sábado, 16 de junho de 2012

Benefícios do açaí para a saúde revelam potencialidade da culinária da Amazônia Conheça a enorme riqueza do açaí e quais os cuidados que precisam ser tomados na hora de consumir o vinho da Amazônia.


Do alto da palmeira do açaizeiro vem um dos frutos mais ricos em nutrientes da culinária amazônida. Da mesa regional, a polpa da fruta ganhou o Brasil e faz sucesso nas academias brasileiras. Altamente energético, o vinho da Amazônia – como é conhecido o açaí – é um alimento completo em vitaminas, cálcio, ferro, fibras, fósforo, minerais e potássio.
O consumo do açaí em forma de suco é geralmente acompanhado de farinha de tapioca. Na região, há duas variedades do fruto: o açaí roxo e o branco. O primeiro e mais conhecido apresenta, quando maduro, polpa escura, originando assim a denominação popular de “vinho de açaí”. A segunda variedade, por sua vez, apresenta coloração verde-escuro brilhante, fornecendo um suco (vinho) de cor creme claro.
Descubra mais sobre o açaí no Amazônia de A a Z
De acordo com nutricionistas, o que do açaí puro é o mais indicado. O fruto é rico em ácido oléico, um tipo de gordura essencial que bloqueia os genes que causam o câncer, retarda o desenvolvimento de tumores e ainda teria a capacidade de destruir as células da doença. Os compostos listam ainda entre poderosos aliados na prevenção de rugas e contra o envelhecimento das células. Um presente vindo com a concentração de antioxidantes.
Apesar de ser altamente calórico, o açaí é um importante aliado para ajudar a diminuir os índices do chamado “colesterol ruim” (LDL) no corpo, aumentando o “bom”. Isso porque a gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva. Se consumido in natura, pode ser aproveitado até por pessoas diabéticas, pelo alto teor de gordura monoinsaturada.
O valor da fruta torna este um dos alimentos favoritos de atletas. Uma porção de 100 gramas de açaí têm cerca de 260 kcal, que, combinado a tapioca, guaraná, banana e outras frutas, aumentam ainda mais o teor energético para atividades físicas. Além disso, a concentração de ferro ajuda no fortalecimento muscular.
Estudos apontam que o consumo de açaí protege o cérebro de danos, que podem evoluir para um quadro de Alzheimer. Além disso, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que o óleo de açaí tem alto poder regenerativo.
Hipertensão, entupimento de artérias e doenças do coração são alguns dos malefícios causados pelos radicais livres. E novamente o açaí aparece com um aliado da saúde: ele tem a ação dos antioxidantes – os mesmos que previnem as rugas – que também auxilia no combate aos radicais livres, moléculas que, se produzidas em níveis fora do normal, danificam as células sadias do corpo. Mas é preciso preservar ao máximo a antocianina, o pigmento natural do açaí. Para manter o maior grau da antocianina, a pesquisa estudou a influência das safras sobre a atividade antioxidante do fruto. O período de junho a agosto, no verão, apresentou o melhor resultado, com 94% de proteção contra a oxidação. O resultado é superior ao vinho tinto


Foto: Divulgação/ Elivaldo Pamplona
Cuidados
Apesar de tantos benefícios, é importante estar atento na hora do consumo do vinho da Amazônia. A polpa da fruta pode transmitir a doença de Chagas, um problema causado pela infecção por meio de um protozoário que pode permanecer no material mesmo quando congelado. A contaminação ocorre por falta de higiene, quando um barbeiro ou as fezes do animal são moídos junto aos frutos.
A dica para fugir de problemas quanto ao açaí é procurar e só consumir o açaí de locais certificados pela Vigilância Sanitária. Quando o produto passa por um processo de lavagem e de pasteurização, a possibilidade de sobrevivência do protozoário transmissor da doença é eliminada e a polpa do fruto fica apenas com seus enormes benefícios à saúde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!