sexta-feira, 12 de julho de 2013

O FASCINANTE UNIVERSO FEMININO.

O fascinante universo feminino. 

A condição do universo feminino é algo fascinante. Conhecer o limite de nossa própria existência, desafia-lo ou ignora-lo, tudo é uma questão de adaptação. Através de conhecimento, lutas, conquistas, ponto de vista, valores, sonhos, e tantos outros fatores transformam a mulher do século XXI num marco da história da humanidade. 
Sonhávamos com a independência feminina, lutamos pelo nosso direito de votar, lutamos pelo nosso direito de participar de competições, atravessamos as barreiras do preconceito, fomos em busca do nosso lugar ao sol, ganhamos nosso espaço de ser e exercer nosso direito de ser. As mudanças não param, o mundo gira em torno das mulheres, elas assumiram o papel na política, na educação, no mundo dos negócios, nas questões sociais, enfim o mundo é dominado pelas mulheres. Não, esse não é um artigo feminista, é propositalmente para convidá-los a entrar na era das mudanças através do olhar feminino. 

Antes de escrever sobre esse tema, conversei com dez mulheres de diferentes posição social, cargo, escolaridade e na faixa etária dos trinta aos quarenta e cinco anos. E percebi na adversidade de seus cotidianos a mesma extraordinária concepção de direção, responsabilidade, liderança, força, garra, intuição mesclados a sensibilidade da construção do ser. 

Mulheres como a Maria, Laura, Beatriz, Carolina, muitas delas realizadas, alegres e de bem com vida. Outras tristes, amargas e infelizes. Mas em cada história de vitória ou fracasso algo em comum, o espírito de não desistir. No meio a lágrimas e risos, nos rostos lisos, nos rostos marcados, enrodilhados de tanto sofrer, todas elas expressam o anseio de serem felizes e o firme propósito de continuarem vivendo e somando. 
Mulheres que acordam muito cedo, preparam o café, limpam a casa e deixa o almoço do marido e dos filhos prontos, tomam dois ônibus até chegar no seu local de trabalho. 

Mulheres que não tem vinculo empregatício, que não são economicamente ativa, mas que são guerreiras e administradora do lar, acordam cedo, levam os filhos para escola, acompanha a rotina da casa, corre para supermercado, banco, e tantos outros afazeres que até perdemos a conta. 
Mulheres que já fizeram do salto alto, o veiculo mais intimo para cumprir com elegância o trajeto do seu dia, enfrenta o transito com humor e paciência, faz as pazes com a calma e não perde o controle. 

Mulheres que são pai e mãe, mulheres educadoras, protetoras, dividem o dia com o trabalho, amigos, colegas, chefes, clientes, pessoas que ficam próximas, mesmo a distancia, mulheres que a noite dedicam-se aos filhos, disfarçam o cansaço e suprem a ausência do pai, com amor e carinho, e encontram como refugio o cansaço para espantar a solidão da cama vazia. 

Mulheres que optaram por viver só, arriscou tudo pela carreira, pela vida profissional e agora começa a sentir o amargo medo da solidão, a perturbação da pergunta que não quer calar: " Até onde tudo valeu apena?" Mulheres que riem de dia e choram como uma menina desamparada no vazio de seus quartos. 

Mulher que trabalha fora, que é mãe e esposa, mulher que parece não ter problemas, mas tem, mas encara-os de frente sem alardes, cada vez mais realizada profissionalmente, vaidosa e bonita. Mulher que tem o controle da sua vida, nada a tira do serio. O segredo, talvez seja a vontade de ser feliz e viver para que isso se concretize. 
Mulher que tem a vida cheia de sofrimento, mas não perde a docilidade de uma palavra amiga, de um sorriso acolhedor, de um olhar terno. Mulher que se irrita com a famosa TPM, mas não esmurece diante das dificuldades da vida. Mulher que se o carro quebra, chama o taxi e o humor é o mesmo. Filho chora, filho grita, derruba a casa, ela só olha pra ver se não vai machucar, parece que o mundo não tem nenhum poder sobre ela, muito pelo contrário ela tem o poder sobre o mundo. 

Assim é o universo feminino, vivemos nos extremos, vamos do nada ao tudo, corremos, brigamos, reivindicamos o tempo todo, Somos uma mutação constante, mas com a eterna essência da alma Feminina de amar e viver intensamente o que mundo oferece. 

fonte: Darlene Faustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!