terça-feira, 16 de outubro de 2012

Borboletas na barriga



Hoje quero falar um pouquinho com vocês sobre sentimento, sensações pra ser mais direta.Gosto da expressão "Borboletas na Barriga". Ela me remete às sensações de quando estamos apaixonados, vivenciando algo diferente que sai da nossa rotina. Por isso resolvi pesquisar mais sobre o assunto e dividir com vocês essa maravilha.

Estudiosos dizem que é um sentimento mais impulsivo diferente do amor que tem um conceito mais amplo e está ligado a afetividade.

Essa emoção de sentir um friozinho na barriga é involuntária e importante porque existe uma conexão fisiológica com um sentimento do momento vivido. Segundo o professor João Bessa da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, o nosso aparelho digestivo aloja muitas células nervosas, uiuiui, daí essa sensação absurdamente fantástica.

Mais além da explicação biológica vejo as borboletas na barriga como almas em atividade, um embaraço gostoso quando existe uma sintonia no ar. Minha visão não estava errada quando procurei uma definição pra palavra borboleta. No grego antigo se diz Psyché, ou seja, ALMA. Por sair do casulo ao nascer a borboleta é símbolo da alma imortal. Ela representa auto-transformação,clareza mental, novas etapas e liberdade. 

Há quem diga ainda que não são borboletas e sim as mariposas que mexem com os nossos sentidos. Uns dizem que as mariposas não tem boa influência por ser noturna, já outros não ligam e não fazem tanta distinção entre as duas. A diferença é que "as borboletas possuem antenas finas e com uma pequena esfera na ponta, já as mariposas possuem antenas diferenciadas de acordo com sua espécie, as mariposas assim que pousam deixam suas asas abertas e as borboletas colocam suas asas de maneira vertical." (Mariposa - Wikipédia - a enciclopédia livre)

Confesso a vocês que prefiro a palavra borboletas do que mariposas na barriga, não pelo significado mais porque soa melhor, é mais acolhedor.  As borboletas aparecem pra mim com um momento de carinho, euforia, envolvimento, emoção de ver, tocar. Uma ligação, uma palavra, uma voz, um sabor, um cheiro, um estar presente, todos esses sentimentos podem causar borboletas na barriga depende de como nós a direcionamos ou seja, depende dos nossos sentimentos. Um estado de êxtase, de embriaguez mesmo. Não faltam palavras pra definir o termo. O importante é sentir, se apaixonar, viver. E você, já sentiu borboletas na barriga?

fonte sensação de um cadeirante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!