nossos pensamentos, intenções, palavras e ações.

Pratique os sábios ensinamentos do yoga e aprenda a diminuir seu sofrimento e a suportar melhor suas dificuldades. Fique em paz! Namastê! Deus em mim saúda Deus em você! 

fonte vya estelar

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sem medo de se conhecer: autoconhecimento para lidar com seus sentimentos, emoções e autoestima


"Ao aprender a lidar com o inconsciente, tornando conteúdos inconscientes em conteúdos conscientes, haverá um equilíbrio interno"
O inconsciente é uma parte de nossa psique que guarda tudo que já vivenciamos. Para que entenda melhor, veja o exemplo abaixo. Na divisão do triângulo abaixo, qual parte você considera que seja o correspondente ao inconsciente? A parte maior ou menor?
O inconsciente representa a parte maior. É poderoso, sábio e ilimitado. Sua proporção em relação ao consciente é a mesma que do mar para a terra.
Ele é enorme, pois tudo que você viveu, quer você lembre ou não, está registrado nele, desde sua concepção até o momento presente. Enquanto não houver autoconhecimento, a maior parte de seus comportamentos, atitudes, decisões e reações serão regidos pelo inconsciente, por isso é tão importante entender sua linguagem.
Para entender melhor o inconsciente é preciso saber que:
Imaginar ou realizar é igual

Para o inconsciente o fato de você pensar algo (imaginação) ou realizar tem o mesmo efeito. Lembre-se, ele trabalha com imagens registradas em sua mente, por isso, muitas vezes você fica abalado, nervoso, só de pensar que algo possa acontecer (leia mais). É também por isso que a meditação traz tantos resultados. Por exemplo, o fato de você imaginar que está sendo envolvido por uma bolha de luz azul que acalma, terá um efeito como se essa luz realmente envolvesse seu corpo.
Doenças e/ou sintomas 

O inconsciente se expressa também pelos sintomas e/ou doenças. Quando tiver uma dor, encare como um sinal, algo que possa estar sinalizando que é preciso refletir e mudar algum comportamento. Se não respeitarmos os sinais, nosso corpo sabiamente o faz, nos fazendo adoecer para parar e perceber que devemos mudar algo. Por exemplo, se estamos cansados, estressados e não respeitamos isso, pode surgir uma doença para nos fazer parar. E isso deve ser entendido como uma oportunidade para refletir e mudar o padrão.

Por exemplo, surgiu uma dor de garganta e sua voz sumiu. Deve usar a linguagem simbólica e fazer uma relação da dor com sua vida neste momento. Será que queria falar algo e não conseguiu? Ou ainda, uma forte dor de ouvido. O que ouviu que não gostou e “doeu”? Ou não quer mais ouvir e se nega “tapando” seus ouvidos?

Quando se está com alguma doença séria, por exemplo, câncer em determinado órgão, é comum ficar repetindo que está com tal doença, agravando cada vez mais a situação. É como se ficasse confirmando a doença, a todo momento, para o sistema cerebral. É preciso inverter esse quadro, pois cada vez que você fala da doença, você está reforçando-a.

Lembre-se que o inconsciente é maior que o consciente e por isso mais poderoso e trabalha com imagens, então você vai começar fazendo todo um trabalho de visualização. Para isso é preciso relaxar, entrar no nível mental alfa e fazer uma meditação e aí sim, começar a visualização.

Imagine seu órgão afetado, agora saudável e sadio. Sempre que for falar de sua condição, fale de sua saúde e não de sua doença, refira-se como já curada. Não são as palavras que irão curar, mas as imagens que serão formadas em sua mente. Por isso, cuidado com o que pede e como pede, você poderá ser vítima de sua própria criação mental.

Cuidado também com os rótulos. Lembre-se: você não é, você está. Por exemplo: Você não é uma pessoa depressiva, você está depressiva. Você não é um desempregado, você está desempregado. Assim, fica muito mais fácil transformar seu estado atual (negativo) para aquilo que você deseja (positivo).
Repete padrões 

Quando não há autoconhecimento, o inconsciente tende a repetir padrões do que foi registrado, principalmente durante a gestação e infância. Ou seja, se houve um pai e/ou mãe alcoólatra, a tendência é a pessoa quando adulta unir-se a alguém alcoólatra. Ou ainda, se houve um lar com violência, gritos, agressões, ela poderá repetir mesmo que não queira, ou seja, inconscientemente.

Cada pessoa tende a repetir o mesmo exemplo de vida que vivenciou, seja esse positivo ou negativo. Esse padrão só é quebrado quando se começa um processo de autoconhecimento, que pode ser obtido com uma análise.
O conflito, a angústia, os pesadelos, tudo isso acontece para mostrar que consciente e inconsciente estão em desequilíbrio. Quando há autoconhecimento, você consegue identificar o que quer mudar e obterá mais controle sobre as ações, comportamentos, atitudes, enfim, sobre a própria vida. Ao aprender a lidar com o inconsciente, tornando conteúdos inconscientes em conteúdos conscientes, haverá um equilíbrio interno.
Os sonhos também são expressões do inconsciente que se manifestam pela linguagem simbólica.

fonte Vya Estelar

Dicas & Dicas!!!!!!!!!!!!!!!

Limpe  sua lava louças com suco em Pó.

Não Compre produto especial para se livrar dos depósitos minerais na lava-louças,Voçe só precisa despejar um pacote de suco em pó sem açúcar.É uma  maneira muito mais  barata de fazer o interior da máquina  brilhar.




Dê  Brilho á louça de vidro

devolva o brilho de pratos  e copos adicionando 01 colher  de chá de alvejante ao detergente,quando lavar a louça.enxague bem e seque com um pano macio.


Limpe Garrafas Térmicas


Para remover residuos do interior da  garrafa térmica,misture 1/4 de xícara  de bicarbonato de sódio em 01 litro de água.encha a garrafa  com a solução - se necessário,esfregue com escova para soltar as  substâncias- e deixe de um dia para o outro.lave  bem antes de usar.



nossa amiga Ana Dias estará  esperando vc!

Reflita!!!!!!!!!

A mulher atual já conquistou muito espaço. Mas será que sua mente evoluiu na mesma velocidade ou seus conceitos estão enraizados nas crenças do passado?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Rondônia - Estado Natural da Pecuária

Quando deixamos de expressar nosso verdadeiro ser, perdemos a chance de mudar a nós mesmos e o mundo ao nosso redor, pois é a liberdade de SER-QUEM-SOMOS-NAO-IMPORTA-QUEM-SEJAM-OS-OUTROS que nos faz agir com ética, mesmo em meio a tanta falta de ética, que nos permite respeitar, cuidar e amar, mesmo em meio a tanto desrespeito, falta de cuidado e desamor

Auto-estima X Relacionamento É preciso saber lidar com os sentimentos em qualquer relação

Ultimamente muitas pessoas têm apresentado sensação de incapacidade, descontentamento com a rotina, falta de aceitação, complexo com o físico e etc. Estas queixas podem ser resultado uma falta de auto-estima, confiança e respeito por si mesmo. 
Ter auto-estima significa acreditarmos em nós mesmos, na nossa capacidade para dirigirmos a nossa vida, nos nossos valores e principalmente, no direito de sermos felizes. Mas você já parou para pensar que o seu relacionamento afetivo pode ter sido o responsável pela diminuição da auto-estima? Muitas pessoas, sem perceber, acabam colocando o parceiro em primeiro lugar na relação, e vivem uma vida inteira em função do outro e da família e acabam esquecendo-se de si mesmos. 

Mas relacionamento deve ser baseado no respeito e na admiração mútua, e não na tirania de um e na subserviência de outro. E esse papel não é exclusivamente feminino, pois ultimamente vemos muitos homens senso hostilizados por mulheres independentes e bem sucedidas que detém a maior fonte de renda da casa. 

Depois um tempo vivenciando essa dinâmica, a pessoa olha para dentro de si e vê apenas um vazio circundado por sonhos e desejos passados, que na sua ótica não poderão mais ser realizados. Então, o contato com o esse vazio gera uma angústia, que faz com que a pessoa exagere no consumo de doces, engorde e conseqüentemente diminua ainda mais a sua já deficiente auto-estima, e fique presa a esse círculo vicioso. Aí então parece que jamais será possível recuperar o tempo perdido e só resta dar razão ao companheiro quando ele nos trata com hostilidade e desprezo, ou revela uma traição. 

A pessoa nesta situação tem pensamentos do tipo: "não valho nada", "faço tudo mal ou não tão bem como deveria", "não se serei capaz de...", "não gosto de mim mesmo...". Ela também passa a não gostar de seu corpo, ficar insatisfeita com o trabalho, achar que tem poucas habilidades ou pouca capacidade intelectual, e perder o prazer pelos momentos de lazer. Quando perdemos o amor próprio, somos invadidos pela sensação de não termos direito à felicidade, e que temos que nos contentar com as migalhas de atenção e carinho que o nosso companheiro nos dá. 

Nesse momento, é necessário que a pessoa reúna o que sobrou das suas forças para que se coloque em primeiro lugar, assuma as rédeas de sua vida e não atribua a sua felicidade a atenção ou ao sucesso de outro, pois nós temos o direito e a responsabilidade pela nossa felicidade e não podemos deixar que outras pessoas nos tirem o prazer e a alegria de viver. 

É preciso de coragem, força e determinação para nos livrarmos de parceiros que nos ofendem de forma física ou emocional, pois ninguém tem o direito de nos julgar incapazes ou menos nobres. Mas é difícil encontrar essa força quando olhamos para dentro e temos a sensação que não restou mais nada. Nesse momento, é indicada a procura pela orientação de um profissional. 

O uso dos florais de Bach também pode ser uma alternativa saudável e que dá resultado no tratamento de estados depressivos e na recuperação da estima, pois ele amplia a consciência da pessoa, fazendo com que ela perceber o seu estado, e o que precisa para sair dessa situação. 

É como se ele acendesse uma luz em um quarto escuro, então depois cabe à pessoa avaliar se ela quer mudar algo ou não. É importante lembrar que os florais não substituem nenhum tipo de medicação, mas ajudam no tratamento resgatando além da auto-estima, a dignidade, a reconquista da posição social do indivíduo e reduzindo a ansiedade e conseqüentemente, o aumento de peso. 

fonte: Milena Lhano é terapeuta floral, grafóloga e iridóloga. 

A internet chegou definitivamente para nos auxiliar, para abrir o mundo e nos conectar com coisas que nem imaginávamos ser possível, mas não permita que ela nos desconecte do que temos de mais valioso: nós mesmos e nossas relações verdadeiras.

Reclame Menos Pessoas que vivem se queixando prejudicam suas relações sociais. Em vez de só falar sobre as dificuldades, enfrente-as, para se tornar mais confiante e satisfeito com a vida.


A reclamação é uma epidemia no mundo de hoje, por isso não se espante quando descobrir que você também se lamuria bem mais do que imaginava”, afirma o autor norte-americano Will Bowen, depois de propor um esquema de monitoramento contra o excesso de queixas em seu livro “Pare de Reclamar e Concentre-se nas Coisas Boas” (editora Sextante).
Ele está certo. Todo mundo reclama demais e de tudo. Basta iniciar um simples diálogo para brotar entre os interlocutores uma enxurrada de insatisfações. É o latido do cachorro do vizinho durante a madrugada, o trânsito da cidade, a falta de aumento salarial, o descontentamento com os políticos, entre tantas outras reclamações.
Mas a definição propriamente dita de “reclamar” acaba se perdendo um pouco, pois ninguém exige, pede ou reivindica nada do que gostaria. Um dos significados mais evocados é o ato de “se queixar”.
É exatamente isso que Bowen aborda em sua obra ao dizer que ninguém reclama pelas coisas que quer, mas apenas por aquelas que não quer, concentrando palavras e pensamentos negativos. “Nós nos concentramos no que está errado, em vez de dar atenção à nossa visão sobre o que é um mundo feliz, saudável e harmonioso”, destaca o autor em seu livro.
E esse universo de reclamações acaba produzindo uma sobrecarga e tensão que distanciam qualquer tipo de relacionamento social. Afinal, ninguém que por perto uma pessoa que transmite insatisfação constante. Quem resmunga acaba produzindo mais problemas, pois deixa de valorizar aspectos positivos da vida, principalmente quando tem de enfrentar momentos difíceis.
“O problema é quando reclamar torna-se um fim e não um meio”, afirma a psicóloga Vanessa Aparecida Buzzo Rodrigues, do hospital Santa Cruz, em São Paulo. O rótulo de “reclamão” não demora a aparecer em quem se queixa de tudo.
Essa atitude transforma-se, na maioria das vezes, em um hábito inconsciente.
A psicóloga Marina Vasconcelos, de São Paulo, especialista em psicodrama terapêutico, conta que muitos “reclamões” buscam um motivo para criticar, e os significados por trás disso são vários. “Essa insatisfação tem de ser analisada no histórico pessoal. Pode ser inveja, levando à vontade de ‘destruir’ algo criticando; perfeccionismo, sentindo necessidade de cobrança para que todos hajam da mesma forma; insatisfação pelas próprias escolhas, ou uma necessidade de chamar atenção.”
Nessa dificuldade de reconhecer os reais motivos que nutrem esse núcleo da reclamações, a psicóloga afirma que a maioria não tem disposição para mudar o que lhes desagrada. Falta coragem, postura ativa, vontade de mudar. “O medroso não arrisca, pois o desconhecido assusta, mas age como inconformado”, diz Marina.
Antes de começar a se lamentar de tudo, é importante parar para refletir e fazer algumas perguntas a si mesmo: O que tenho feito para mudar? Tenho tentado mudar? O que me impede? É um real impedimento? Se as respostas são negativas, as reclamações são em vão, sinal de que o ditado “fala demais e faz de menos” está em pleno andamento em sua vida.
Se essas reflexões forem possíveis, mesmo quando tudo não está saindo como previsto, é preciso calma. Não é areclamaçãodaboca para foraque iráresolverumproblemaoudificuldade, isso só desestabilizará ainda mais seu lado emocional.
“Queixar-se é natural, mas também uma forma de se acomodar a situações adversas, deixando de enfrentá-las. A dificuldade de enfrentamento pode ser devido a alguma insegurança que se instalou”, afirma a psicóloga paulistana.
Mas reclamar não é proibido
Claro que algumas críticas são construtivas e necessárias, assim como reclamações são importantes em situações em que há abusos. É necessário, por exemplo, reivindicarnorestaurantequandoacomida está fria, quando a conta do condomínio aumenta sem aviso prévio ou qualquer situação em que haja real desleixo e prejuízo evidente.
As queixas somente são justificáveisquando estão em busca de direitos, mas não devem ser direcionadas a quem não pode resolver o problema. Se existe algo errado, de que adianta reclamar com a mãe ou o vizinho? É precisar agir do modo certo, buscar o diálogo com a pessoa que é responsável por sua reclamação e dar um ponto final no problema.
Modifique a situação
Quem reclama demais tem relacionamentos infelizes, problemas de saúde e financeiros, pois não consegue buscar a solução para suas dificuldades. Para Vanessa Aparecida Buzzo Rodrigues, psicóloga do hospital Santa Cruz, em São Paulo, pessoas que reclamam demais têm umaintensidade de sentimentos negativos, de menos valia.
“Elas tornam-se amargas, incapazes de sentir alegria ou perceber coisas boas. São ou transformam- se em pessoas mal humoradas, intolerantes, irritadas. Em alguns momentos, têm um humor deprimido, sentimento de que são desprezadas”, explica a psicóloga.
É esse comportamento que torna os “reclamões” pessoas desagradáveis, afastando os vínculos sociais. A modificação dessa situação,
no entanto, é um processo que requer a busca ou reencontro do autoconhecimento para refletir o que está acontecendo.
“Conseguindo mudar de comportamento, a pessoa ganhará mais autoestima, autoconfiança, satisfação com a vida e, simultaneamente, relacionamentos de melhor qualidade, sentindo-se mais segura, confiante e aceita”, diz.

Leitura

“Se formos honestos com nós mesmos, os acontecimentos da vida que provocam reclamação legítima serão extremamente raros. A maior parte das reclamações que fazemos é apenas ‘poluição sonora’, prejudicial à nossa felicidade e bem-estar. Preste atenção no que você faz. Você se queixa com freqüência? Quanto tempo já se passou desde sua última reclamação? Um mês ou mais? Se você reclama mais do que uma vez por mês, pode estar fazendo da lamúria um modo de vida.”
Trecho do livro “Pare de Reclamar e Concentre-se nas
Coisas Boas” (editora Sextante), de Will Bowen

Desafio dos 21 dias

A ideia é passar o período sem reclamar de nada ou criticar as demais pessoas. Para isso, você será responsável em fazer o próprio monitoramento e tomar consciência diária das próprias atitudes e comportamentos
fonte: Revista bem estar

Vigiar o parceiro nas redes sociais pode acabar até com casamento: por Tatiana Ades

O estudo Vigilância no Facebook de antigos parceiros realizado na Universidade de Brunel (Londres), indica que vigiar ex namorado no Facebook leva ao aumento da angústia e ansiedade.
 Agora, imagine as consequências de *stalkear o namorado (a) ou o marido (esposa)?

Relacionamento amoroso: mau uso das redes sociais
A forma como parte das pessoas usa as redes sociais vem provocado brigas e até separações entre casais. Em consultório, uma das principais queixas dos pacientes está vinculada ao uso que se faz dessas redes. O motivo é o ciúme decorrente de postagens e de novos contatos feitos pelo companheiro.

Ana Amelia (nome fictício) me conta que  passa cerca de seis horas por dia no Facebook vigiando o perfil do namorado. Ela observa tudo: quais postagens ele “curte “, quais pessoas entraram pra sua rede de amigos, quantas mulheres falam com ele, de que forma falam e se ele responde ou não a elas.

Sua insegurança chegou ao ponto de ficar conectada à página do namorado até mesmo no trabalho, perdendo o foco de suas tarefas como secretária. As discussões com seu parceiro são diárias e ele chegou a cancelar o perfil várias vezes e voltou, pois ela assim lhe exigiu, argumentando que ele poderia criar um fake para enganá-la.
Eduardo (nome ficiticio) também chega no consultório eufórico e exclama:

- Consegui as senhas ... as senhas do Facebook e de outras redes sociais dela!

Ele me conta que passou a noite digitando senhas até sentir o prazer de ter acesso ao mundo secreto da namorada, ler mensagens pessoais e verificar com que amigos ela conversava em segredo. Ele não encontrou nenhum sinal de traição, mas está tão obcecado com a possibilidade de vigiá-la virtualmente, que não consegue parar; diz que algum dia achará uma pista.

Amélia (nome ficiticio) terminou um casamento por causa do Facebook. Ela começou a mandar mensagens para as mulheres da lista de contato do marido, chamando-as de nomes vulgares e pedindo para ficarem longe dele. Além disso, criou um perfil fake para testar a fidelidade do marido, seduzindo-o e enviando mensagens eróticas e provocadoras. E no dia em que ele aceitou receber uma foto da desconhecida e se mostrou mais aberto e simpático, ela diz que sentiu ciúme do próprio fake e esperou ele chegar em casa para iniciar mais uma briga violenta. Mas dessa vez ele não suportou e foi embora de casa.
Cada vez mais a sociedade se transforma numa espécie de stalker virtual. Muito próxima ao objeto amado, tem a possibilidade de espioná-lo.
A brincadeira de estar numa espécie de reality show cibernético transforma as pessoas em seres muito mais desconfiados, ciumentos e bisbilhoteiros. As possibilidades de traição aumentam com a internet, por isso a desconfiança também.
Mas... confiança é incondicional, independe de época e de valores sociais. Deveríamos aprender a exercitar mais esse canal tão fechado.

Esperto que tenham “curtido’ o artigo e que compartilhem.
* Stalkear: obsessão em perseguir a vitima sem parar, seguindo, telefonando, enviando mensagens, etc.
 fonte:vya estelar

Os 22 inimigos do casamento por :Rosemeire Zago


Amor: minimize as crises e evite a separação
"A falta de diálogo com o companheiro é uma das causas mais comuns de conflitos e o caminho mais certo para uma separação. Mas se você não deseja que isso aconteça, é possível reconstruir"
Foto: Boa noite, queridos amigos. Todos sejam muito bem vindos ao meu convívio. Desejo uma feliz noite.
Para vocês, com carinho.

Concretização

O arco íris estava sorrindo.
Das trevas surgiu a manhã
Na alma então anoitecida
Uma claridade aconteceu.

Descerrada cortina dos sonhos
Um ressurgir feito de esperança.
Saboreando descoberto desejo.
Saciando a paixão dos sentidos.

As horas imitavam o infinito
Marcando no corpo desnudo
Sinais indeléveis do prazer
Em êxtase nunca vivenciado.

Em cada toque, um frenesi
Em cada carícia, um reviver.
Os lábios nos lábios selados.
O coração palpita em tremor.

O gosto de mel nas palavras
O calor da semente brotando
na colheita do corpo carente
reaprendendo o saber amar.

Themis
Todas as emoções afetam nosso organismo como um todo. Porém, o que mais dificulta em manter o equilíbrio emocional, é quando o coração não vai bem. Ou seja, quando a relação afetiva deixa a desejar.

Parece que quando amamos, nos deixamos de lado e só vemos o ser amado. Fazemos de tudo para agradá-lo e ainda assim, parece que nunca conseguimos. A insatisfação no relacionamento pode ter várias causas, mas para identificá-las, é preciso muita coragem para olhar para aquilo que tem nos feito mal e que muitas vezes por medo do que pode ser identificado, fugimos como se nada estivesse acontecendo.
Resultado: fugimos, seja trabalhando mais, comendo mais, nos envolvemos em relações passageiras para evitarmos o vínculo. Fazemos de tudo para evitarmos pensar e principalmente sentir. Assim, vamos nos machucando cada vez mais, acumulando mágoas e ressentimentos, sentindo como se não fôssemos dignos de sermos amados. Mas será que tem que ser sempre assim? Não, com certeza não!
A falta de diálogo com o companheiro é uma das causas mais comuns de conflitos e o caminho mais certo para uma separação. Mas se você não deseja que isso aconteça, é possível reconstruir. Porém, se não consegue conversar nem consigo mesmo, como irá querer se comunicar com o outro? Algumas pessoas chegam ao máximo de não conversarem nem sobre suas dificuldades sexuais. Como podem fazer amor se não podem falar sobre o assunto?
A falta de cuidado com o outro, com a relação, não conseguindo perceber as necessidades dele, também é um fator de desgaste no relacionamento, que acaba sendo consumido pela rotina do dia a dia.

Abaixo estão outras causas que podem interferir na sua relação. Procure identificá-las no seu relacionamento.
Os 22 inimigos do casamento
- Medo
- Insegurança
- Carências afetivas
- Conflitos internos que refletem na relação
- Falta de romantismo, carinho, atenção, cuidado com o outro
- Falta de confiança, diálogo, comunicação
- Falta constante de demonstração de amor
- Falta de desejo, atração
- Desinteresse pelo que o outro diz, faz ou sente
- Brigas crônicas (repetitiva e sem gerar mudança)
- Ciúme sem motivo e desproporcional
- Interferência familiar
- Agressividade
- Inveja
- Traição
- Desprezo
- Indiferença
- Rotina
- Mentira
- Egoísmo
- Crises financeiras
- Sem dúvida, falta de amor!
Diante dessa lista, é possível fazer muitas coisas. Primeiro é preciso identificar as possíveis causas que estão corroendo seu relacionamento. Para isso você poderá responder as seguintes perguntas:

- Se há brigas, quais são os motivos? São sempre os mesmos?

- Se não há brigas, mas há o silêncio, a indiferença, o que pode estar por trás disso?

- Como você tem alimentado sua relação?

- O que você têm feito para a construção da relação?

- Você conversa com seu companheiro sobre seus sentimentos?

- Seu companheiro se interessa pelo que você faz, e principalmente pelo que você sente?

- Você se interessa pelo que ele faz e pelo que ele sente?

- Seus sentimentos são respeitados e considerados importantes por ele? E você, respeita os sentimentos dele?

- O que você sente quando está ao lado dele? E quando está longe?

- Pense em como você gostaria que fosse sua relação afetiva. Agora compare como está atualmente. Há muita diferença entre o que gostaria e está hoje?

Responda essas perguntas com toda sinceridade e depois reflita sobre as respostas. Pode ser que elas te ajudem a identificar as causas dos desentendimentos e de sua tristeza.

Com tudo isso claro em sua mente, procure seu companheiro para uma conversa franca e redefinam pontos importantes, onde os dois possam ouvir e perceber as necessidades do outro, tanto como as suas próprias. É preciso investir sempre, fazendo algo que surpreenda e deixe o outro feliz e isso só você mesmo poderá saber por onde começar!
Lembre-se: "Há três possibilidades de mudança na relação: o eu, o outro, a relação. A única que depende exclusivamente de você é o eu! O outro depende dele. E a relação dos dois."

fonte:vya estelar

Na geladeira: Será que você sabe acondicionar os alimentos de forma correta?

A geladeira é um eletrodoméstico que adianta e muito a nossa rotina diária. Antigamente os alimentos estragavam facilmente por falta de condições de armazenamento e o desperdício era enorme. Mas para que ela funcione bem e os alimentos realmente fiquem conservados devemos seguir algumas regras. E esse será o tema do nosso texto.

Será que você sabe arrumar a sua geladeira para conservar mais os alimentos e evitar o mal cheiro?
Primeira regra, tudo que entra na geladeira deve ser lavado (garrafas, embalagens em geral, etc...), não sabemos por onde aquela embalagem passou e na maioria das vezes nem queremos saber.
Mas vamos ver os locais corretos de cada alimento.
As duas primeiras prateleiras são as partes mais geladas do equipamento. Por isso, devem ali ser armazenados os alimentos mais perecíveis: em primeiro lugar os lácteos como leite, iogurtes, queijos, manteiga. Em seguida, embalagens abertas de sucos, geleias, doces prontos como pudins, manjares, etc...
Nas prateleira abaixo, armazene alimentos prontos como legumes cozidos e sobras devidamente guardados em potes de vidro ou louça. Aposente os tão utilizados potes de plásticos, eles liberam toxinas altamente prejudiciais ao organismo. Essa também é o local dos ovos guardados em sua embalagem original higienizada e no fundo da prateleira.
Acima dos gavetões é a área ideal para colocar garrafas pets, além de frutas diversas, pois tem uma temperatura não muito baixa, o que é ideal para esse tipo de alimento. Lembrando que nem toda fruta pode ser guardada na geladeira, um exemplo é o abacate, se esse for colocado sem estar maduro na geladeira, não vai amadurecer mais. Por isso, somente depois de aberto com o caroço deve ser armazenado dessa forma.
Latas

Não se deve guardar de jeito nenhum latas abertas na geladeira. Ao abrir a lata o verniz interno se rompe e o alimento pode entrar em contato com a lata e se tornar tóxico.
Por isso, retire sempre o produto da lata e coloque em um pote de vidro ou cerâmica.
Os gavetões são o local menos refrigerado. Por isso, é ideal para guardar legumes e verduras. Esses alimentos por serem muito sensíveis a temperatura muito baixas, acabam “queimando” e estragando mais fácil.
Lembrando sempre que além do local correto de armazenagem, as folhas devem ser muito bem secas para que durem por mais tempo. Por isso, o ideal é “ secá-las” em centrífugas para folhas e após isso enrole em papel toalha. (repare que o papel vai ficar sempre bem molhado e por isso deve ser trocado todos os dias)
A famosa porta é a parte que perde refrigeração mais rapidamente. Devem ser armazenados: conservas, molhos como ketchup, mostarda, molho shoyo etc....
E os ovos, podemos armazenar na porta da geladeira? De jeito nenhum! A porta da geladeira é o local mais “perecível” do equipamento, porque com a abertura constante, o local passa a ter uma variação de temperatura muito grande, o que é um perigo quando falamos em ovos. Essa mudança dá as condições perfeitas para bactérias como a salmonella se multiplicarem, o que pode causar graves casos de diarreia).

Os ovos devem ser guardados até a segunda prateleira e no fundo para que se garanta baixa temperatura e maior conservação do alimento. Felizmente alguns fabricantes de geladeira já trazem compartimentos internos para o armazenamento dos ovos. Mas como a maioria ainda não tem, o que é recomendado é que se higienize a embalagem que vem os ovos e utilize-a para o armazenamento no fundo da geladeira.
Podem ser armazenados na porta: conservas, molhos como ketchup, mostarda, molho shoyo etc....
E a limpeza, como fica?
A limpeza da geladeira teoricamente deveria ser feita todos os dias. Começando pela organização dos alimentos e produtos e remoção da sujeira das prateleiras. Em seguida, passe uma eponja com detergente neutro.
E uma limpeza mais pesada semanal também é recomendada. Use um pano umedecido em uma água morna e detergente neutro (cerca de 50ml por litro de água). Enxague e depois passe uma solução de bicarbonato de sódio (1 litro de água + 2 saquinhos do produto) – não é necessário fazer um novo enxágue. Em seguida, use outro pano, dessa vez seco. O bicarbonato é ótimo para tirar manchas e aquele “cheirinho” de geladeira. Por fora, use uma esponja macia + detergente neutro. Em seguida, enxague com um pano úmido e seque com papel toalha.
Agora a sua geladeira vai funcionar de modo perfeito, conservar bem os alimentos e ficar sem aquele cheirinho desagradável. 
fonte Vya estelar

Conheça os inúmeros benefícios da maçã para a saúde


Recentemente um estudo publicado no Journal of Medicine Food, analisou os efeitos do consumo de maçã e suco de maçã sobre os níveis de LDL oxidado. Conhecido como colesterol ruim, o LDL provoca danos cardiovasculares, e quando oxidado, forma placas ao longo das paredes da artéria coronária, causando a aterosclerose.

Nesse estudo participaram 25 pessoas que durante 12 semanas consumiram cerca de 400ml de suco de maçã (100%) ou duas maçãs diariamente. As variedades das maçãs usadas no estudo foram: Fuji, Golden Delicius, Granny Smith e Red Delicius. Após as 12 semanas, os níveis de oxidação foram avaliados e verificou-se diminuição de 20% em média, nos níveis de LDL oxidado.

Outro estudo realizado na Universidade de Cornell e que foi publicado em na Revista Nature, mostrou que 100g de maçã fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de 1500mg de vitamina C. Os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca seriam mais eficazes do que aqueles encontrados em suplementos dietéticos.

Testes laboratoriais também foram realizados e mostraram que extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células cancerígenas em cerca de 43% e os da polpa 29%. Em células de câncer de fígado, os testes foram ainda mais eficazes. Os extratos da casca reduziram o crescimento dessas células em 57% e os da polpa 40%.
Benefícios da maçã
- Controle/redução do colesterol;

- Redução do risco de inúmeros cânceres;

- Ação antioxidante;

- “Escova de dente natural”:

- Fonte de fibra;

- Baixa caloria;

- Rica em pectina;

- Reduz o risco de doenças cardiovasculares e prisão de ventre.

E o que mais a maçã tem de bom?

São mais de 2500 tipos de maçãs cultivadas só nos Estados Unidos, e dentre essa infinidade de variedades, todas contêm quantidades consideráveis de nutrientes e substâncias benéficas à nossa saúde. A Fuji e a Gala estão no topo do ranking das maçãs mais consumidas no Brasil. Analisadas quanto à capacidade de reduzir o colesterol, a Gala abriu vantagem no páreo. Isso porque essa variedade oferece mais quercetina, um antioxidante que dificulta o acúmulo de gordura nas artérias. Graças a essa substância, que é da família dos flavonoides, a Gala impede com muita eficácia a absorção do colesterol no intestino. Verificou-se que com a ajuda dessa maçã, os excessos da molécula gordurosa são” varridos” do organismo.

Além disso, uma maçã Gala fornece a metade de toda a vitamina C que você precisa ao longo do dia.

Ambas apresentam características muito semelhantes, dificultando esclarecimentos de prós e contras. Por exemplo, a época de colheita é em períodos semelhantes (fevereiro até maio), estão disponíveis no comércio durante o ano inteiro (mesmo em períodos de entressafra, em que são disponibilizadas maçãs armazenadas em câmaras de atmosfera controlada) e apresentam preços próximos também. Ambas apresentam sabor adocicado, no entanto, a variedade Fuji pode apresentar alguma vantagem no que diz respeito ao seu menor teor de acidez.
Sendo essa fruta de baixa caloria, rica em fibras e substâncias antioxidantes, ela atua beneficamente na nossa saúde na redução de doenças. E esse benefício aumenta quando ingerida também a casca da fruta, pois há maior concentração de substâncias ativas.

A pectina é a principal fibra presente na maçã, é uma fibra solúvel (geralmente usada para engrossar gelatinas) e ajuda na redução de doenças cardiovasculares e prevenção de prisão de ventre. Além disso, essa fibra influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos. Têm sido mostrados ainda os efeitos benéficos da pectina da maçã tanto na redução do chumbo como na do mercúrio no trato gastrintestinal e respiratório.

Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático, a partir do consumo de maçã e de sua pectina. E em crianças foi benéfico seu consumo para o combate a diarreia.

Cerca de 100g de maçã encontramos de 1.5 a 2.5 gramas de pectina. Estudos mostraram que o consumo de 5 a 6g por dia dessa fibra é o necessário para se obter efeito na redução do colesterol, pois quantidades inferiores não mostraram efeitos significativos. Uma maçã média pesa entre 180/200g, podemos afirmar que a ingestão de uma unidade por dia fornece cerca de 3 a 5g por dia de pectina.

As substâncias antioxidantes presentes na fruta (casca e polpa), flavonoides e polifenois são capazes de preservar as células dos danos provocados pela ação dos radicais livres; com isso retardam o envelhecimento e protegem o organismo de uma série de doenças, inclusive o câncer.

Outro ponto positivo para a maçã é a presença de frutose, seu açúcar, que é absorvido de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue.

Além de todos os benefícios que citamos, essa fruta pode ainda ser considerada como uma escova de dente natural, ajudando na higiene bucal. Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca e ajudando no combate as cáries. Mas isso não significa abandonar a escova de dente, nem tão pouco o fio dental.
Valor nutricional da maçã
Nutrientes
Quantidade
Calorias
63,3 Kcal
Água
84,4g
Carboidratos
15,0g
Proteínas
0,4g
Gordura
0,4g
Fibras
2,7g
Vitamina A
*40UI
Tiamina (B1)
45ug
Riboflavina (B2)
100ug
Niacina (B5)
0,5mg
Vitamina C
8mg
Potássio
127mg
Fósforo
12mg
Sódio
11mg
Magnésio
8mg
Enxofre
7mg
Cálcio
7mg
Ferro
1mg
Fitoserol
12mg


fonte :  www.jocelemsalgado.com.br



terça-feira, 23 de outubro de 2012

Foto

fonte autoconhecimento e liderança.

Prática de atividade física evita dívidas e compras por impulso

Sabemos que a prática de exercícios físicos promove a qualidade de vida e a manutenção da saúde e da força física. A prática diária e constante de exercícios físicos nos traz ganhos variados: controle de doenças coronárias, manutenção de taxas saudáveis de colesterol e de pressão arterial, diminuição dos sintomas críticos da TPM e melhora da perfomance sexual.

Mas aposto que você sequer imaginava que uma boa caminhada no calçadão ou nas trilhas do parque ao lado da sua casa, ou aquela ida clássica à academia poderia nos ajudar a nos livrarmos das dívidas? Ou, ao menos, a não contrair novas dívidas, especialmente aquelas originadas nas compras por impulso.

Não é difícil entendermos as razões de tal afirmação.

A serotonina é um neurotransmissor importante no equilíbrio do humor. Na falta desse neurotransmissor, ou diminuição dos seus níveis, podem aparecer sintomas como depressão, apatia, mau humor ou patologias muito sérias como TOC -Ttranstorno ObsessivoCompulsivo. Todas nós sabemos disso, ainda que intuitivamente, por isso recorremos à salvadora barra de chocolate em momentos down. O chocolate contém triptofano, que é um aminoácido que é convertido em serotonina nos neurônios, que por sua vez incentiva a produção dos hormônios do prazer e da satisfação. Bem, compras por impulso produzem esse efeito também.
Comer chocolate produz mesma sensação de bem-estar provocada por uma compra por impulso

E as barras de musculação – tal qual as barras de chocolate e as compras - também funcionam nesse caso, porque a prática de exercícios estimula a produção desses hormônios do bem, que promovem o bem-estar e o bom humor, possibilitando o aumento das sensações de euforia e contentamento.
Certas compras por impulso que fazemos, como aquele celular que só falta falar, nos traz contentamento e bem-estar, aumentando assim o nível de serotonina em nosso organismo, mais ou menos o equivalente a uma barra de chocolate derretendo no céu da boca.

Como não posso sugerir que você substitua as compras por algumas barras de chocolate, porque entre os efeitos colaterais estão as gordurinhas nos culotes, acho de bom tom sugerir que você busque a serotonina em uma boa série de exercícios físicos, que também ajudam a produzir os hormônios do bem-estar e da satisfação - com a aprovação do seu médico, é claro!.

Assim, em momentos críticos como o da TPM, ao invés de pegar o cartão de crédito e ir às compras na hora do almoço, ou antes de atirar o grampeador na cabeça do seu chefe, esqueça o chocolate e o Prozac e procure pela serotonina nas academias de ginástica. Mesmo sendo caras para muitas de nós, as mensalidades das academias ainda serão mais baratas do que atrasar o pagamento de um cartão de crédito e ter que pagar juros. E você ainda sai ganhando: bumbum mais rígido, coração mais forte e solidez na conta bancária.

fonte Vya Estelar