segunda-feira, 4 de junho de 2012

Medo de não dar conta do recado por BemSer, por Laura D Monteiro | 30/05/2012 A mulher tem muitos desafios para encarar

Medo de não dar conta do recado


Antigamente bastava ser boa esposa, cuidar da casa e dos filhos para que a mulher se sentisse plena e realizada. Hoje em dia, com o seu universo ampliado, a mulher tem múltiplos interesses e apresenta várias facetas, aumentando muito o número de desafios a serem encarados e multiplicando suas responsabilidades.

Mulher, mãe, filha, dona-de-casa, companheira, amante, profissional competente e de quebra, estudante pois é preciso manter-se atualizada. UFA!!! São muitas tarefas para um só ser humano e, como é praticamente impossível abarcar e realizar todas elas ao mesmo tempo, vem a terrível sensação de “não estou dando conta do recado”.

Olhando a interminável lista de tarefas, vem um cansaço, um desânimo, uma vontade de largar tudo, porque por mais que se faça, nunca é o suficiente, sempre sobra algo para fazer no dia seguinte. Quando um lado está bem, outro está pendente e nunca se tem a sensação de dever cumprido por completo.

Tenho atendido em meu consultório muitas mulheres nesta situação: estressadas, desanimadas com o acúmulo de responsabilidades e um tanto “perdidas” na organização de seu tempo, além de estarem com a autoestima baixa pelo fato de não conseguirem dar conta do excesso de tarefas a que se propuseram realizar.

Sempre me lembro de uma história contada pela minha mãe: Uma amiga dela deu um jantar num domingo para 30 pessoas e contava com a empregada na segunda-feira para arrumar, limpar e lavar tudo. Às 9h30 da manhã ela percebeu que tinha levado um cano. À beira do desespero e com uma pia coberta de louça suja, a casa desarrumada e atrasada pro trabalho, ela se deu conta do absurdo da situação e de que não adiantava entrar em pânico. Então se sentou calmamente, pegou uma laranja, descascou-a e começou a comê-la saboreando cada pedaço. Ela fez de forma espontânea o que todas nós deveríamos fazer em situações de estresse: parar, respirar e reorganizar as prioridades.

Confira algumas dicas para organizar melhor o seu tempo:


Estabeleça prioridades: É impossível realizar 20 tarefas ao mesmo tempo, e bem. Veja o que é realmente importante realizar neste momento e o que pode esperar um pouco mais.

Divida funções em casa: Convoque a família ou a empregada e divida com eles pequenas tarefas. É incrível como pequenas coisas tomam um tempo enorme do nosso dia e dos nossos pensamentos. Divida e suavize sua carga.

Delegue funções no trabalho: Analise com calma o que depende diretamente de você e o que pode ser delegado para outras pessoas. Abra mão do controle TOTAL! Tentar controlar tudo só aumenta sua sobrecarga.

Aprenda a dizer não no trabalho: Não tenha receio de dizer que está sem condições de assumir mais uma tarefa neste momento. Negocie um prazo maior. É bem melhor reconhecer isso do que passar por incompetente depois. Quem tem a coragem de assumir e verbalizar isso passa uma imagem de responsabilidade e seriedade.

Diga não em casa: Aprenda a dizer não para seus filhos, seu companheiro/a, sua mãe e até pra os amigos. Você não vai ser uma pessoa pior porque negou uma ajuda, disse um não, ou deu limites. Você será mais respeitada, isso sim!

Evite acumular pequenas tarefas:Sabe aquelas roupas que você não guarda no armário na hora em que as tira? Pois é, elas vão se acumulando em cima da cadeira e o que você vê no fim de semana é uma pilha interminável e assustadora. Acostume-se a guardar imediatamente após o uso. Isso vale para outros pequenos objetos largados pela casa.

Peça ajuda:Quando perceber que a situação fugiu do seu controle, deixe o orgulho de lado e não hesite em pedir ajuda.

Reserve 5 minutos do seu dia para se organizar:Antes de dormir ou ao acordar faça uma lista do que precisa ser feito durante o dia, mas lembre-se de deixar algum tempo livre para os imprevistos, pois eles acontecem quase todos os dias.

Separe um dia do mês ou da semana para por a papelada em ordem:Nada pior do que descobrir que vai pagar multa por uma conta atrasada, certo? É dinheiro jogado fora, além de tempo desperdiçado, pois dá mais trabalho pagar uma conta vencida e você vai ficar com muita raiva de si mesma. Reserve um horário da semana ou do mês para por a papelada em dia e agende seus pagamentos no banco. É muito prazeroso sentir que essas pequenas tarefas não estão atravancando o seu dia-a-dia.

Reserve um tempo para o seu lazer: Parece impossível, mas, ao fazer isto, você recarrega as baterias e rende muito mais depois. Tempo não se cria sozinho, a gente é quem faz!

“Chupe uma laranja”:Como no exemplo dado acima, faça algo inusitado enquanto respira e relaxa para se organizar. Ouça uma música agradável, entoe um mantra, conte até 10 ou chupe uma laranja, literalmente.

Chá de Melissa + Erva Cidreira:Quando a situação estiver muito estressante, invista numa xícara de chá de melissa e erva cidreira. Esta mistura é calmante e vai ajudá-la a relaxar. Modo de preparar: em 1 xícara de água fervente, coloque 1 colher de chá de cada erva, abafe por 5 minutos, coa e beba a seguir.

Terapia Floral:

A terapia floral promove o autoconhecimento e somente através dele podemos reconhecer e aceitar tanto nossas qualidades quanto nossas dificuldades. Isso nos torna aptas a aproveitar ao máximo nossas capacidades inatas e minimizar nossas limitações. Os florais permitem que vivamos de forma harmônica e equilibrada, mesmo nos momentos de estresse.

Veja quais são os florais indicados para ajudar a superar a sensação de que “não está dando conta do recado”:
Florais de Minas indicados para ajudar a superar a sensação de que “não está dando conta do recado”:

BASILICUM: para melhorar a capacidade de organização e eleger prioridades
IMPATIENS: para reduzir a ansiedade
MOMORDICA: para relaxar a mente
LAVÂNDULA: para elevar a autoestima e combater a insegurança
FOENICULUM: para lidar melhor com o cansaço da rotina diária
THUMBERGIA: para relaxar a necessidade de controle total
RUTA: para aprender a dizer NÃO

OBS: O ideal é que a fórmula floral seja preparada individualmente após uma anamnese apurada, realizada por um profissional habilitado, levando-se em conta o temperamento, o jeito de ser e o momento de vida da pessoa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!