sexta-feira, 22 de junho de 2012

Como lidar com a ansiedade/ Artigo 01

As sensações de medo e ansiedade caminham sempre juntas e, a qualquer momento, podem nos fazer uma visita surpresa. Fobia, pânico, compulsividade e estresse pós-traumático são os principais transtornos que atingem a sociedade pós-moderna e, certamente, você já ouviu falar deles em algum lugar.
Sentir medo é normal e faz parte do funcionamento do corpo e da mente. Ter medo de altura, de altas velocidades ou de encarar o chefe bravo quando ele convoca você para uma reunião particular são sentimentos naturais. Mas, quando o medo é excessivo, traz transtornos à vida cotidiana. Nesse caso, por algum motivo, a função do medo se expressa de forma equivocada pelo corpo. 
O medo exagerado é chamado de fobia. As mais comuns são vivenciar temor em lugares abertos e amplos (agorafobia), exposição em público (fobia social) e as fobias específicas, que podem ser medo de ir ao dentista, ver sangue ou mesmo de certos animais. Todo esse sentimento em excesso faz a pessoa evitar situações que podem deixá-la ansiosa. Assim, a vida social fica muito prejudicada. 
Os transtornos de ansiedade complicam a vida das pessoas que sofrem com ele. O pânico provoca inexplicáveis e fortes crises de medo que fazem o coração bater mais acelerado. O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é o mais complexo: as manias têm o objetivo de reduzir a ansiedade, mas, checar várias vezes as portas, janelas ou gás pode não acabar com a preocupação da possibilidade de uma dessas tarefas não terem sido realizadas. Enfrentar um trauma repentino, como perder um ente querido ou ser vítima de um assalto, também pode causar muita ansiedade, situação que é conhecida como transtorno do estresse pós-traumático. 
Mas, como fazer para superar os transtornos e afastar o sentimento de pânico? O primeiro passo é tentar entender a origem do próprio medo. O médico é a melhor pessoa para ajudar a solucionar esse problema. Com o diagnóstico correto, os transtornos podem ser tratados. É importante seguir as orientações médicas e fazer o tratamento indicado com muita dedicação. A proposta é minimizar os medos para um nível normal e saudável.

 

 postado em 22/06/2012
Gheo Purcino
Atmosfera feminina.redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!