sexta-feira, 27 de julho de 2012

Muito trabalho pode causar infarto nas mulheres Agitação causa 40% dos ataques cardíacos fatais

Mulheres expostas a altos níveis de estresse no emprego correm o risco 40% maior de sofrer um infarto e outros problemas do coração em comparação com àquelas que sofrem menos nervosismo no ambiente de trabalho, aponta um estudo feito por pesquisadores de Harvard Medical School (EUA).
Os autores acompanharam mais de 22 mil mulheres com idade média de 57 anos. Elas foram categorizadas em quatro grupos, que levaram em conta o nível de estresse no trabalho, as demandas exigidas e o controle que a funcionária exercia em sua função. Os grupos são:
Baixa Tensão – com baixa demanda, alto controle;
Passivo
– com baixa demanda, baixo controle;
Atividade
– com alta demanda, alto controle;
Tensão Alta
– com alta demanda, baixo controle;

As mulheres foram acompanhadas durante 10 anos. Após esse período, os pesquisadores identificaram 170 ataques cardíacos, 163 paradas cardíacas, 440 procedimentos (como desentupimento de artérias, ponte de safena e angioplastia) e 52 mortes por doenças cardiovascular. Os pesquisadores levaram em conta outros fatores que poderiam afetar a saúde do coração, como idade, raça, educação e renda. Mesmo assim, eles descobriram que os grupos de alta tensão ou atividade eram 40% mais propensos a sofrer ataques cardíacos fatais e 67% mais propensos a ter um ataque cardíaco não-fatal do que os grupos de baixa tensão e atividade.

 Conheça os tipos de doenças cardiovasculares

Segundo os pesquisadores, a insegurança no trabalho não pareceu aumentar o risco de ataque cardíaco ou derrame. Eles afirmam que os resultados já eram esperados para o grupo de alta tensão, no qual se tem muita demanda, mas também pleno controle das atividades. De acordo com os autores, são necessários mais estudos para entender qual é a relação direta entre trabalho e ataques cardíacos em mulheres.
Dicas para manter-se relaxada:
Reduza o estresse no ambiente de trabalho – para terminar o dia sem esgotamento e aguentar firme a semana, além de manter a saúde protegida, algumas dicas de organização são o segredo. Uma equipe de especialista sugere opções para você adotar e conseguir vencer o expediente – em vez de ser vencido por ele.
Espante o mau humor – porque não procurar também momentos de risada e descontração no ambiente de trabalho? De acordo com uma pesquisa da Universidade Bacconi (Itália), rir levanta o ânimo e favorece a imagem dos chefes perante os seus subordinados. Além disso, procure dormir bem, relaxe, esvazie a mente de preocupações e permita-se errar e progredir diante das frustrações.
Faça intervalos – estudos comprovam que pequenas pausas durante o expediente estimulam o bem-estar do funcionário e aperfeiçoam o rendimento profissional. Criar agenda diária com atividades também é uma forma de otimizar o seu tempo e tarefas no trabalho.
Saiba negar quando é preciso – mantenha-se centrada e evite abraçar todas as tarefas que surgem sem realmente saber se dará conta. Tenha momentos de descanso.


FONTE: Portal Amazônia, com informações do Jornal do Commercio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!