domingo, 20 de maio de 2012

Semente De Chia: Benefícios

.Rica fonte de fibras, esse alimento auxilia no emagrecimento. Veja quais são os benefícios da semente de Chia.

Alguns alimentos podem ajudar a suprir a carência de fibras na alimentação. É o caso da Chia que possui alto teor do componente. Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o brasileiro consome, em média, 15,7grs de fibras por dia, enquanto a recomendação do Ministério da Saúde é a ingestão diária de 25 grs. As fibras melhoram a absorção de alguns nutrientes, estimulam a mastigação e a saciedade, agindo no processo de digestão, no bom funcionamento do intestino e atuando como importantes coadjuvantes no processo de emagrecimento.

“No estômago, as fibras absorvem água e formam um gel, que, além de provocar sensação de estômago cheio, auxilia no tratamento e prevenção de doenças como as cardiovasculares, a diabetes e a hipercolesterolemia, pois parte da glicose (açúcar) e o excesso de gordura são retidos na fibra e, posteriormente, eliminados no bolo fecal”, afirma Flavia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.
Publicidade:



De acordo com Flávia, uma colher de sopa de chia tem, aproximadamente, 4,5g de fibras. A dica é adicionar a semente a sucos, vitaminas, shakes ou na comida.

A semente pode complementar a dieta vegetariana, pois é rica em proteína - essencial no crescimento e desenvolvimento. O teor deste nutriente na semente impressiona se comparado a de cereais como o milho, o arroz, a aveia, a cevada e o trigo. Os componentes da semente apresentam boa digestibilidade e valor biológico. Por esses motivos, ela enriquece a alimentação de crianças, adolescentes, gestantes e praticantes de atividades físicas.

A Chia é, ainda, boa fonte de vitaminas do complexo B - com maior destaque para a niacina e a tiamina - e de minerais, como fósforo, magnésio, potássio, ferro, zinco, cobre e o cálcio, importante mineral para quem tem doença nos ossos, como a osteopenia e a osteoporose, e para crianças e gestantes, pois é fundamental na formação da massa óssea.

Tem considerável teor de ferro - importante para o transporte de oxigênio, fortalecimento do sistema imune, produção de energia, destoxificação hepática e formação de neurotransmissores - e os antioxidantes ácido caféico e ácido clorogênico, que podem auxiliar contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de proteger as células dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.

O alimento é apontado também como a principal fonte de ômega 3, que age na prevenção de doenças crônicas e inflamatórias. Isenta de glúten, a semente de chia pode ser consumida por celíacos, intolerante a proteína presente no trigo, aveia, entre outros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentario ele é sempre bem vindo !!!