sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Encha seu prato de alimentos coloridos e ganhe mais saúde

Você já ouviu falar que precisa encher o prato de cores? Nós mostramos como essa é a garantia de que sua mente e seu corpo vão funcionar na potência máxima!

Comer apenas algumas cores de alimento, e não uma gama completa, não traz todos os nutrientes necessários para uma dieta rica e benéfica. "Cada cor de alimento tem fitoquímicos únicos. Todos esses compostos são responsáveis por diferentes processos que protegem sua saúde", explica David Grotto, autor de 101 Optimal Life Foods (inédito no Brasil).

Por isso, não adianta você virar fã exclusivamente de brócolis. "Não é possível encontrar todos os nutrientes em apenas uma fonte. Precisamos consumir todo o espectro de cores", completa Jocelem Salgado, professora de nutrição da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP). De acordo com um estudo do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, as propriedades benéficas dos corantes fortalecem o organismo e ajudam a reforçar o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e degenerativas.

Para garantir saúde e bem-estar, o ideal é consumir de três a cinco frutas de diferentes cores e de quatro a cinco porções de hortaliças por dia. Veja o que cada cor traz de benefícios e como transformar o seu cardápio em um arco-íris.


Laranja
Xô, doenças! O betacaroteno, responsável pela cor alaranjada, tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. Acredita-se que ele possa fortalecer a função imunológica, combatendo células tumorais. Mas as benesses dessa cor vão além: pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a USP, apontaram uma grave falta de vitamina K na alimentação do brasileiro. Esse nutriente atua no metabolismo ósseo e ajuda a evitar a osteoporose, doença que atinge 25% das mulheres depois dos 50 anos. Incluir uma cenoura crua por dia na dieta é o suficiente para suprir o organismo com a vitamina.

Verde
Os alimentos com esse pigmento contêm fitoquímicos, como os isotiocianatos, que ajudam a prevenir doenças como o câncer. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que podem retardar o processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, e reduzir o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira. Dados da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde, apontam que uma das principais carências do brasileiro é a vitamina A, encontrada em vegetais verde-escuros. Além de proteger a córnea, o nutriente participa na defesa do organismo, combatendo infecções.

Roxo, azul e preto
As três cores são energia pura. Elas contém antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, transformam os nutrientes absorvidos em energia e retardam os sinais de envelhecimento. O trio também é ótimo na prevenção de problemas nas articulações. Auxilia a função cognitiva e tem propriedades antioxidantes, que participam do combate ao câncer.

Amarelo
Vibrantes como o Sol, são cheios de vitamina C, o que favorece o processo de cicatrização e também impede que os radicais livres causem danos à pele. Mas os benefícios não param por aí: produtos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestivo, pois contêm a enzima bromelina, que atua como substituta dos sucos gástricos e auxilia na digestão. Além disso, as frutas amarelas têm alto teor de fibras, o que provoca sensação de saciedade e melhora o funcionamento da flora intestinal.

Branco
Tem efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias. Devido às propriedades antibióticas, são conhecidos como os alimentos para a cura, e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol ruim. Em estudo realizado pela USP, pesquisadores apontaram que os jovens brasileiros têm deficiência de vitamina D, responsável pela absorção de cálcio no organismo e importante na regulação do metabolismo.A Universidade de Michigan, nos EUA, deu outro alerta: 20% dos casos de hipertensão entre mulheres são decorrentes de insuficiência da vitamina D, que causa descontrole dos níveis da pressão arterial.

Vermelho
Fique esperta: uma pesquisa da Universidade Tufts, nos EUA, concluiu que alimentos vermelhos, repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Eles ajudam a eliminar o stress oxidativo, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Além disso, são protetores do coração. Apresentam efeito vasodilatador e anticoagulante. A deficiência dessa cor pode refletir em cabelos fracos e quebradiços! E mais: pode levar a anemia, envelhecimento precoce, fraqueza muscular e confusão mental.


Como escolher bem
Os alimentos mais saborosos e nutritivos nem sempre são os mais bonitos da prateleira. Montamos um guia para você saber como encontrar os melhores exemplares de frutas e vegetais no supermercado e como armazená-los para obter o maior número de benefícios


Verdes
· Alcachofra
Temporada: agosto a novembro
Escolha as verde-escuras, pesadas, com folhas bem fechadas que, quando comprimidas, rangem. Quer saber se ela está fresca? Torça para não encontrar manchas pretas na base ou na ponta das folhas. O talo deve ser flexível. O ideal é temperá-la com limão e azeite para turbinar o poder dos antioxidantes.
Como armazenar: na geladeira, guarde em um saco plástico por até cinco dias.

· Aspargo
Temporada: agosto a novembro
Na hora de comprar, vá direto para lanças que apresentem coloração verde vibrante, com gomos fechados e arroxeados. Quanto mais finas, mais doces e macias serão. Para garantir o frescor, apare as extremidades. No preparo, refogue o alimento com azeite.
Como armazenar: guarde em recipientes abertos dentro da geladeira. Cozinhe em poucos dias.

· Abacate
Temporada: janeiro a outubro
É excelente para atletas, já que evita cãibras. Faça um teste na hora: chacoalhe o abacate. Se fizer barulho, procure outro: o caroço está desprendido da polpa, o que não é bom. Prefira as frutas mais firmes, sem amassados e manchas moles e oleosas com um aspecto brilhante. Para deixar a polpa do abacate verdinha mesmo depois de cortada (pois escurece com facilidade), pingue umas gotinhas de limão sobre a fruta.
Como armazenar: guarde em local fresco e arejado. Cuidado: amassa com facilidade. Os maduros podem ficar na geladeira por até uma semana, mas, se já estiverem abertos, deixe o caroço encaixado na fruta para atrasar o processo de deterioração. Ainda não estão maduros? Deixe-os fora da geladeira de dois a quatro dias.

· Brócolis
Temporada: agosto a novembro
Procure por talos rígidos, folhas frescas e botões das flores bem fechados. A coloração deve ser verde-escura ou arroxeada. Passe longe de qualquer um com tons amarelados são muito amargos. Encha um recipiente com água corrente e deixe as flores de molho por alguns minutos. Em seguida, enxágue e cozinhe no vapor.
Como armazenar: mantenha refrigerado em saco plástico por até uma semana.

· Vagem
Temporada: outubro a janeiro
Vagens de qualidade têm a superfície lisa e uniforme. As melhores são finas e de textura aveludada e estalam quando você as dobra. Lave em água corrente, esfregando o polegar cuidadosamente sobre ela.
Como armazenar: após a lavagem, conserve na geladeira em um saco plástico lacrado por até uma semana.

· Kiwi
Temporada: abril a outubro
O kiwi maduro deve ser macio, mas não mole. Mantenha os amassados, enrugados ou sem cheiro bem longe do carrinho.
Como armazenar: em temperatura ambiente. Quando já estiverem maduros, podem ser conservados na geladeira em um saco plástico por até uma semana.

· Alface
Temporada: o ano todo
Escolha as folhas livres de bordas escuras e manchas cor de ferrugem. Para deixá-las limpinhas, prepare uma solução de água sanitária: para 1 litro de água, adicione 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe de molho por alguns minutos e, em seguida, lave em água corrente.
Como armazenar: na geladeira, a alface pode ficar até quatro dias em um saco plástico ou em recipiente fechado. Se não for refrigerada, mantenha em local bem seco dentro de um saco plástico aberto.


Roxos, azuis e pretos
· Mirtilo
Temporada: maio a outubro
Essa frutinha turbina a memória e a cognição. Atrasa o processo de envelhecimento e reduz de inflamações. Selecione as mais rechonchudas e com pele esticada e uniforme, coberta por pequenos pontos brancos.
Como armazenar: antes de lavar, coloque em um recipiente totalmente vedado e leve à geladeira por um período de cinco a sete dias.

· Uvas
Temporada: janeiro a abril
Prefira as mais roliças, livres de rugas e que estejam bem fixadas nos cachos. Um pó brancoprateado na superfície indica que as uvas ficarão frescas por mais tempo.
Como armazenar: antes da lavagem, mantenha os cachos em uma tigela rasa na geladeira por até uma semana. Na hora de comer, lave bem os gomos.


Vermelhos
· Pimentão
Temporada: outubro a janeiro
Preste atenção na cor: leve para casa os mais vibrantes, sem manchas ou machucados. O legume deve ser pesado e firme, e o talo, sempre verdinho.
Como armazenar: deixe a água correr para limpar bem a pele do pimentão. Mantenha-o fresco, refrigerado, por até duas semanas.

· Morango
Temporada: julho a setembro
São muito sensíveis, por isso busque morangos bem vermelhos e sem manchas. O aroma também é importante: deve exalar frescor e doçura. Os melhores são suavemente macios, ainda que firmes.
Como armazenar: antes da lavagem, coloque os morangos sobre papel-toalha dentro de um recipiente fechado. Eles vão expelir qualquer impureza.

· Tomate
Temporada: julho a outubro
Escolha os mais pesados, de cores vivas e sem rugas, furos e machucados. Os melhores não são tão rígidos e têm certa flexibilidade na superfície. A casca deve ser muito bem lavada o ideal é usar uma escovinha para alimentos com um pingo de detergente para retirar resíduos de agrotóxicos.
Como armazenar: nunca na geladeira a temperatura baixa destrói o sabor e a textura. Deixe-os na sombra, por até uma semana.

· Melancia
Temporada: outubro a janeiro
Pegue no colo para ver o peso! Em seguida, veja se a casca está firme e sem manchas escuras ou afundadas. A superfície deve ser fosca e ter uma cor amarelada na base. Para saber se está madura, bata com os dedos na casca e fique atenta ao som: deve ser oco ou abafado. A polpa não pode ser áspera e o vermelho deve ser vibrante.
Como armazenar: mantenha a fruta sempre refrigerada para evitar que ela fique fibrosa ou seca. Pode permanecer na geladeira por até uma semana.


Laranja
· Pêssego
Temporada: setembro a fevereiro
Pêssegos bons têm um aroma frutado forte e cor amarelada. Não leve se estiverem moles: os maduros devem estar firmes, ainda que levemente macios. O tamanho do pêssego não indica qualidade.
Como armazenar: deixe os verdes em temperatura ambiente. Os maduros podem ir para a geladeira, mas devem ser consumidos em dois ou três dias.

· Laranja
Temporada: o ano todo
A fonte interminável de vitamina C deve ser pesada, sinal de que está suculenta. Outro bom sinal de frescor: cascas lisas e finas. Deixe de lado as laranjas muito maduras, pois já perderam grande parte dos nutrientes.
Como armazenar: em temperatura ambiente ou dentro da geladeira por até duas semanas.


Amarelos
· Milho
Temporada: janeiro a julho
As melhores espigas têm palha verde, mas não completamente secas. Se estiverem fora de refrigeração, devem estar sob a luz do Sol. Para garantir que estão frescos, aperte levemente os grãos robustos. Se sair um líquido esbranquiçado, embrulhe já!
Como armazenar: sem remover a casca, conserve as espigas dentro da geladeira em sacos plásticos. Depois de cozidos, retire os grãos com uma faca e guarde-os dentro de um recipiente fechado sob refrigeração.

· Pera
Temporada: janeiro a julho
Você quer aquelas que possuem uma fragrância agradável e uma maciez suave no final do cabo. Algumas áreas de cor marrom não interferem na qualidade da fruta.
Como armazenar: se ainda não está no ponto para ser ingerida, deve amadurecer em temperatura ambiente em um saco de papel parcialmente fechado.

· Abacaxi
Temporada: outubro a janeiro
Coroada como uma das frutas mais nutritivas, o abacaxi deve ter folhas de cor verde vibrante, a pele firme e suave e liberar aquele doce aroma no final da coroa.
Como armazenar: se estiver verde, mantenha-o em temperatura ambiente por três ou quatro dias. Na geladeira, por até cinco.


Brancos
· Cogumelos
Temporada: maio a dezembro
Para comprar bem, escolha somente os que estiverem em um recipiente completamente fechado, com a parte superior (o chapéu) bem firme, sem aparentar textura viscosa com fissuras escuras. Os chapeuzinhos estão abertos e as estrias visíveis? Devem ser consumidos logo.
Como armazenar: espalhe os cogumelos sobre uma superfície plana, cubra com uma folha de papel-toalha úmido e leve à geladeira por até cinco dias.

· Couve-flor
Temporada: maio a outubro
Para reunir um buquê fresco e saudável, procure por flores compactas, nunca partidas ao meio, com cor uniforme e livre de manchas escuras.
Como armazenar: para conservar o alimento, mantenha-o na geladeira por até cinco dias, sem lavar, em um saco plástico perfurado, para que não haja acúmulo de água. Antes de comer, lave bem as flores. Uma boa dica para deixar o buquê branquinho na hora do cozimento é colocar um pouco de leite e uma rodela de limão dentro da água.

Foto: Encha seu prato de alimentos coloridos e ganhe mais saúde




Você já ouviu falar que precisa encher o prato de cores? Nós mostramos como essa é a garantia de que sua mente e seu corpo vão funcionar na potência máxima!

Comer apenas algumas cores de alimento, e não uma gama completa, não traz todos os nutrientes necessários para uma dieta rica e benéfica. "Cada cor de alimento tem fitoquímicos únicos. Todos esses compostos são responsáveis por diferentes processos que protegem sua saúde", explica David Grotto, autor de 101 Optimal Life Foods (inédito no Brasil).

Por isso, não adianta você virar fã exclusivamente de brócolis. "Não é possível encontrar todos os nutrientes em apenas uma fonte. Precisamos consumir todo o espectro de cores", completa Jocelem Salgado, professora de nutrição da Universidade de São Paulo, em Piracicaba (SP). De acordo com um estudo do Hospital Albert Einstein, na capital paulista, as propriedades benéficas dos corantes fortalecem o organismo e ajudam a reforçar o sistema imunológico, prevenindo doenças cardiovasculares e degenerativas.

Para garantir saúde e bem-estar, o ideal é consumir de três a cinco frutas de diferentes cores e de quatro a cinco porções de hortaliças por dia. Veja o que cada cor traz de benefícios e como transformar o seu cardápio em um arco-íris.


Laranja
Xô, doenças! O betacaroteno, responsável pela cor alaranjada, tem recebido atenção especial na luta contra o câncer. Acredita-se que ele possa fortalecer a função imunológica, combatendo células tumorais. Mas as benesses dessa cor vão além: pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com a USP, apontaram uma grave falta de vitamina K na alimentação do brasileiro. Esse nutriente atua no metabolismo ósseo e ajuda a evitar a osteoporose, doença que atinge 25% das mulheres depois dos 50 anos. Incluir uma cenoura crua por dia na dieta é o suficiente para suprir o organismo com a vitamina.

Verde
Os alimentos com esse pigmento contêm fitoquímicos, como os isotiocianatos, que ajudam a prevenir doenças como o câncer. Além disso, eles têm luteína e zeaxantina, dois antioxidantes potentes que podem retardar o processo de envelhecimento precoce, pois combatem os radicais livres, e reduzir o risco de degeneração macular, doença líder na causa de cegueira. Dados da Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição (CGPAN), do Ministério da Saúde, apontam que uma das principais carências do brasileiro é a vitamina A, encontrada em vegetais verde-escuros. Além de proteger a córnea, o nutriente participa na defesa do organismo, combatendo infecções.

Roxo, azul e preto
As três cores são energia pura. Elas contém antocianinas, que protegem as células dos danos oxidativos, transformam os nutrientes absorvidos em energia e retardam os sinais de envelhecimento. O trio também é ótimo na prevenção de problemas nas articulações. Auxilia a função cognitiva e tem propriedades antioxidantes, que participam do combate ao câncer.

Amarelo
Vibrantes como o Sol, são cheios de vitamina C, o que favorece o processo de cicatrização e também impede que os radicais livres causem danos à pele. Mas os benefícios não param por aí: produtos com esse pigmento melhoram a saúde do aparelho digestivo, pois contêm a enzima bromelina, que atua como substituta dos sucos gástricos e auxilia na digestão. Além disso, as frutas amarelas têm alto teor de fibras, o que provoca sensação de saciedade e melhora o funcionamento da flora intestinal.

Branco
Tem efeito anti-inflamatório e antialérgico, bloqueando a histamina, uma substância que causa coceiras, espirros e alergias. Devido às propriedades antibióticas, são conhecidos como os alimentos para a cura, e ainda ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e a reduzir o colesterol ruim. Em estudo realizado pela USP, pesquisadores apontaram que os jovens brasileiros têm deficiência de vitamina D, responsável pela absorção de cálcio no organismo e importante na regulação do metabolismo.A Universidade de Michigan, nos EUA, deu outro alerta: 20% dos casos de hipertensão entre mulheres são decorrentes de insuficiência da vitamina D, que causa descontrole dos níveis da pressão arterial.

Vermelho
Fique esperta: uma pesquisa da Universidade Tufts, nos EUA, concluiu que alimentos vermelhos, repletos de antioxidantes, ajudam na produção de neurônios e turbinam a memória. Eles ajudam a eliminar o stress oxidativo, reduzindo os riscos de desenvolver doenças como câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson. Além disso, são protetores do coração. Apresentam efeito vasodilatador e anticoagulante. A deficiência dessa cor pode refletir em cabelos fracos e quebradiços! E mais: pode levar a anemia, envelhecimento precoce, fraqueza muscular e confusão mental.


Como escolher bem
Os alimentos mais saborosos e nutritivos nem sempre são os mais bonitos da prateleira. Montamos um guia para você saber como encontrar os melhores exemplares de frutas e vegetais no supermercado e como armazená-los para obter o maior número de benefícios


Verdes
· Alcachofra
Temporada: agosto a novembro
Escolha as verde-escuras, pesadas, com folhas bem fechadas que, quando comprimidas, rangem. Quer saber se ela está fresca? Torça para não encontrar manchas pretas na base ou na ponta das folhas. O talo deve ser flexível. O ideal é temperá-la com limão e azeite para turbinar o poder dos antioxidantes.
Como armazenar: na geladeira, guarde em um saco plástico por até cinco dias.

· Aspargo
Temporada: agosto a novembro
Na hora de comprar, vá direto para lanças que apresentem coloração verde vibrante, com gomos fechados e arroxeados. Quanto mais finas, mais doces e macias serão. Para garantir o frescor, apare as extremidades. No preparo, refogue o alimento com azeite.
Como armazenar: guarde em recipientes abertos dentro da geladeira. Cozinhe em poucos dias.

· Abacate
Temporada: janeiro a outubro
É excelente para atletas, já que evita cãibras. Faça um teste na hora: chacoalhe o abacate. Se fizer barulho, procure outro: o caroço está desprendido da polpa, o que não é bom. Prefira as frutas mais firmes, sem amassados e manchas moles e oleosas com um aspecto brilhante. Para deixar a polpa do abacate verdinha mesmo depois de cortada (pois escurece com facilidade), pingue umas gotinhas de limão sobre a fruta.
Como armazenar: guarde em local fresco e arejado. Cuidado: amassa com facilidade. Os maduros podem ficar na geladeira por até uma semana, mas, se já estiverem abertos, deixe o caroço encaixado na fruta para atrasar o processo de deterioração. Ainda não estão maduros? Deixe-os fora da geladeira de dois a quatro dias.

· Brócolis
Temporada: agosto a novembro
Procure por talos rígidos, folhas frescas e botões das flores bem fechados. A coloração deve ser verde-escura ou arroxeada. Passe longe de qualquer um com tons amarelados são muito amargos. Encha um recipiente com água corrente e deixe as flores de molho por alguns minutos. Em seguida, enxágue e cozinhe no vapor.
Como armazenar: mantenha refrigerado em saco plástico por até uma semana.

· Vagem
Temporada: outubro a janeiro
Vagens de qualidade têm a superfície lisa e uniforme. As melhores são finas e de textura aveludada e estalam quando você as dobra. Lave em água corrente, esfregando o polegar cuidadosamente sobre ela.
Como armazenar: após a lavagem, conserve na geladeira em um saco plástico lacrado por até uma semana.

· Kiwi
Temporada: abril a outubro
O kiwi maduro deve ser macio, mas não mole. Mantenha os amassados, enrugados ou sem cheiro bem longe do carrinho.
Como armazenar: em temperatura ambiente. Quando já estiverem maduros, podem ser conservados na geladeira em um saco plástico por até uma semana.

· Alface
Temporada: o ano todo
Escolha as folhas livres de bordas escuras e manchas cor de ferrugem. Para deixá-las limpinhas, prepare uma solução de água sanitária: para 1 litro de água, adicione 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe de molho por alguns minutos e, em seguida, lave em água corrente.
Como armazenar: na geladeira, a alface pode ficar até quatro dias em um saco plástico ou em recipiente fechado. Se não for refrigerada, mantenha em local bem seco dentro de um saco plástico aberto.


Roxos, azuis e pretos
· Mirtilo
Temporada: maio a outubro
Essa frutinha turbina a memória e a cognição. Atrasa o processo de envelhecimento e reduz de inflamações. Selecione as mais rechonchudas e com pele esticada e uniforme, coberta por pequenos pontos brancos.
Como armazenar: antes de lavar, coloque em um recipiente totalmente vedado e leve à geladeira por um período de cinco a sete dias.

· Uvas
Temporada: janeiro a abril
Prefira as mais roliças, livres de rugas e que estejam bem fixadas nos cachos. Um pó brancoprateado na superfície indica que as uvas ficarão frescas por mais tempo.
Como armazenar: antes da lavagem, mantenha os cachos em uma tigela rasa na geladeira por até uma semana. Na hora de comer, lave bem os gomos.


Vermelhos
· Pimentão
Temporada: outubro a janeiro
Preste atenção na cor: leve para casa os mais vibrantes, sem manchas ou machucados. O legume deve ser pesado e firme, e o talo, sempre verdinho.
Como armazenar: deixe a água correr para limpar bem a pele do pimentão. Mantenha-o fresco, refrigerado, por até duas semanas.

· Morango
Temporada: julho a setembro
São muito sensíveis, por isso busque morangos bem vermelhos e sem manchas. O aroma também é importante: deve exalar frescor e doçura. Os melhores são suavemente macios, ainda que firmes.
Como armazenar: antes da lavagem, coloque os morangos sobre papel-toalha dentro de um recipiente fechado. Eles vão expelir qualquer impureza.

· Tomate
Temporada: julho a outubro
Escolha os mais pesados, de cores vivas e sem rugas, furos e machucados. Os melhores não são tão rígidos e têm certa flexibilidade na superfície. A casca deve ser muito bem lavada o ideal é usar uma escovinha para alimentos com um pingo de detergente para retirar resíduos de agrotóxicos.
Como armazenar: nunca na geladeira a temperatura baixa destrói o sabor e a textura. Deixe-os na sombra, por até uma semana.

· Melancia
Temporada: outubro a janeiro
Pegue no colo para ver o peso! Em seguida, veja se a casca está firme e sem manchas escuras ou afundadas. A superfície deve ser fosca e ter uma cor amarelada na base. Para saber se está madura, bata com os dedos na casca e fique atenta ao som: deve ser oco ou abafado. A polpa não pode ser áspera e o vermelho deve ser vibrante.
Como armazenar: mantenha a fruta sempre refrigerada para evitar que ela fique fibrosa ou seca. Pode permanecer na geladeira por até uma semana.


Laranja
· Pêssego
Temporada: setembro a fevereiro
Pêssegos bons têm um aroma frutado forte e cor amarelada. Não leve se estiverem moles: os maduros devem estar firmes, ainda que levemente macios. O tamanho do pêssego não indica qualidade.
Como armazenar: deixe os verdes em temperatura ambiente. Os maduros podem ir para a geladeira, mas devem ser consumidos em dois ou três dias.

· Laranja
Temporada: o ano todo
A fonte interminável de vitamina C deve ser pesada, sinal de que está suculenta. Outro bom sinal de frescor: cascas lisas e finas. Deixe de lado as laranjas muito maduras, pois já perderam grande parte dos nutrientes.
Como armazenar: em temperatura ambiente ou dentro da geladeira por até duas semanas.


Amarelos
· Milho
Temporada: janeiro a julho
As melhores espigas têm palha verde, mas não completamente secas. Se estiverem fora de refrigeração, devem estar sob a luz do Sol. Para garantir que estão frescos, aperte levemente os grãos robustos. Se sair um líquido esbranquiçado, embrulhe já!
Como armazenar: sem remover a casca, conserve as espigas dentro da geladeira em sacos plásticos. Depois de cozidos, retire os grãos com uma faca e guarde-os dentro de um recipiente fechado sob refrigeração.

· Pera
Temporada: janeiro a julho
Você quer aquelas que possuem uma fragrância agradável e uma maciez suave no final do cabo. Algumas áreas de cor marrom não interferem na qualidade da fruta.
Como armazenar: se ainda não está no ponto para ser ingerida, deve amadurecer em temperatura ambiente em um saco de papel parcialmente fechado.

· Abacaxi
Temporada: outubro a janeiro
Coroada como uma das frutas mais nutritivas, o abacaxi deve ter folhas de cor verde vibrante, a pele firme e suave e liberar aquele doce aroma no final da coroa.
Como armazenar: se estiver verde, mantenha-o em temperatura ambiente por três ou quatro dias. Na geladeira, por até cinco.


Brancos
· Cogumelos
Temporada: maio a dezembro
Para comprar bem, escolha somente os que estiverem em um recipiente completamente fechado, com a parte superior (o chapéu) bem firme, sem aparentar textura viscosa com fissuras escuras. Os chapeuzinhos estão abertos e as estrias visíveis? Devem ser consumidos logo.
Como armazenar: espalhe os cogumelos sobre uma superfície plana, cubra com uma folha de papel-toalha úmido e leve à geladeira por até cinco dias.

· Couve-flor
Temporada: maio a outubro
Para reunir um buquê fresco e saudável, procure por flores compactas, nunca partidas ao meio, com cor uniforme e livre de manchas escuras.
Como armazenar: para conservar o alimento, mantenha-o na geladeira por até cinco dias, sem lavar, em um saco plástico perfurado, para que não haja acúmulo de água. Antes de comer, lave bem as flores. Uma boa dica para deixar o buquê branquinho na hora do cozimento é colocar um pouco de leite e uma rodela de limão dentro da água.



Fonte: Reportagem: Andrezza Duarte - Edição: MdeMulher

Fonte: Reportagem: Andrezza Duarte - Edição: MdeMulher

Reflexão!!!!!

Quando alimentamos mais a nossa coragem do que os nossos medos. Passamos a derrubar muros e a construir pontes.

Lígia Guerra 

Foto: O perdão significa tomar as melhores decisões para nortear a vida eliminando tudo o que se coloca entre você e o outro, entre o presente e o passado.

Angela G. A. Beirão

****
HOJE É TEMPO DE SER FELIZ!

A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.

Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes.

Cada escolha, por menor que seja, é uma forma de semente que lançamos sobre o canteiro que somos. Um dia, tudo o que agora silenciosamente plantamos, ou deixamos plantar em nós,será plantação que poderá ser vista de longe...

Para cada dia, o seu empenho. A sabedoria bíblica nos confirma isso, quando nos diz que "debaixo do céu há um tempo para cada coisa!"

Hoje, neste tempo que é seu, o futuro está sendo plantado. As escolhas que você procura, os amigos que você cultiva, as leituras que você faz, os valores que você abraça, os amores que você ama, tudo será determinante para a colheita futura.

Felicidade talvez seja isso: alegria de recolher da terra que somos, frutos que sejam agradáveis aos olhos!

Infelicidade, talvez seja o contrário.

O que não podemos perder de vista é que a vida não é real fora do cultivo. Sempre é tempo de lançar sementes... Sempre é tempo de recolher frutos. Tudo ao mesmo tempo. Sementes de ontem, frutos de hoje, Sementes de hoje, frutos de amanhã!

Por isso, não perca de vista o que você anda escolhendo para deixar cair na sua terra. Cuidado com os semeadores que não lhe amam. Eles têm o poder de estragar o resultado de muitas coisas

D.A.


Paletas!!!!!!!!!!!!!

Foto: Paletas o charme da sua cozinha coisa do momento!

sua  cozinha  simples e bem Rústica!


!Foto: DICA!

ESCADA RÚSTICA ,LINDA E SUPER DECORATIVA.

ESCADA RÚSTICA ,LINDA E SUPER DECORATIVA.


fonte MMR

Cubos de Frango Grelhados com Tomate Cereja e Cebola

cubos-de-frango-grelhados-com-tomatinhos-e-cebola-.JP2

Ingredientes:
- 1 peito de frango cortado em cubos (cerca de 600g s/ o osso)
- 150g de tomates cerejas
- 1 cebola cortada em pétalas
- azeite
- salsinha, cebolinha e manjericão a gosto
- sal, pimenta do reino, suco de meio limão, 1 colher (sopa) de molho inglês para temperar o frango
Modo de Preparo:
Tempere os cubos de frango a seu gosto, eu usei sal, pimenta do reino, suco de meio limão, molho inglês e deixei tomar gosto por cerca de 20 minutos.
Aqueça uma frigideira regue com azeite e coloque os cubos de frango (sem o caldo que o tempero forma), deixe grelhar bem. Junte a cebola e deixe até dourar, mas não deixe amolecer. Junte os tomatinhos lavados e inteiros, misture bem. Acerte o sal e a pimenta, regue mais azeite e salpique todas as ervas, retire do fogo e sirva.
Após acrescentar os tomates cereja não deixe cozinhar muito para não formar liquido e para que eles não desmanchem, a ideia é ter o tomate e a cebola crocante e tostadinha.
Lembrando vocês da promoção, que está no fim, essa semana vamos conhecer o ganhador do Kit Mococa. Não deixe de participar:

fonte: cozinha da Carina

Ministra apresenta políticas de Igualdade Racial para novos prefeitos e prefeitas


Os novos dirigentes municipais de todo o país conheceram ontem (29/01), as iniciativas do governo federal voltadas ao enfrentamento do racismo e à promoção da igualdade racial. As políticas foram apresentadas pela ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, que compôs a mesa do painel Participação Social e Cidadania no Encontro com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios fortes, Brasil sustentável, em Brasília.
Também participaram do painel as ministras Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Eleonora Menicucci (Políticas para as Mulheres), e o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral da Presidência da República).
De acordo com Bairros, 2013 é um ano particularmente especial para a SEPPIR, que completa 10 anos em 21 de março – Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, consolidando uma década das Políticas de Promoção da Igualdade Racial no Brasil. Também em 2013 será realizada a III Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, a III CONAPIR, e neste ano se inicia a Década dos Afrodescendentes, instituída pelas Nações Unidas.
Entre as ações da SEPPIR, a ministra destacou o Programa Brasil Quilombola (PBQ), cujo público alvo se encontra nos municípios de 27 estados da federação. “Não podemos trabalhar com a questão quilombola apenas a partir dos esforços dos ministérios. É preciso resgatar o papel dos governos estaduais e municipais no processo de execução do PBQ”, declarou Luiza Bairros, afirmando que somente através da ação do estado e da formação de grupos intersetoriais no âmbito estadual é possível tocar programas como Água para Todos e Luz para Todos”.
Outra articulação da SEPPIR para a efetivação do PBQ visa a parceria entre o Incra (Instituto de Colonização e Reforma Agrária) e os institutos de terra nos estados para viabilizar a titulação de terras, principalmente as devolutas. “Contamos com a contribuição do ministro do MDA, Pepe Vargas, no sentido da articulação entre as superintendências estaduais do Incra e os Institutos de terra para agilizar os processos”, explicou a ministra.
Ao expor oportunidades de parcerias entre a SEPPIR e os municípios, Luiza Bairros destacou o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), a capacitação de gestores de Igualdade Racial, a implementação de planos e programas como o PBQ, o Plano de Desenvolvimento Sustentável das Comunidades de Matriz Africana, Ações Integradas para Mulheres Negras e o Plano Juventude Viva.
Juventude Viva
Mas o Juventude Viva foi destacado na apresentação da ministra Luiza Bairros. A iniciativa foi lançada inicialmente em Alagoas com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade dos jovens negros por meio de ações de prevenção, oportunidades de inclusão social e autonomia, com a oferta de equipamentos, serviços públicos e espaço de convivência nos territórios mais violentos, além do aprimoramento da atuação do Estado para enfrentar o racismo institucional e sensibilizar os agentes públicos para o problema.
O ministro Gilberto Carvalho reforçou a fala da ministra Luiza Bairros ao destacar a importância do envolvimento dos municípios nas ações do Plano. Ele explicou que a iniciativa nasceu de reivindicações dos movimentos sociais e de gestores e que a capacidade inicial do estado é atender os 132 municípios onde as taxas de homicídios são mais elevadas. “Pela primeira vez, o governo consegue reunir vários ministérios para compor um programa preventivo para os jovens”, disse.

fonte: Agência Patricia Galvão

Mais de duas mil mulheres por dia registram queixa contra violência doméstica no Brasil


Diariamente, mais de duas mil mulheres registram queixa no Brasil contra a violência de seus maridos, namorados e companheiros. Em mais da metade dos casos, elas sofrem tentativa de homicídio. Só no primeiro semestre de 2012, o Disque Denúncia do Governo Federal prestou quase 390 mil atendimentos, quase 100 mil a mais do que no ano anterior.
Esse número pode ser bem maior, já que muitas vítimas não denunciam os agressores. As causas dos espancamentos são variadas e muitas vezes fúteis, mas predomina o ciúme e a não aceitação do fim do relacionamento.
Foi por não aceitar o término, que um motorista manteve a ex-mulher refém por quatro dias, na casa dela, em São Paulo. Na madrugada da última quarta-feira (23), quando os policiais invadiram o local, ele a matou a facadas.
Outro caso, também em São Paulo, foi registrado por uma câmera de segurança. Um homem atirou contra a ex-companheira, que foi atingida por vários tiros e morreu. Apesar da confissão do crime e de ter passagens pela polícia, o assassino vai responder em liberdade.
A empresária Luciana Silva sofreu com a violência do marido e, mesmo depois da separação, continuou sofrendo ameaças. "Eu casei com um príncipe que se tornou um sapo. Ele era um ‘gentleman’, ele seduziu a mim, a minha família, os meus amigos e foi se transformando em uma pessoa agressiva, agressiva com palavras, humilhações e chegou ao ponto de eu sair de casa escoltada pela polícia”, relata.
A empresária registrou 10 boletins de ocorrência contra o ex-marido. Na última terça-feira (22), ele foi preso em regime domiciliar. Mesmo com ele detido, Luciana afirma não ter perdido o medo.
Nem mesmo dentro de um hospital, em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, uma mulher ficou protegida. O ex-marido de Fernanda, Rodrigo Moreira, disparou cinco vezes contra ela, que foi atingida na cabeça, mas sobreviveu. Ele foi preso.
A violência contra as mulheres acontece em todo o país. Em Maceió, só em janeiro deste ano já são 274 casos registrados. O problema é que a maioria desiste de levar o processo adiante. “Elas chegam dizendo que não querem ofender seus maridos, não querem prejudicá-los por questão de emprego, por conta de pedido dos filhos. Elas alegam vários pedidos para renunciar", afirma Paulo Zacarias, juiz de violência doméstica e familiar contra a mulher.

fonte: agência Patricia Galvão

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Daniela Mercury - O canto da cidade

Pousada em Puerto Rubio.Rondonia (Bolívia)

Pousada em Puerto Rubio (Bolívia)

Rio Guaporé/Rondônia

Rio Guaporé    Puerto Rúbio Amanhecer

PORTO ROLIM/Ro

PORTO ROLIM

Amanhacer em Puerto Rúbio-Bolivia

Amanhacer em Puerto Rúbio

Pântano Vale do Guaporé

Pântano  Vale do Guaporé

Baia Aliança/Alta Floresta /Ro

Baia Aliança

Ilha das Flores Rio Guaporé Rondônia

Ilha das Flores  Rio Guaporé  Rondônia Br


Pousada Entre Rios Guaporé Rondônia

Pousada Entre Rios  Guaporé  Rondônia Br

Divisa Brasil-bolivia

Guarnição  do Exercito   Divisa Brasil-bolivia

Chalana no FURO Rio Guaporé "Cabixi Ro

Chalana no FURO  Rio Guaporé  "Cabixi  Ro Br "

fonte:Panoramio Photo

MULHER!!!!!!!!!!!!!!!


 Muitos se enganam quando pensam 
Que uma mulher é uma flor
Não, não é...
Uma mulher é a terra, que, fertilizada faz
Nascer todas as flores, é a mãe de todas elas;
É o campo que recebe o sol e a chuva e faz
Florescer o mundo.
Intuitivas, amam o adivinhado. Para elas, importa
Menos o buquê de flores que " o pensei em você "
Que vem escondido atrás dele.
E acolhem assim a lembrnça como se estivessem
Abraçado todas as flores e fossem delas a rainha.
Fazem grandes as pequenas histórias
E tornam-se menores as grandes dores.
No amor " eu finjo que sou frágil e você finge que acredita" lhes cai muito bem.
Perdem a cabeça e
Não querem perder o coração.
Na maternidade, grandiosas
Na amizade inteiras
Anjos visíveis, doutoras e professoras.
Na história do mundo, canal pelo qual o próprio
Deus fez-se conhecer...
Tome cuidado ao fazer chorar uma mulher
Pois Deus conta as suas lágrimas !
A mulher saiu da costela do homem,
Não dos seus pés, para ser pisada,
Nem da cabeça para ser superior,
Mas do seu lado...para ser igual
...debaixo do braço, para ser protegida
e do lado do coração para ser amada !
(Leticia Thompson)
Flores

fonte:MMR

domingo, 27 de janeiro de 2013

celulite

A celulite se dá quando as células de gordura presentes em nosso organismo aumentam seu volume em líquido, através da obesidade e do sedentarismo.
Com o aumento do tamanho das células de gordura, há a compressão das células nervosas (por isso que em graus elevados a pessoa sente dor), dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos, havendo um acúmulo exacerbado de líquido no local (edema). Para tentar deter esse edema e sustentar as células de gorduras aumentadas, o organismo manda fibras colágenas ao local, que ao tentar encapsular o edema forma nódulos, dando a pele o aspecto de "casca de laranja".

A celulite também pode aparecer por fatores hormonais (o estrógeno, hormônio feminino, pode agir nos vasos, contraindo-os e formando edema), ou quando os vasos linfáticos recebem substâncias nocivas vindas do sangue, como por exemplo, a uréia. Os tecidos do local se retraem e prejudicam o a passagem dos líquidos, formando o edema.
Procure um(a) esteticista para avaliação e tratamento.


Foto: A celulite se dá quando as células de gordura presentes em nosso organismo aumentam seu volume em líquido, através da obesidade e do sedentarismo. www.facebook.com/PortalEsteticistas Com o aumento do tamanho das células de gordura, há a compressão das células nervosas (por isso que em graus elevados a pessoa sente dor), dos vasos linfáticos e dos vasos sanguíneos, havendo um acúmulo exacerbado de líquido no local (edema). Para tentar deter esse edema e sustentar as células de gorduras aumentadas, o organismo manda fibras colágenas ao local, que ao tentar encapsular o edema forma nódulos, dando a pele o aspecto de "casca de laranja".

A celulite também pode aparecer por fatores hormonais (o estrógeno, hormônio feminino, pode agir nos vasos, contraindo-os e formando edema), ou quando os vasos linfáticos recebem substâncias nocivas vindas do sangue, como por exemplo, a uréia. Os tecidos do local se retraem e prejudicam o a passagem dos líquidos, formando o edema.
Procure um(a) esteticista para avaliação e tratamento.




fonte:Portalesteticistas