sexta-feira, 22 de junho de 2012

Rondônia: Um Estado em estado natural

O Estado de Rondônia é formado por uma diversidade de ambientes e ecossistemas. Isso proporciona roteiros de viagens por cenários encantadores. Quem visita a região encontra florestas tropicais, cerrado, campos naturais, serras, planíces e pantanais, além de rios com belas cachoeiras e corredeiras.Rondônia oferece grande variedade de áreas de beleza cênica e riqueza biológica. A região é ideal para quem aprecia a natureza e sonha com aventura.

Rios
O rio Madeira que banha a capital do estado, Porto Velho, abriga espécies de mamíferos aquáticos únicos da Amazônia, como o boto tucuxi e o peixe-boi.

Passeios de barco em Porto Velho levam passageiros por dois roteiros. O primeiro parte do rio Madeira e permite  uma visão panorâmica da capital, onde está a maioria dos atrativos históricos e culturais.

Reserva Extrativista Lago do Cuniã
A reserva extrativista Lago do Cuniã cativa quem gosta de ecoturismo e é rico em fauna e flora. O projeto de conservação do maior peixe de água doce do mundo, o Pirarucu, está na região.

Guajará-Mirim
O encontro das águas dos rios Mamoré e Pacaás Novos é uma das principais atrações de Guajará-Mirim, a 333 km da capital.  Botos, jacarés, araras e garças podem ser vistos nas confluências desses rios.

Vale do Guaporé/Mamoré
O Vale do Guaporé/Mamoré é uma região de extraordinária diversidade ecológica. É possível caminhar na mata, percorrer o rio com canoa, mergulhar em águas cristalinas, acampar numa praia selvagem, praticar esportes em meio à natureza, visitar vilas de pescadores, reservas extrativistas.

Pantanal
O pantanal rondoniense reúne uma série de atrativos. Há paisagens proporcionadas pelo rio Guaporé, com praias, ilhas e abundância de aves aquáticas, borboletas e botos. Turistas podem fazer excursões de canoa pelos Igapós e caminhar pelas praias durante a seca. As áreas de várzea, com um amplo criadouro de peixes, jacarés e tartarugas, são uma rota atraente para aves migratórias. 

A reserva extrativista de Pedras Negras, localizada no centro do Pantanal do Guaporé, oferece a oportunidade de conhecer os costumes e a sabedoria dos povos da floresta, que vivem em harmonia com a natureza.

História

A região tem acervo histórico valioso e personagens tradicionais, como os seringalistas e seringueiros, os ribeirinhos e os povos indígenas. Rondônia é marcada por histórias fascinantes e únicas. Os relatos têm como pano de fundo a épica Ferrovia Madeira-Mamoré e o Real Forte Príncipe da Beira, que serviu de guarnição e defesa do território brasileiro.

Culinária
A culinária do estado é farta em aromas e sabores, por causa da junção de toda a culinária da região com peculiaridades de cada região brasileira e pratos de países que deixaram a marca na localidade.

Pesca Esportiva

O rio Guaporé proporciona o prazer da pesca esportiva em um lugar paradisíaco e histórico ainda inexplorado. Nas terras e águas de Pimenteiras, é possível observar a floresta Amazônia, o pantanal amazônico, o cerrado e o Chaco Boliviano, experiência única no Brasil. A pesca é uma experiência única realizada em barcos-hotéis. Pimenteiras, a 880 km da capital, e Cabixi, a 838 km,  têm hotéis simples para receber pescadores, guias de pesca e barcos para deslocamentos. Há varias espécies de peixes nessas regiões, como tambaquis, jatuaranas e pirapitingas. A cidade de Costa Marques, com importância histórica na formação territorial do Brasil, oferece beleza de imagens, fornecidas pelo rio Guaporé e pela floresta Amazônica. A fauna aquática é convite para os apaixonados pela pesca esportiva.

Rolim de Moura do Guaporé, a 479km da capital, é uma região que guarda o Santuário Ecológico do Vale do Guaporé, com vegetação frondosa de floresta amazônica e Cerrado e exuberante fauna. 

Cultura

Há fortes traços indígenas e diversas influências culturais que, ao longo da história, formaram uma cultura única, miscigenada. A expressão cultural do Estado está na rica gastronomia, no folclore, na beleza do
artesanato e na medicina popular, a cura com remédios e ervas naturais.

O artesanato, de forte influência indígena, é produzido de forma colorida, vibrante e utilizando recursos naturais. O folclore representa um mundo fascinante das lendas e mitos tradicionais da Amazônia. Um mundo povoado por botos que ?dançam em festas? e ?engravidam? donzelas, pelo ?Curupira? e outros personagens.

Festas populares
A quadrilha Flor do Maracujá, em Porto Velho, e o Festival Folclórico da Pérola do Mamoré, em Guajará-Mirim, são manifestações populares singulares. As apresentações são de expressão coreográfica, plástica e artística inigualáveis.

O imaginário popular, além do folclore, comum à Amazônia, contempla as lendas originadas da construção do Real Forte Príncipe da Beira e daquelas originadas do ?Sonho do Eldorado?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!