sexta-feira, 15 de março de 2013

Viver bem e com plenitude: saiba como alcançar o melhor da vida na terceira idade



Viver bem e com plenitude: saiba como alcançar o melhor da vida na terceira idade
Stock xchng
Atividades que estimulam o corpo e a mente continuam sendo importantes nesta fase

Embora juventude seja uma palavra muito valorizada pela sociedade, atingir a marca do período considerado como ‘terceira idade’ não é mais tão ruim assim. Com o aumento da expectativa de vida, no Brasil, para 74 anos e 29 dias, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), 2012 (elevação de 3 meses e 22 dias em relação ao estudo feito em 2010), hoje, chegar nesta fase representa apenas o início de um novo ciclo de possibilidades, que, claro, deve vir acompanhado de cuidados e qualidade de vida.

E para alcançar esta tão sonhada qualidade de vida, capaz de proporcionar saúde e plenitude, a palavra de ordem é PREVENÇÃO. Francine Branco, enfermeira da Medicina Preventiva do Sepaco Autogestão, explica que pequenas atitudes podem gerar grandes resultados, principalmente quando se fala em saúde nesta fase. “As pessoas sofrem com problemas relacionados ao avanço etário e, alguns sintomas podem ser evitados com atividades físicas, alimentação balanceada, lazer, dentre outras ações preventivas”, afirma, ressaltando que dentre os questões mais frequentes está a osteoporose.

De acordo com Natália de Primo Bailão, nutricionista da instituição, uma alimentação saudável tem grande influencia nesta doença, isso tanto na evolução, quanto no tratamento. “Uma alimentação rica em peixes, vegetais de folhas escuras (agrião, brócolis, couve, rúcula), semente de gergelim, leite e seus derivados, confere grandes porções de cálcio, sendo esse o principal mineral que atua na formação da massa óssea”, explica. 

Outra vitamina importante para a saúde óssea, segundo a especialista, é a vitamina D, pois esta é fundamental para a fixação de cálcio no organismo, desenvolvimento e manutenção dos ossos. Alguns alimentos ricos em vitamina D são: gema de ovo, cação, atum e óleo de peixe. Sempre é bom lembrar que a maior fonte de vitamina D é a obtida através da luz solar. Por isso, não deixe de tomar um pouco de sol, com filtro solar, nos horários permitidos que são: até 10h da manhã e depois das 16h.

Salientando também que a prática de caminhadas, corridas, ginásticas, esportes e danças produzem carga sobre o tecido ósseo e, aliadas à alimentação adequada, são fatores importantes na prevenção da osteoporose.

A enfermeira Francine comenta que os idosos devem realizar atividades que estimulem a memória, como jogar baralho, fazer palavras cruzadas, aprender algo novo, como bordar ou um novo idioma, ou algo que lhe dê prazer. “Nos últimos anos, as tensões diárias levaram ao aumento de muitas doenças, e atividades que amenizam o estresse são ótimas para aumentar a qualidade de vida e, assim, proporcionar uma longevidade maior a esse público”, destaca.

Em relação à parte psicológica na terceira idade, Isabel Fialho, psicóloga, informa que mudanças de comportamento nesta fase podem ser positivas ou negativas, isso vai depender da aceitação ou recusa do novo período da vida. “Para obter qualidade de vida na terceira idade é necessário que se tenha uma visão otimista, compreendendo que velhice não é sinônimo de ‘fim’, mas que se trata de um novo momento a ser descoberto. Envelhecer é um processo natural que oferece a oportunidade de maior aprendizado nas situações práticas. Esta fase da vida possibilita realizar trabalhos que exigem mais paciência e precisão, algo que não conquistamos antes da terceira idade.”

Para chegar a ‘melhor idade’ com saúde, é necessário manter a mente sempre ativa, segundo Francine. “Exercite-se, alimente-se bem, faça coisas diferentes e vivencie novas experiências, assim, você verá como este novo ciclo pode ser agradável e com completa satisfação”.

Fonte: Sistema Sepaco de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!