terça-feira, 6 de agosto de 2013

ESTRESSE ENGORDA

O estresse crônico causa aumento, também crônico, do cortisol (hormônio do estresse) levando a vários desequilíbrios no organismo, como por exemplo, aumento da fome, aumento do açúcar no sangue (isso é péssimo para o diabético), insônia, fadiga, irritação, etc.
No estresse o cérebro se comporta como se um perigo estivesse prestes a acontecer e comanda a liberação do cortisol que prepara o corpo para lutar ou fugir, herança dos antepassados, para isso é necessário energia extra, fazendo com que aumente muito a vontade de comer alimentos altamente calóricos.
O cortisol em alta no corpo aumenta a vontade de comer doces e gorduras, que além de fornecer bastante energia aumenta a chance de ganho de peso e alivia momentaneamente a tensão. Estudos mostram que o estresse aumenta a chance da dependência por doce. O doce causa pico de açúcar no sangue, pico de insulina e conseqüentemente aumento de gordura abdominal.
O estresse engorda tanto quanto o excesso alimentar e a falta regular de exercícios físicos.
O estresse aumenta os radicais livres no organismo, e por isso deve-se ter uma alimentação rica em antioxidantes (frutas, verduras, legumes, oleaginosa, etc.), que vão formar um escudo protetor para as membranas das células contra os radicais livres.
Fazer exercícios físicos regularmente reduz o estresse.



fonte: Neuza Cavalcanti Nutricionista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!