sábado, 1 de setembro de 2012

Mulheres Empreendedoras


Imaginem que a vida é um jogo de video game em que você precisa encontrar e colecionar algumas chaves para fortalecer o seu jogador e conseguir passar de fase. As chaves podem ser feitas de ouro, prata ou ferro e podem fortalecer seu jogador momentaneamente ou para toda sua vida no jogo. Às vezes as chaves são facilmente encontráveis e outras inúmeras vezes você passa por elas e não consegue vê-las, tampouco colecioná-las.
Se a minha vida fosse esse jogo de video game, eu poderia dizer que acabo de encontrar mais uma chave! Essa com certeza é de ouro, daquelas difíceis de serem encontradas. Você precisa conhecer a pessoa certa no momento certo para que mostre onde ela está!
A chave que eu encontrei tem um nome diferente: chama-se Effectuation e foi apresentada a mim pelo Flavio Pripas, sócio-fundador da Fashion.me, que por sua vez recebeu-a do Marcelo Nakagawa, diretor do Centro de Empreendedorismo do Insper e coordenador do Programa de Inovação da Endeavor. Não sei exatamente como o Marcelo descobriu essa chave, mas sei que ela foi criada por uma pessoa que se chama Saras Sarasvathy.
Assim como todas as chaves, essa tem o objetivo de fortalecer o indivíduo que a encontrar. Mas esse é uma ferramenta específica, que envolve o tema de empreendedorismo e que pode ser considerada uma chave que fortalece o jogador por toda a sua vida, assim que ele aprende a utilizá-la.
Analogias à parte, vou contar pra vocês o significado dessa chave e espero que ela possa servir para fortalecer a vida de vocês, da mesma forma como eu a recebi e está servindo para mim. Deixo um agradecimento especial ao Flavio e ao Marcelo, que já me ajudou em outro importante momento da minha vida!
Effectuation é uma ideia que nasceu de um olhar único para um velho questionamento – o que faz com que os empreendedores sejam empreendedores?
Até o final de 1990, essa questão foi debatida por muitos pesquisadores acadêmicos e também por empreendedores. A ciência defendia que o empreendedorismo era um traço de personalidade genética ou adquirida, uma condição psicológica (buscar por riscos) ou ainda fruto de oportunidades criadas por forças de mercados ineficientes, regulação e avanços científicos.
Os empreendedores publicavam livros e memórias, descrevendo o passo a passo da sua história. Ocorria que as teorias científicas estavam longe da realidade prática e dos empreendedores iniciantes, e os exemplos publicados pelos empreendedores não tinham embasamento científico nem eram replicáveis universalmente. Ninguém conseguia explicar porque os empreendedores são empreendedores, qual o padrão de pensamento, qual a linha de raciocínio, quais os hábitos, características e comportamentos únicos da espécie empreendedor.
Saras Sarasvasthy desenvolveu uma pesquisa que constatou que existe uma ciência para o empreendedorismo e que grandes empreendedores de todos os tempos, setores e regiões geográficas usam uma lógica comum para resolver problemas empresariais.
Effectuation é uma lógica de pensamento usada em situações altamente imprevisíveis por diversos empreendedores para construir negócios de sucesso. Consiste em uma visão única de mundo e quatro princípios fundamentais:
Começar com o que se tem: não espere pela oportunidade perfeita. Comece a agir baseado no que você tem disponível hoje: quem você é, o que você sabe e quem você conhece.
Definir perdas suportáveis: avalie oportunidades com base no pior cenário e defina o fundo do poço. Em vez de tomar decisões baseadas na atratividade do cenário otimista projetado, avalie oportunidades comparando o seu fundo do poço e o cenário pessimista dessas oportunidades. Até onde você suportaria ir se desse tudo errado?
Testar possibilidades: aproveite surpresas que surgem a partir de situações incertas, permanecendo flexível, em vez de preso a metas já existentes.
Crescer por meio de parcerias: forme parcerias com pessoas e organizações dispostas a ter um compromisso real para cocriar o futuro – produto, empresa, mercado – com você. Não se preocupe tanto com análises competitivas e planejamento estratégico.
Empreendedores acreditam que o futuro é moldado pelas pessoas. Eles creem que, se podem fazer o futuro acontecer, não precisam se preocupar em prever o futuro, determinar a época ideal para começar ou encontrar a oportunidade ideal.
Eles agem agora, sabem até onde suportam ir, testam possibilidades e se juntam às pessoas certas para cocriar o futuro!
Para ler mais sobre esse tema acesse (em inglês): http://effectuation.org/
Até breve!
Natália Andreoli Monteiro é administradora e sócia-fundadora do Zuggi, site de buscas para crianças. Participou do Startup Chile 2011 e é membro da Associação Campinas Startups. Twitter: @nataliamonteiro
fonte REDAÇÃO PEGN - Por  Natália Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!