quinta-feira, 26 de julho de 2012

Mudar de emprego aos 40 Descubra se realmente nunca é tarde demais para mudar de emprego, de profissão e se arriscar em algo totalmente novo !

Mudar de emprego aos 40 anos. Será?
Completar 40 anos e decidir tomar um novo rumo profissional ou então receber uma carta de demissão após anos e anos de dedicação a uma mesma empresa. O que fazer nessas situações recorrentes na vida de qualquer um? Saiba, desde já, que encontrar emprego quando se passou da meia-idade não é uma tarefa tão fácil no Brasil ou em qualquer outro País. Não só para mulheres, mas para os jovens, que buscam seu primeiro emprego, o momento econômico mundial não é um dos mais favoráveis. No entanto, voltar ao trabalho depois dos 40 anos é possível, sim, e perfeitamente aceitável. Isso desde que você mantenha-se informada, atualizada e com pique para interagir com os mais jovens. Além disso, é necessário saber valorizá-los e fazê-los entender o quanto sua experiência, vivência e conhecimento são importantes.

No Brasil, pela falta de mão de obra em vários setores, há sim vagas disponíveis, mas é preciso estar preparada para conquistá-las. Você está? Dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o desemprego, em junho deste ano, teve o menor índice para o mês nos últimos dez anos.
Excelente notícia, não?
Mesmo assim, muitas mulheres reclamam que não encontram espaço quando passam dos 40 anos. Mais uma vez, insisto: é preciso ser versátil, flexível e aceitar mudar de função ou até de empresa. Olhe fora do seu universo tradicional, ouse! Se você se apegar aos mantras e empunhar bandeiras de que o mercado de trabalho se fecha para quem chegou próximo aos 50 anos, ah, vai ficar difícil encontrar uma oportunidade.

Há tantas maneiras de ser útil, procurar colocação, mostrar suas qualidades, fazer os mais jovens aceitarem-na como parte da equipe... É preciso aprender a linguagem deles, vê-los como parceiros. Não veja os jovens como competidores, como aqueles que estão tomando a sua função por um valor/salário/remuneração inferior a sua. Eles têm ideias novas, gostam de revolucionar o mundo – e esse universo é, em geral, o local de trabalho, o chefe, a empresa. Veja isso como algo positivo!


Outro ponto fundamental para quem chega aos 40 anos e quer continuar fazendo parte das estatísticas dos empregados é manter-se atualizada. Se você já fez todas as pós, MBs e PhDs, busque outros interesses, cursos de curta duração em áreas diversas do seu dia a dia. Sempre haverá alguma coisa interessante, presencial ou online. Quer algo mais desafiador do que fazer um curso de idiomas pela internet? Já tentou uma aula de conversação em que há pessoas de diferentes países, múltiplas culturas e que precisam se expressar no idioma que não é o seu (isso sem o recurso das mãos e do rosto!)? Só pela voz! É conhecimento adicional na certa.


Curta uma aula via web, busque outras opções igualmente prazerosas. Frequente um curso sobre azeites, chocolates, vinhos, café, cerâmica e outros do gênero. Os de gastronomia também colocam-na em contato com outras pessoas com o mesmo interesse em comida, mas em situações profissionais distintas. Além de agregar conhecimento e assunto para suas conversas do dia a dia, amplia o networking e, numa dessas, você pode encontrar um emprego e descobrir novas habilidades. Mãos à obra e você sempre estará melhorando a sua empregabilidade. Se não, pelo menos, pode abrir caminhos para começar um negócio próprio.

É preciso ter perspectiva, sempre!

Rosa Dalcin é  jornalista em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!