sexta-feira, 1 de junho de 2012

A importância da gestão sustentável palestra na Rio+20


Por Fátima Rocha
Conversando com outras mulheres, minhas colegas, durante um intervalo e outro de um longo dia dedicado à Associação Brasileira de Franchising – Rio de Janeiro, lembrei-me de um vídeo a que assisti no YouTube sobre as diferenças entre o funcionamento do cérebro de homens e de mulheres.
O vídeo apresenta a diferença de processamento dos assuntos em nosso cérebro de forma muito divertida, vale a pena conferir. Com ele, aprendi que os homens organizam muito bem os pensamentos, que são armazenados em “caixinhas” como família, trabalho e lazer, entre outras. E, ainda, que os homens têm a caixinha do NADA. Eles conseguem simplesmente desligar-se, seja quando estão pescando ou trocando aleatoriamente os canais da TV sem prestar atenção em absolutamente nada. Para nós, mulheres, isso é impossível, já que nosso cérebro se assemelha a um emaranhado de fios que trocam informações uns com os outros, sem muita ordem e constantemente.
No nosso cérebro, sempre há espaço para mais um fiozinho. Dá-nos muito prazer conseguir fazer mais uma nova conexão e unir algo ou alguém que poderá ter afinidade com outra coisa no futuro. Estamos sempre fervilhando de ideias, temos necessidade de falar e conectar – enfim, não paramos nunca.
Há cerca de dois anos, mais um fiozinho desses se alojou nos meus pensamentos. Fiquei perturbada ao tomar conhecimento da quantidade de gases de efeito estufa que emitimos diariamente em nossas empresas.
Entre todas as minhas obrigações e atividades diárias como mãe, empresária, líder setorial e aluna, entre outros papéis, assumi comigo mesma o compromisso de avançar no âmbito do tripé da sustentabilidade – pessoas, planeta e lucro.
Pesquisei, conversei com pessoas ligadas ao tema e iniciei projetos de eficiência energética e diminuição de resíduos dentro da minha empresa.
Dois anos depois, lá vou eu participar de mais um evento. Desta vez, da Rio+20. Como palestrante! Estarei lá em um dos principais eventos globais do tema, apresentando o trabalho realizado dentro da minha empresa com o intuito de compartilhar essa experiência e incentivar outros empresários no mesmo sentido.

A busca por iniciativas por menores que sejam em prol de uma gestão mais sustentável é mais um daqueles fiozinhos que ocuparam lugar cativo no meu cérebro. Não dá mais para planejar nada sem incluir essa disciplina nas discussões e projetos.
Como o vídeo ressalta o cérebro feminino é um emaranhado de fios se conectando para todos os lados, e eu não fujo à regra. Quanto mais penso que não “cabe” mais nada, sempre aparece mais alguma coisa – e lá vou eu!
Fátima Rocha é formada em Direito e Ciências Contábeis e sócia e diretora executiva da MegaMatte. É também presidente da Seccional Rio de Janeiro da Associação Brasileira de Franchising.15:35, 31 DE MAIO DE 2012
REDAÇÃO PEGN
 EMPREENDEDORISMO TAGS: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!