quarta-feira, 31 de outubro de 2012

O RELÓGIO BIOLÓGICO

Nosso ritmo de vida é governador por uma  minúscula estrutura situada no hipotálamo,o relógio biológico central.Respeitar os ritmos que ele nos impõe permitir aperfeiçoar a gestão do tempo e da qualidade das nossas atividades.


24 Horas de ritmos biológicos.



* Entre 7h e 8h -  o corpo possui um período de transição entre o despertar e o sono: o período  de inércia pós-sono.Se a temperatura do corpo  estiver  abaixo 36,8ºC,não estamos prontos para começar o dia,a produção de cortisol sobe, a temperatura corporal e  a pressão arterial também.Nós  secretamos catecolaminas,adrenalina e noradrenalina que decompõem os açucares e gorduras.está na hora de tomar um bom café da manha e de fazer exercícios.


*De 9h ás 11h
 a taxa  de açúcar e temperatura estão  no nível  melhor,nossa situação ,as capacidades intelectuais  e a eficiência  estão no nível  máximo.

*Entre 12h e 13h
 é o momento ideal  para almoçar,quatro cinco horas  depois do café da manhã.

*De 13h ás 15h
  as taxas de cortisol e de adrenalina diminuem.assim como a  atenção  e a capacidade de  concentração.uma pausa e  um cochilo  serão bem-vindos.

*De 15h ás 19h
A glicose ,a temperatura corporal e em seguida,a adrenalina voltam a subir,neste ponto estamos em plena forma  intelectual é física( a maioria dos recordes  esportivos é quebrada entre  17h a 19h)
é o momento  de aproveitar  essa disposição,sem esquecer de fazer uma pequena pausa e de se reidratar de 90 a 90 minutos.

*De 19 as 20h
 a temperatura  corporal  cai e a secreção de melatonina sobe á medida que escurece.é  hora de jantar
é melhor  evitar doces,pois a queda  do nivel de insulina pode provocar uma liberação  noturna de açucar que,sem atividade de nossa parte.será transformada em gorduras.

*De 21h ás 23h

A temperatura  corporal,a pressão arterial e a taxa de  cortisol estão mais baixas. nosso nivel de atenção diminui progressivamente é hora de dormir.

*Entre 2h e 5h
esta é a fase  menos ativa,é a mais propicia a acidentes de carro,por volta das 4h o sono  fica menos leve,por vezes,tendemos a despertar espontaneamente e depois temos dificuldade de voltar a dormir
a partir das 5h
Voltamos progressivamente a uma fase  ativa,a taxa de cortisol volta a subir.
o cérebro nunca dorme.

fonte MMRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!