Um guarda-roupa bem montado pode contribuir para a sua imagem profissional, esteja você magra ou acima do peso. O Seja Divina separou algumas dicas para você não errar no figurino nos vários momentos do mundo corporativo.
Mas, antes de tudo, o bom senso deve sempre prevalece. Isso porque a
roupa que você usa pode ser uma aliada poderosa no seu marketing pessoal
dentro da empresa, já que ela ajuda a revelar a sua identidade.
Pesquisas mostram que quando duas pessoas se conhecem, seus cérebros demoram apenas 3 segundos para formar uma primeira impressão.
Pense nisso todas as manhãs e gaste cinco minutos a mais na hora de se
arrumar para o trabalho. A estratégia parece fútil, mas pode ajudar a
melhorar a sua imagem profissional. Se você quer parecer um profissional
cuidadoso, cuide também da sua aparência. Vamos às demais dicas!
1 – Antes de comparecer à entrevista de emprego,
tente descobrir como é o ambiente de trabalho e como os funcionários
costumam se vestir. Procure se adequar ao estilo do local. Isso varia
muito de uma profissão para a outra. (Ex: advogados se vestem de maneira
mais formal que publicitários.) O importante é usar uma roupa que te
deixe confiante e seja confortável, para que você possa se concentrar no
conteúdo da conversa durante o processo seletivo.
2 – Pequenos detalhes fazem toda a diferença e podem levantar ou derrubar um visual. Use um bom perfume, sem exagerar. Mantenha os sapatos engraxados
e evite sandálias de dedo, que exponham demais os pés. Mantenha as
unhas feitas, sem cair na tentação de usar cores muito extravagantes, a
não ser que você trabalhe em um ambiente mais descontraído.
3 – Aprenda a se maquiar e valorize o seu ponto forte.
Se for preciso, peça orientação para alguém e treine em casa. Hoje em
dia existem muitos cursos rápidos e produtos bastante eficientes, que
melhoram a aparência e tiram o ar de cansaço. Não abra mão destes
recursos, já que o rosto é o primeiro foco de atenção durante uma conversa. Lembre-se: a maquiagem ideal para o trabalho deve ser leve.
4 – Trabalho não é lugar de paquera. Não tente
chamar a atenção do colega ao lado usando decotes exagerados, saias
muito curtas e roupas justas ou transparentes. Evite também as calças de
cintura muito baixa, que exigem atenção redobrada na hora de sentar.
5 – Acessórios são grandes aliados para incrementar a roupa de trabalho e tirar os terninhos da mesmice. A dica é apostar em joias ou bijuterias delicadas e lenços. Quem preferir acessórios maiores deve usar apenas uma peça para não ficar parecendo uma árvore de natal.
6 – Coquetéis e festas da empresa são ocasiões mais informais, o que não significa liberdade total para se vestir. Mantenha a discrição e não tente ser o centro das atenções com
uma roupa muito chamativa, que exponha demais o corpo. Lembre-se que no
dia seguinte tudo continua como antes e você terá que encarar o chefe e
os colegas.
7 – Na dúvida, não ouse. Ambiente de trabalho não é o lugar ideal para você mostrar que conhece as últimas tendências da moda. A roupa não deve aparecer mais do que você.
Em algumas profissões, mostrar algum conhecimento na área pega bem, mas
isso deve ser feito de forma sutil. Quem quer mostrar personalidade não
pode parecer escravo da moda.
8 – Quem está acima do peso deve ter atenção redobrada na hora de montar um guarda roupa eficiente para trabalhar. Não caia na tentação de tentar se esconder usando roupas largas demais,
e nem ignore a questão usando roupas muito justas. Encare o problema de
frente e use a roupa como aliada. Blazers estruturados e calças retas
ajudam a esconder a barriga e afinar a silhueta. Decote em V favorece
quem tem busto grande.
9 – Bom gosto e paciência para pesquisar preços podem compensar um
orçamento apertado na hora de montar um bom guarda-roupa para trabalhar.
Falta de dinheiro não pode ser justificativa para uma aparência desleixada. Compre com calma, investindo em poucas peças de boa qualidade e caimento impecável. Aposte nos clássicos.
Fonte: Grupo Estado
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